Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lisandra Almeida da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193412
Resumo: Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido a partir da leitura do livro Felpo Filva, de Eva Furnari, em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Os objetivos do trabalho foram investigar as escritas dos alunos descrevendo como realizaram suas produções e como se motivaram diante dos desafios e situações criadas pela professora a partir da leitura feita do livro Felpo Filva e das atividades vivenciadas com diversos portadores de texto na sala de aula e no laboratório de informática. Participaram das atividades 26 crianças de ambos os sexos, com idades que variam de 8 a 11 anos, no período de agosto a outubro de 2014. As atividades oportunizadas permitiram descrever as escritas das crianças apontando suas evoluções no que se refere aos níveis de escrita e o desenvolvimento de sua leitura em muitas práticas de letramento.
id UFRGS-2_7f67f6460114e378daa98c6e8dce45af
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193412
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Lisandra Almeida daCorbellini, Silvana2019-04-24T02:34:33Z2014http://hdl.handle.net/10183/193412001092095Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido a partir da leitura do livro Felpo Filva, de Eva Furnari, em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Os objetivos do trabalho foram investigar as escritas dos alunos descrevendo como realizaram suas produções e como se motivaram diante dos desafios e situações criadas pela professora a partir da leitura feita do livro Felpo Filva e das atividades vivenciadas com diversos portadores de texto na sala de aula e no laboratório de informática. Participaram das atividades 26 crianças de ambos os sexos, com idades que variam de 8 a 11 anos, no período de agosto a outubro de 2014. As atividades oportunizadas permitiram descrever as escritas das crianças apontando suas evoluções no que se refere aos níveis de escrita e o desenvolvimento de sua leitura em muitas práticas de letramento.application/pdfporAlfabetizaçãoLetramentoProdução textualTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014especializaçãoCurso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade à distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092095.pdf.txt001092095.pdf.txtExtracted Texttext/plain41550http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193412/2/001092095.pdf.txt8676963f5e7d6a18e194a83a5eea2597MD52ORIGINAL001092095.pdfTexto completoapplication/pdf120211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193412/1/001092095.pdf25c08542570c7cfd9843c59111325630MD5110183/1934122019-04-25 02:37:14.922515oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193412Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-25T05:37:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização
title Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização
spellingShingle Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização
Silva, Lisandra Almeida da
Alfabetização
Letramento
Produção textual
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização
title_full Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização
title_fullStr Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização
title_full_unstemmed Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização
title_sort Felpo Filva e as TICS : oportunizando práticas contextualizadas de escrita e leitura no terceiro ano do ciclo de alfabetização
author Silva, Lisandra Almeida da
author_facet Silva, Lisandra Almeida da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lisandra Almeida da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corbellini, Silvana
contributor_str_mv Corbellini, Silvana
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Produção textual
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Alfabetização
Letramento
Produção textual
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido a partir da leitura do livro Felpo Filva, de Eva Furnari, em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Os objetivos do trabalho foram investigar as escritas dos alunos descrevendo como realizaram suas produções e como se motivaram diante dos desafios e situações criadas pela professora a partir da leitura feita do livro Felpo Filva e das atividades vivenciadas com diversos portadores de texto na sala de aula e no laboratório de informática. Participaram das atividades 26 crianças de ambos os sexos, com idades que variam de 8 a 11 anos, no período de agosto a outubro de 2014. As atividades oportunizadas permitiram descrever as escritas das crianças apontando suas evoluções no que se refere aos níveis de escrita e o desenvolvimento de sua leitura em muitas práticas de letramento.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-24T02:34:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193412
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092095
url http://hdl.handle.net/10183/193412
identifier_str_mv 001092095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193412/2/001092095.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193412/1/001092095.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8676963f5e7d6a18e194a83a5eea2597
25c08542570c7cfd9843c59111325630
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224572963389440