A ligação da tecnologia de informação com o marketing de precisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grillo, Willian das Neves
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18031
Resumo: Num ambiente caracterizado pela concorrência e pela rápida mudança, a evolução da tecnologia abre caminhos para que o marketing alcance seus objetivos de forma muito mais eficiente. Novas abordagens são propostas, dentre elas se destaca o Marketing de Precisão que propõe utilizar um correto arranjo da plataforma tecnológica e capacidade analítica, e também uma abordagem especializada às campanhas de marketing, desde sua criação até sua execução, sempre buscando a exatidão e perfeição nos resultados. Este trabalho tem por estabelecer a ligação do Marketing de Precisão com a Tecnologia de Informação, através de uma revisão bibliográfica sobre o tema, relativamente novo, especialmente no Brasil, e da análise de entrevistas com fornecedores de serviços tecnológicos voltados para o Marketing de Precisão, e de clientes destes mesmos serviços. Os resultados permitiram que se obtivesse um panorama da participação da Tecnologia da Informação no processo de Marketing de Precisão, através da identificação de soluções adequadas a cada fase do ciclo, e também da responsabilidade dos profissionais envolvidos em cada lado.
id UFRGS-2_806b5a9b87628a538c3d34bd47551d80
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18031
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Grillo, Willian das NevesJanissek-Muniz, Raquel2010-01-05T04:14:59Z2008http://hdl.handle.net/10183/18031000653188Num ambiente caracterizado pela concorrência e pela rápida mudança, a evolução da tecnologia abre caminhos para que o marketing alcance seus objetivos de forma muito mais eficiente. Novas abordagens são propostas, dentre elas se destaca o Marketing de Precisão que propõe utilizar um correto arranjo da plataforma tecnológica e capacidade analítica, e também uma abordagem especializada às campanhas de marketing, desde sua criação até sua execução, sempre buscando a exatidão e perfeição nos resultados. Este trabalho tem por estabelecer a ligação do Marketing de Precisão com a Tecnologia de Informação, através de uma revisão bibliográfica sobre o tema, relativamente novo, especialmente no Brasil, e da análise de entrevistas com fornecedores de serviços tecnológicos voltados para o Marketing de Precisão, e de clientes destes mesmos serviços. Os resultados permitiram que se obtivesse um panorama da participação da Tecnologia da Informação no processo de Marketing de Precisão, através da identificação de soluções adequadas a cada fase do ciclo, e também da responsabilidade dos profissionais envolvidos em cada lado.In an environment characterized by competition and the rapidly changing developments in technology opens avenues for the marketing reach its goals much more efficient. New approaches are proposed, among them are the highlights of Precision Marketing, which proposes using a correct array of technology platform and analytical capacity, and also a specialized approach to marketing campaigns, since its creation, until his execution, always looking for the accuracy and perfection in the results. This work is intended to connect the Precision Marketing with the Information Technology, through a literature review on the subject, relatively new, especially in Brazil and the analysis of interviews with suppliers of technological services toward the Precision Marketing, and customers of these services. The results enabled them to gain an overview of the participation of Information Technology in the process of Precision Marketing, through the identification of appropriate solutions for each phase of the cycle, and also the responsibility of professionals involved in each side.application/pdfporMarketing de serviçosMarketing de relacionamentoSistemas de informaçãoTecnologia da informaçãoSistemas de apoio a decisaoA ligação da tecnologia de informação com o marketing de precisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000653188.pdf000653188.pdfTexto completoapplication/pdf339446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18031/1/000653188.pdf790b6be67ff1f6a35f1c0242714a2c14MD51TEXT000653188.pdf.txt000653188.pdf.txtExtracted Texttext/plain120256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18031/2/000653188.pdf.txtf722e2e09375d8a20a64ac69d735f097MD52THUMBNAIL000653188.pdf.jpg000653188.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18031/3/000653188.pdf.jpg72a6644507cb3a156b76f5b0947faab4MD5310183/180312018-10-05 08:58:17.372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18031Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:58:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ligação da tecnologia de informação com o marketing de precisão
title A ligação da tecnologia de informação com o marketing de precisão
spellingShingle A ligação da tecnologia de informação com o marketing de precisão
Grillo, Willian das Neves
Marketing de serviços
Marketing de relacionamento
Sistemas de informação
Tecnologia da informação
Sistemas de apoio a decisao
title_short A ligação da tecnologia de informação com o marketing de precisão
title_full A ligação da tecnologia de informação com o marketing de precisão
title_fullStr A ligação da tecnologia de informação com o marketing de precisão
title_full_unstemmed A ligação da tecnologia de informação com o marketing de precisão
title_sort A ligação da tecnologia de informação com o marketing de precisão
author Grillo, Willian das Neves
author_facet Grillo, Willian das Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grillo, Willian das Neves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Janissek-Muniz, Raquel
contributor_str_mv Janissek-Muniz, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de serviços
Marketing de relacionamento
Sistemas de informação
Tecnologia da informação
Sistemas de apoio a decisao
topic Marketing de serviços
Marketing de relacionamento
Sistemas de informação
Tecnologia da informação
Sistemas de apoio a decisao
description Num ambiente caracterizado pela concorrência e pela rápida mudança, a evolução da tecnologia abre caminhos para que o marketing alcance seus objetivos de forma muito mais eficiente. Novas abordagens são propostas, dentre elas se destaca o Marketing de Precisão que propõe utilizar um correto arranjo da plataforma tecnológica e capacidade analítica, e também uma abordagem especializada às campanhas de marketing, desde sua criação até sua execução, sempre buscando a exatidão e perfeição nos resultados. Este trabalho tem por estabelecer a ligação do Marketing de Precisão com a Tecnologia de Informação, através de uma revisão bibliográfica sobre o tema, relativamente novo, especialmente no Brasil, e da análise de entrevistas com fornecedores de serviços tecnológicos voltados para o Marketing de Precisão, e de clientes destes mesmos serviços. Os resultados permitiram que se obtivesse um panorama da participação da Tecnologia da Informação no processo de Marketing de Precisão, através da identificação de soluções adequadas a cada fase do ciclo, e também da responsabilidade dos profissionais envolvidos em cada lado.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-05T04:14:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18031
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000653188
url http://hdl.handle.net/10183/18031
identifier_str_mv 000653188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18031/1/000653188.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18031/2/000653188.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18031/3/000653188.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 790b6be67ff1f6a35f1c0242714a2c14
f722e2e09375d8a20a64ac69d735f097
72a6644507cb3a156b76f5b0947faab4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224388243095552