Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Natália Proença
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230413
Resumo: A presente pesquisa parte do processo investigativo da autora em resgatar as memórias que a constituem enquanto mulher preta e artista. Recupera-se as matrizes negras que se localizam nas camadas de história do estado do Rio Grande do Sul e que fazem parte de sua história enquanto um corpo afro-atlântico. Reconhece na trajetória de Mestra Iara Deodoro um campo fértil e potente de um fazer criativo, artístico e pedagógico em Dança Afro-Gaúcha, que rompe com as barreiras impostas pelo processo colonial. Ela traz a corporalidade negra como narrativa central para pensarmos nossa existência enquanto pessoas pretas, reafirmando a existência da descendência africana como corpo de conhecimento na formação da sociedade gaúcha. O Grupo Afro-Sul de Música e Dança foi palco, sala de ensaio, camarim e a avenida da sua trajetória de vida, território onde seu sonho e amor pela arte criou uma metodologia de dança que sistematizou e reuniu conhecimentos técnicos, poéticos e saberes ancestrais. A pesquisa tem como objetivo investigar e analisar os princípios técnicos desenvolvidos e organizados pela Mestra, a partir do seu fazer pedagógico nas aulas de Danças-Afro, oferecidas no Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomode. Propõe-se um estudo do movimento e do gesto inspirados na Mitologia Africana, sendo os itãs, sua fonte de inspiração. A metodologia do estudo se configura em uma abordagem qualitativa, inspirada na etnografia, tendo como ferramentas de análise a observação-participante, registros audiovisuais e escritos das aulas, além de entrevista semiestruturada com Iara Deodoro.
id UFRGS-2_801465f8e444320a8fab6f908355e1f3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230413
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dorneles, Natália ProençaDantas, Monica Fagundes2021-10-01T04:26:56Z2020http://hdl.handle.net/10183/230413001129421A presente pesquisa parte do processo investigativo da autora em resgatar as memórias que a constituem enquanto mulher preta e artista. Recupera-se as matrizes negras que se localizam nas camadas de história do estado do Rio Grande do Sul e que fazem parte de sua história enquanto um corpo afro-atlântico. Reconhece na trajetória de Mestra Iara Deodoro um campo fértil e potente de um fazer criativo, artístico e pedagógico em Dança Afro-Gaúcha, que rompe com as barreiras impostas pelo processo colonial. Ela traz a corporalidade negra como narrativa central para pensarmos nossa existência enquanto pessoas pretas, reafirmando a existência da descendência africana como corpo de conhecimento na formação da sociedade gaúcha. O Grupo Afro-Sul de Música e Dança foi palco, sala de ensaio, camarim e a avenida da sua trajetória de vida, território onde seu sonho e amor pela arte criou uma metodologia de dança que sistematizou e reuniu conhecimentos técnicos, poéticos e saberes ancestrais. A pesquisa tem como objetivo investigar e analisar os princípios técnicos desenvolvidos e organizados pela Mestra, a partir do seu fazer pedagógico nas aulas de Danças-Afro, oferecidas no Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomode. Propõe-se um estudo do movimento e do gesto inspirados na Mitologia Africana, sendo os itãs, sua fonte de inspiração. A metodologia do estudo se configura em uma abordagem qualitativa, inspirada na etnografia, tendo como ferramentas de análise a observação-participante, registros audiovisuais e escritos das aulas, além de entrevista semiestruturada com Iara Deodoro.The following research starts with the author's investigative process of rescuing the memories that compose her as a black woman and artist, reclaiming the black origins that are part of her history as an “Afro-Atlantic” body and which are located in the sheets of Rio Grande do Sul state’s history. The author recognizes in Master Iara Deodoro's path a rich and powerful field for creative, artistic and pedagogical work through Afro-Gaúcha Dance, which breaks the barriers imposed by the colonial process and brings the black corporeity as the central element to think our existence as black people, reaffirming the existence of African ancestry as a “body of knowledge” in the formation of Rio Grande do Sul society. The Grupo de Dança Afro-Sul e Música Gaúcha was the stage, rehearsal room, dressing room and the avenue of her life history and path, a place where her dream and her love for art created a dance method that systematized and brought together technical, poetic and ancestral knowledge. Research aims to investigate and analyze the technical principles developed and organized by the Master, based on her pedagogical practice in Afro-Dance classes, offered at the Sociocultural Afro-Sul Odomode Institute. It proposes a study of movement and gesture inspired by African Mythology, with Itã being its source of inspiration. The study's methodology is configured in a qualitative approach, inspired by ethnography, having as analysis tools the participant observation, audiovisual and written records of the classes, and semi-structured interview with Iara Deodoro.application/pdfporHistória da dançaPedagogiaDança afro-brasileiraBlack dancesDance historyPedagogy of danceIara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2020Dança: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129421.pdf.txt001129421.pdf.txtExtracted Texttext/plain210769http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230413/2/001129421.pdf.txt127a71b81884763307cd3da523208f3eMD52ORIGINAL001129421.pdfTexto completoapplication/pdf2946107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230413/1/001129421.pdfede7f9d2c7d6472937edf92e370bb410MD5110183/2304132022-06-15 04:49:34.250239oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230413Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:49:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul
title Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul
spellingShingle Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul
Dorneles, Natália Proença
História da dança
Pedagogia
Dança afro-brasileira
Black dances
Dance history
Pedagogy of dance
title_short Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul
title_full Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul
title_fullStr Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul
title_sort Iara Deodoro, potência africana no sul do Brasil : uma proposta de sistematização em dança afro-gaúcha como resistência da corporalidade negra no Rio Grande do Sul
author Dorneles, Natália Proença
author_facet Dorneles, Natália Proença
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorneles, Natália Proença
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Monica Fagundes
contributor_str_mv Dantas, Monica Fagundes
dc.subject.por.fl_str_mv História da dança
Pedagogia
Dança afro-brasileira
topic História da dança
Pedagogia
Dança afro-brasileira
Black dances
Dance history
Pedagogy of dance
dc.subject.eng.fl_str_mv Black dances
Dance history
Pedagogy of dance
description A presente pesquisa parte do processo investigativo da autora em resgatar as memórias que a constituem enquanto mulher preta e artista. Recupera-se as matrizes negras que se localizam nas camadas de história do estado do Rio Grande do Sul e que fazem parte de sua história enquanto um corpo afro-atlântico. Reconhece na trajetória de Mestra Iara Deodoro um campo fértil e potente de um fazer criativo, artístico e pedagógico em Dança Afro-Gaúcha, que rompe com as barreiras impostas pelo processo colonial. Ela traz a corporalidade negra como narrativa central para pensarmos nossa existência enquanto pessoas pretas, reafirmando a existência da descendência africana como corpo de conhecimento na formação da sociedade gaúcha. O Grupo Afro-Sul de Música e Dança foi palco, sala de ensaio, camarim e a avenida da sua trajetória de vida, território onde seu sonho e amor pela arte criou uma metodologia de dança que sistematizou e reuniu conhecimentos técnicos, poéticos e saberes ancestrais. A pesquisa tem como objetivo investigar e analisar os princípios técnicos desenvolvidos e organizados pela Mestra, a partir do seu fazer pedagógico nas aulas de Danças-Afro, oferecidas no Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomode. Propõe-se um estudo do movimento e do gesto inspirados na Mitologia Africana, sendo os itãs, sua fonte de inspiração. A metodologia do estudo se configura em uma abordagem qualitativa, inspirada na etnografia, tendo como ferramentas de análise a observação-participante, registros audiovisuais e escritos das aulas, além de entrevista semiestruturada com Iara Deodoro.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-01T04:26:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230413
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001129421
url http://hdl.handle.net/10183/230413
identifier_str_mv 001129421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230413/2/001129421.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230413/1/001129421.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 127a71b81884763307cd3da523208f3e
ede7f9d2c7d6472937edf92e370bb410
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224613274845184