Relações Públicas : essência e aparência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calistro, Bruno dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/125865
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar como as agências especializadas em atividades de Relações Públicas estão traduzindo o processo de Relações Públicas no mercado, especialmente no que diz respeito à função organizacional política da profissão e ao entendimento da comunicação como via de mão-dupla. Com isso, há o questionamento se as agências especializadas em serviços de Relações Públicas, ao definirem suas estratégias de mercado e executarem suas atividades, refletem sobre a função política da atividade profissional? Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica acerca de temas como política, relações de poder, micropolítica, comunicação, informação, relações públicas como gestora da função organizacional política e relacionamentos. Posteriormente, através de pesquisa de campo envolvendo duas agências especializadas em atividades de Relações Públicas, localizadas em Porto Alegre e sua região metropolitana, buscou-se identificar como o ser da atividade (a sua essência) se traduz no fazer (a sua aparência) profissional do mercado. Percebeu-se que as agências especializadas em Relações Públicas desenvolvem suas atividades ainda com base na comunicação e nos relacionamentos – aparência das Relações Públicas -, sem considerar, no entanto, as questões inerentes às relações de poder e à importância da informação no sistema organização-públicos – essência das Relações Públicas.
id UFRGS-2_80d687b1c3e5df4c50464bf6ab594ba5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125865
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Calistro, Bruno dos SantosNunes, Ana Karin2015-08-27T02:38:25Z2015http://hdl.handle.net/10183/125865000972287Este estudo tem por objetivo analisar como as agências especializadas em atividades de Relações Públicas estão traduzindo o processo de Relações Públicas no mercado, especialmente no que diz respeito à função organizacional política da profissão e ao entendimento da comunicação como via de mão-dupla. Com isso, há o questionamento se as agências especializadas em serviços de Relações Públicas, ao definirem suas estratégias de mercado e executarem suas atividades, refletem sobre a função política da atividade profissional? Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica acerca de temas como política, relações de poder, micropolítica, comunicação, informação, relações públicas como gestora da função organizacional política e relacionamentos. Posteriormente, através de pesquisa de campo envolvendo duas agências especializadas em atividades de Relações Públicas, localizadas em Porto Alegre e sua região metropolitana, buscou-se identificar como o ser da atividade (a sua essência) se traduz no fazer (a sua aparência) profissional do mercado. Percebeu-se que as agências especializadas em Relações Públicas desenvolvem suas atividades ainda com base na comunicação e nos relacionamentos – aparência das Relações Públicas -, sem considerar, no entanto, as questões inerentes às relações de poder e à importância da informação no sistema organização-públicos – essência das Relações Públicas.This research aims to analyze how the Public Relations’ specialized agencies are translating the Public Relations’ process in the market, specially concerning the profession’s organizational politic activities and the understanding of the communication as a double-way road. Thus, there is the question whether the agencies specializing in public relations services, when they define their market strategies and executing its activities, are reflectining on the political role of the occupation? Intending that, a bibliographic research has been developed about topics like politics, power relationships, micro politics, communication, information, public relations as a manager of organizational politic activities and relationships. Afterwards, through field research in two Public Relations activities’ specialized agencies, seated in Porto Alegre and metropolitan zone, aiming to identify how the being in activity (her core) reflects in her professional activity (her appearance) in the market. It could be noted that the both Public Relations activities’ specialized agencies still develop their activities based in communications and relationships – Public Relations’ appearance – without consider, however, the inherent questions related to the power relationships and importance of data in the data organization system – Public Relations’ core.application/pdfporRelações públicasPolitic functionRelationshipsInformation and communicationCore and appearancePublic relationsSpecialized agenciesRelações Públicas : essência e aparênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972287.pdf000972287.pdfTexto completoapplication/pdf760286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125865/1/000972287.pdfe24442b246e1b04d99dca0157f6b68e3MD51TEXT000972287.pdf.txt000972287.pdf.txtExtracted Texttext/plain152363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125865/2/000972287.pdf.txtc0335d170fa64a075584cdd4a1366533MD52THUMBNAIL000972287.pdf.jpg000972287.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125865/3/000972287.pdf.jpge2943eae41d3f8c23d98ef40aebcd416MD5310183/1258652023-04-02 03:25:26.959461oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125865Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-02T06:25:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações Públicas : essência e aparência
title Relações Públicas : essência e aparência
spellingShingle Relações Públicas : essência e aparência
Calistro, Bruno dos Santos
Relações públicas
Politic function
Relationships
Information and communication
Core and appearance
Public relations
Specialized agencies
title_short Relações Públicas : essência e aparência
title_full Relações Públicas : essência e aparência
title_fullStr Relações Públicas : essência e aparência
title_full_unstemmed Relações Públicas : essência e aparência
title_sort Relações Públicas : essência e aparência
author Calistro, Bruno dos Santos
author_facet Calistro, Bruno dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calistro, Bruno dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Ana Karin
contributor_str_mv Nunes, Ana Karin
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
topic Relações públicas
Politic function
Relationships
Information and communication
Core and appearance
Public relations
Specialized agencies
dc.subject.eng.fl_str_mv Politic function
Relationships
Information and communication
Core and appearance
Public relations
Specialized agencies
description Este estudo tem por objetivo analisar como as agências especializadas em atividades de Relações Públicas estão traduzindo o processo de Relações Públicas no mercado, especialmente no que diz respeito à função organizacional política da profissão e ao entendimento da comunicação como via de mão-dupla. Com isso, há o questionamento se as agências especializadas em serviços de Relações Públicas, ao definirem suas estratégias de mercado e executarem suas atividades, refletem sobre a função política da atividade profissional? Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica acerca de temas como política, relações de poder, micropolítica, comunicação, informação, relações públicas como gestora da função organizacional política e relacionamentos. Posteriormente, através de pesquisa de campo envolvendo duas agências especializadas em atividades de Relações Públicas, localizadas em Porto Alegre e sua região metropolitana, buscou-se identificar como o ser da atividade (a sua essência) se traduz no fazer (a sua aparência) profissional do mercado. Percebeu-se que as agências especializadas em Relações Públicas desenvolvem suas atividades ainda com base na comunicação e nos relacionamentos – aparência das Relações Públicas -, sem considerar, no entanto, as questões inerentes às relações de poder e à importância da informação no sistema organização-públicos – essência das Relações Públicas.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-27T02:38:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/125865
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972287
url http://hdl.handle.net/10183/125865
identifier_str_mv 000972287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125865/1/000972287.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125865/2/000972287.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125865/3/000972287.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e24442b246e1b04d99dca0157f6b68e3
c0335d170fa64a075584cdd4a1366533
e2943eae41d3f8c23d98ef40aebcd416
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224488707162112