Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193412 |
Resumo: | Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido a partir da leitura do livro Felpo Filva, de Eva Furnari, em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Os objetivos do trabalho foram investigar as escritas dos alunos descrevendo como realizaram suas produções e como se motivaram diante dos desafios e situações criadas pela professora a partir da leitura feita do livro Felpo Filva e das atividades vivenciadas com diversos portadores de texto na sala de aula e no laboratório de informática. Participaram das atividades 26 crianças de ambos os sexos, com idades que variam de 8 a 11 anos, no período de agosto a outubro de 2014. As atividades oportunizadas permitiram descrever as escritas das crianças apontando suas evoluções no que se refere aos níveis de escrita e o desenvolvimento de sua leitura em muitas práticas de letramento. |
id |
UFRGS-2_7f67f6460114e378daa98c6e8dce45af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193412 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Lisandra Almeida daCorbellini, Silvana2019-04-24T02:34:33Z2014http://hdl.handle.net/10183/193412001092095Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido a partir da leitura do livro Felpo Filva, de Eva Furnari, em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Os objetivos do trabalho foram investigar as escritas dos alunos descrevendo como realizaram suas produções e como se motivaram diante dos desafios e situações criadas pela professora a partir da leitura feita do livro Felpo Filva e das atividades vivenciadas com diversos portadores de texto na sala de aula e no laboratório de informática. Participaram das atividades 26 crianças de ambos os sexos, com idades que variam de 8 a 11 anos, no período de agosto a outubro de 2014. As atividades oportunizadas permitiram descrever as escritas das crianças apontando suas evoluções no que se refere aos níveis de escrita e o desenvolvimento de sua leitura em muitas práticas de letramento.application/pdfporAlfabetizaçãoLetramentoProdução textualTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014especializaçãoCurso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade à distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092095.pdf.txt001092095.pdf.txtExtracted Texttext/plain41550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193412/2/001092095.pdf.txt8676963f5e7d6a18e194a83a5eea2597MD52ORIGINAL001092095.pdfTexto completoapplication/pdf120211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193412/1/001092095.pdf25c08542570c7cfd9843c59111325630MD5110183/1934122019-04-25 02:37:14.922515oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193412Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:37:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização |
title |
Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização |
spellingShingle |
Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização Silva, Lisandra Almeida da Alfabetização Letramento Produção textual Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização |
title_full |
Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização |
title_fullStr |
Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização |
title_sort |
Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização |
author |
Silva, Lisandra Almeida da |
author_facet |
Silva, Lisandra Almeida da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lisandra Almeida da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corbellini, Silvana |
contributor_str_mv |
Corbellini, Silvana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento Produção textual Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Alfabetização Letramento Produção textual Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido a partir da leitura do livro Felpo Filva, de Eva Furnari, em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Os objetivos do trabalho foram investigar as escritas dos alunos descrevendo como realizaram suas produções e como se motivaram diante dos desafios e situações criadas pela professora a partir da leitura feita do livro Felpo Filva e das atividades vivenciadas com diversos portadores de texto na sala de aula e no laboratório de informática. Participaram das atividades 26 crianças de ambos os sexos, com idades que variam de 8 a 11 anos, no período de agosto a outubro de 2014. As atividades oportunizadas permitiram descrever as escritas das crianças apontando suas evoluções no que se refere aos níveis de escrita e o desenvolvimento de sua leitura em muitas práticas de letramento. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-24T02:34:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193412 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092095 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193412 |
identifier_str_mv |
001092095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193412/2/001092095.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193412/1/001092095.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8676963f5e7d6a18e194a83a5eea2597 25c08542570c7cfd9843c59111325630 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224572963389440 |