Processos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lockmann, Kamila
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Klein, Rejane Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253612
Resumo: Este artigo analisa os processos de in/exclusão vivenciados por alunos com deficiência durante o distanciamento social causado pela Covid-19, a partir de respostas a 214 questionários aplicados com docentes e gestores, atuantes em diferentes etapas da Educação Básica. Mediante análise do discurso de orientação foucaultiana, evidenciaram-se dois eixos de discussão: o primeiro aponta para um acirramento das desigualdades escolares e um enfraquecimento da democracia; e o segundo diz respeito a práticas de in/exclusão desenvolvidas por meio da individualização das atividades docentes e a outras elaboradas colaborativamente. Por fim, considera-se a escola como espaço comum na produção de práticas mais includentes.
id UFRGS-2_823f320c5bfb40d5a79d0b7b7ac29b39
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253612
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lockmann, KamilaKlein, Rejane Ramos2023-01-12T04:56:41Z20221516-7313http://hdl.handle.net/10183/253612001157317Este artigo analisa os processos de in/exclusão vivenciados por alunos com deficiência durante o distanciamento social causado pela Covid-19, a partir de respostas a 214 questionários aplicados com docentes e gestores, atuantes em diferentes etapas da Educação Básica. Mediante análise do discurso de orientação foucaultiana, evidenciaram-se dois eixos de discussão: o primeiro aponta para um acirramento das desigualdades escolares e um enfraquecimento da democracia; e o segundo diz respeito a práticas de in/exclusão desenvolvidas por meio da individualização das atividades docentes e a outras elaboradas colaborativamente. Por fim, considera-se a escola como espaço comum na produção de práticas mais includentes.This paper analyzes processes of in/exclusion experienced by students with disabilities during the social distancing caused by Covid-19, considering the answers to 214 questionnaires administered to teachers and school managers working in different stages of Basic Education. Following a Foucauldian discourse analysis, two discussion axes have emerged: the first one points out the strengthening of school inequalities and the weakening of democracy; the second is related to both practices of in/exclusion carried out through the individualization of teacher activities and practices carried out collaboratively. Finally, the school is regarded as a common space for producing practices that are more inclusive.application/pdfporCiência & educação. Bauru. Vol. 28 (2022), e22048, 18 p.Inclusão escolarDeficiênciaPrática pedagógicaPandemia de COVID-19 (2020-)School inclusionDisabilityPedagogical practicesPandemicProcessos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídicaIn/exclusion processes for students with disabilities in times of the Covid syndemic info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157317.pdf.txt001157317.pdf.txtExtracted Texttext/plain59450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253612/2/001157317.pdf.txta0266fef9385dcd8f5c8f43053ad8652MD52ORIGINAL001157317.pdfTexto completoapplication/pdf554371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253612/1/001157317.pdf07ca00f4d76c46a94d9f4084132dfcc8MD5110183/2536122023-01-13 06:03:56.626939oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253612Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-13T08:03:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv In/exclusion processes for students with disabilities in times of the Covid syndemic
title Processos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídica
spellingShingle Processos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídica
Lockmann, Kamila
Inclusão escolar
Deficiência
Prática pedagógica
Pandemia de COVID-19 (2020-)
School inclusion
Disability
Pedagogical practices
Pandemic
title_short Processos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídica
title_full Processos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídica
title_fullStr Processos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídica
title_full_unstemmed Processos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídica
title_sort Processos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídica
author Lockmann, Kamila
author_facet Lockmann, Kamila
Klein, Rejane Ramos
author_role author
author2 Klein, Rejane Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lockmann, Kamila
Klein, Rejane Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Deficiência
Prática pedagógica
Pandemia de COVID-19 (2020-)
topic Inclusão escolar
Deficiência
Prática pedagógica
Pandemia de COVID-19 (2020-)
School inclusion
Disability
Pedagogical practices
Pandemic
dc.subject.eng.fl_str_mv School inclusion
Disability
Pedagogical practices
Pandemic
description Este artigo analisa os processos de in/exclusão vivenciados por alunos com deficiência durante o distanciamento social causado pela Covid-19, a partir de respostas a 214 questionários aplicados com docentes e gestores, atuantes em diferentes etapas da Educação Básica. Mediante análise do discurso de orientação foucaultiana, evidenciaram-se dois eixos de discussão: o primeiro aponta para um acirramento das desigualdades escolares e um enfraquecimento da democracia; e o segundo diz respeito a práticas de in/exclusão desenvolvidas por meio da individualização das atividades docentes e a outras elaboradas colaborativamente. Por fim, considera-se a escola como espaço comum na produção de práticas mais includentes.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-12T04:56:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253612
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-7313
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001157317
identifier_str_mv 1516-7313
001157317
url http://hdl.handle.net/10183/253612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ciência & educação. Bauru. Vol. 28 (2022), e22048, 18 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253612/2/001157317.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253612/1/001157317.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a0266fef9385dcd8f5c8f43053ad8652
07ca00f4d76c46a94d9f4084132dfcc8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225078670622720