Unboxing e a possibilidade de caracterização de publicidade enganosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Max Victor Bezerra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50243
Resumo: A publicidade é uma ferramenta importante para incremento dos negócios jurídicos, tanto que possui proteção constitucional no âmbito das garantias à livre iniciativa, mas seu exercício é regulado no sentido de evitar abusos. Nesse contexto, os vídeos do tipo unboxing se multiplicaram nas plataformas na internet e seu uso como ferramenta de publicidade vem sendo explorado. Quando isso ocorre, incidem as normas e os princípios de proteção ao consumidor previstos no Código de Defesa do Consumidor. Diante do questionamento sobre em que condições a prática do unboxing configura hipótese de publicidade enganosa desenvolveu-se o presente trabalho, a partir do método de pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e dedutiva, com objetivo descritivo e de pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, o qual concluiu que o unboxing constitui-se em publicidade ilícita quando há enganosidade, abusividade ou dissimulação, ou seja, quando não se apresenta enquanto publicidade ou ofendendo os princípios de proteção ao consumidor.
id UFRN_b80119f3b6f5acddb77d5212dfa3baf5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50243
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Barbosa, Max Victor Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/7154983102088116http://lattes.cnpq.br/4247505371266682Alves, Fabrício Germanohttp://lattes.cnpq.br/4247505371266682Alves, Victor Rafael Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/4223566686955579Santos, Kleber Soares de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/8246304455366268Alves, Fabrício Germano2022-12-16T18:38:44Z2022-12-16T18:38:44Z2022-12-12BARBOSA, Max Victor Bezerra. Unboxing e a possibilidade de caracterização de publicidade enganosa. Orientador: Fabrício Germano Alves. 2022. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Departamento de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50243A publicidade é uma ferramenta importante para incremento dos negócios jurídicos, tanto que possui proteção constitucional no âmbito das garantias à livre iniciativa, mas seu exercício é regulado no sentido de evitar abusos. Nesse contexto, os vídeos do tipo unboxing se multiplicaram nas plataformas na internet e seu uso como ferramenta de publicidade vem sendo explorado. Quando isso ocorre, incidem as normas e os princípios de proteção ao consumidor previstos no Código de Defesa do Consumidor. Diante do questionamento sobre em que condições a prática do unboxing configura hipótese de publicidade enganosa desenvolveu-se o presente trabalho, a partir do método de pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e dedutiva, com objetivo descritivo e de pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, o qual concluiu que o unboxing constitui-se em publicidade ilícita quando há enganosidade, abusividade ou dissimulação, ou seja, quando não se apresenta enquanto publicidade ou ofendendo os princípios de proteção ao consumidor.The publicity is an important tool to increase legal business, so much so that it has constitutional protection within the scope of free enterprise guarantees, but its exercise is regulated in order to avoid abuses. In this context, unboxing videos have multiplied on internet platforms and its use as an publicity tool has been explored. When this occurs, the norms and principles of consumer protection provided for in the Consumer Protection Code apply. Faced with the questioning under which conditions the practice of unboxing configures a hypothesis of misleading publicity the present work was developed, from the applied research method, with a qualitative and deductive approach, with a descriptive objective and bibliographical and jurisprudential research, which concluded that unboxing constitutes illicit publicity when there is deceitfulness, abusiveness or concealment, that is, when it is not presented as publicity or offending consumer protection principles.Universidade Federal do Rio Grande do NorteDireitoUFRNBrasilDepartamento de DireitoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASRegulação UnboxingConsumidorPublicidade enganosaPublicidade abusivaUnboxing RegulationConsumerMisleading publicityAbusive advertisingUnboxing e a possibilidade de caracterização de publicidade enganosaUnboxing and the possibility of misleading publicityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50243/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50243/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALUnboxingPossibilidadeCaracterizacao_Barbosa_2022.pdfUnboxingPossibilidadeCaracterizacao_Barbosa_2022.pdfapplication/pdf707017https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50243/1/UnboxingPossibilidadeCaracterizacao_Barbosa_2022.pdf756ca83887815611d9666339a4582ed1MD51123456789/502432023-07-06 16:52:38.286oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-06T19:52:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Unboxing e a possibilidade de caracterização de publicidade enganosa
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Unboxing and the possibility of misleading publicity
title Unboxing e a possibilidade de caracterização de publicidade enganosa
spellingShingle Unboxing e a possibilidade de caracterização de publicidade enganosa
Barbosa, Max Victor Bezerra
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Regulação Unboxing
Consumidor
Publicidade enganosa
Publicidade abusiva
Unboxing Regulation
Consumer
Misleading publicity
Abusive advertising
title_short Unboxing e a possibilidade de caracterização de publicidade enganosa
title_full Unboxing e a possibilidade de caracterização de publicidade enganosa
title_fullStr Unboxing e a possibilidade de caracterização de publicidade enganosa
title_full_unstemmed Unboxing e a possibilidade de caracterização de publicidade enganosa
title_sort Unboxing e a possibilidade de caracterização de publicidade enganosa
author Barbosa, Max Victor Bezerra
author_facet Barbosa, Max Victor Bezerra
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7154983102088116
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4247505371266682
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alves, Fabrício Germano
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4247505371266682
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alves, Victor Rafael Fernandes
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4223566686955579
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Santos, Kleber Soares de Oliveira
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8246304455366268
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Max Victor Bezerra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Fabrício Germano
contributor_str_mv Alves, Fabrício Germano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Regulação Unboxing
Consumidor
Publicidade enganosa
Publicidade abusiva
Unboxing Regulation
Consumer
Misleading publicity
Abusive advertising
dc.subject.por.fl_str_mv Regulação Unboxing
Consumidor
Publicidade enganosa
Publicidade abusiva
Unboxing Regulation
Consumer
Misleading publicity
Abusive advertising
description A publicidade é uma ferramenta importante para incremento dos negócios jurídicos, tanto que possui proteção constitucional no âmbito das garantias à livre iniciativa, mas seu exercício é regulado no sentido de evitar abusos. Nesse contexto, os vídeos do tipo unboxing se multiplicaram nas plataformas na internet e seu uso como ferramenta de publicidade vem sendo explorado. Quando isso ocorre, incidem as normas e os princípios de proteção ao consumidor previstos no Código de Defesa do Consumidor. Diante do questionamento sobre em que condições a prática do unboxing configura hipótese de publicidade enganosa desenvolveu-se o presente trabalho, a partir do método de pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e dedutiva, com objetivo descritivo e de pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, o qual concluiu que o unboxing constitui-se em publicidade ilícita quando há enganosidade, abusividade ou dissimulação, ou seja, quando não se apresenta enquanto publicidade ou ofendendo os princípios de proteção ao consumidor.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-16T18:38:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-16T18:38:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Max Victor Bezerra. Unboxing e a possibilidade de caracterização de publicidade enganosa. Orientador: Fabrício Germano Alves. 2022. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Departamento de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50243
identifier_str_mv BARBOSA, Max Victor Bezerra. Unboxing e a possibilidade de caracterização de publicidade enganosa. Orientador: Fabrício Germano Alves. 2022. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Departamento de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Direito
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50243/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50243/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50243/1/UnboxingPossibilidadeCaracterizacao_Barbosa_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
756ca83887815611d9666339a4582ed1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117682826313728