Como a experiência vivida no momento de recebimento e unboxing de um produto afeta a percepção sobre a marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rohan, Fernanda de Fraga
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225367
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar como a experiência vivida no momento de recebimento e unboxing de um produto afeta a percepção sobre a marca do varejista. Para isso, primeiramente buscou-se um maior entendimento sobre o fenômeno do unboxing atual e a utilização de estratégias do marketing sensorial e experiência do consumidor no envio de produtos comprados no ambiente on-line. Ainda, o trabalho visou explorar as bases teóricas sobre percepção de marca, experiência do consumidor, marketing sensorial e embalagens. Posteriormente foram examinadas as experiências vividas no momento do recebimento e unboxing de um produto comprado pelo comércio eletrônico de marcas varejistas, e assim compreender as respostas afetivas, cognitivas e comportamentais vivenciadas no momento do recebimento e unboxing de um produto comprado pela internet. Esses objetivos foram alcançados através da realização de uma pesquisa qualitativa utilizando entrevistas de profundidade feitas com 12 consumidores. Após a análise das entrevistas realizadas, os resultados mostraram que a experiência de unboxing tem uma grande influência em diversos aspectos na relação entre consumidor e marca, tendo, assim, interferência na percepção do consumidor sobre aquela marca. Além disso, se constatou diversos aspectos do processo de unboxing que contribuem para a construção da percepção de marca.
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