Antecedentes da lealdade : um estudo longitudinal

Bibliographic Details
Main Author: Espartel, Lélis Balestrin
Publication Date: 2008
Other Authors: Rossi, Carlos Alberto Vargas, Sampaio, Claudio Hoffmann, Perin, Marcelo Gattermann
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/224409
Summary: Este trabalho aprofunda o conhecimento a respeito do construto de lealdade, avaliando as relações entre a confiança e o valor percebido e seu papel como antecedente da lealdade ao longo do tempo, em três diferentes situações de consumo: cerveja, posto de gasolina e supermercado. As análises foram realizadas através do teste de um modelo teórico, com o uso de modelagem em equações estruturais, a partir de amostras pareadas de consumidores em dois momentos no tempo, separados por um período de sete meses. Os resultados encontrados apontam para a estabilidade de ajustamento do modelo, tanto transversal quanto longitudinalmente. A verificação da intensidade das relações modeladas revelou algumas diferenças entre os produtos, especialmente no caso da cerveja, onde a percepção anterior de valor não apresentou impacto significativo na lealdade posterior. A partir destes resultados, são analisadas implicações acadêmicas e gerenciais do estudo.
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