O ensino de português e os dicionários escolares : um segmento informativo da microestrutura para fins de produção textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bugueño Miranda, Félix Valentin
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Farias, Virginia Sita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174166
Resumo: O crescimento do interesse pelos dicionários escolares de língua portuguesa nos últimos anos é notável. O próprio Ministério da Educação tem dado mais atenção a essas obras com o intuito de torná-las ferramentas realmente eficazes no aprimoramento da competência lingüística dos estudantes. O objetivo do presente trabalho é propor um segmento onomasiológico no verbete de um dicionário escolar que vise atender às necessidades de produção lingüística, que se derivam das competências elencadas pelos PCN (1998).
id UFRGS-2_836aea152971c55394ca5baff530bdd5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174166
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bugueño Miranda, Félix ValentinFarias, Virginia Sita2018-03-30T02:32:12Z20080104-687Xhttp://hdl.handle.net/10183/174166000683143O crescimento do interesse pelos dicionários escolares de língua portuguesa nos últimos anos é notável. O próprio Ministério da Educação tem dado mais atenção a essas obras com o intuito de torná-las ferramentas realmente eficazes no aprimoramento da competência lingüística dos estudantes. O objetivo do presente trabalho é propor um segmento onomasiológico no verbete de um dicionário escolar que vise atender às necessidades de produção lingüística, que se derivam das competências elencadas pelos PCN (1998).There has been a remarkable growth of interest in the Portuguese school dictionaries in Brazil in the last few years. Presently the Government aims at improving the quality of school dictionaries so that these types of reference books may help students to develop their linguistic skills. This paper presents the design of an onomasiological information segment to the entries of a school dictionary so as to help students with their writing. This and other language activities are defined by the Brazilian National Curriculum (PCN).application/pdfporPolifonia. Cuiabá. N. 15 (2008), p. 1-14LexicografiaDicionario de portuguesProdução textualSchool dictionariesWritingOnomasiologyO ensino de português e os dicionários escolares : um segmento informativo da microestrutura para fins de produção textualTeaching portuguese and using school dictionaries: a microstructural information segment for the writinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000683143.pdf000683143.pdfTexto completoapplication/pdf376651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174166/1/000683143.pdfbedbb63f3ea700902f8b4d74e6dced69MD51TEXT000683143.pdf.txt000683143.pdf.txtExtracted Texttext/plain31145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174166/2/000683143.pdf.txt9be8f79e898b4ff69c7371c9fb602446MD52THUMBNAIL000683143.pdf.jpg000683143.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174166/3/000683143.pdf.jpgfedea429b8e8647ab99bb251ffb34cb1MD5310183/1741662018-10-24 08:54:12.649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174166Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:54:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de português e os dicionários escolares : um segmento informativo da microestrutura para fins de produção textual
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching portuguese and using school dictionaries: a microstructural information segment for the writing
title O ensino de português e os dicionários escolares : um segmento informativo da microestrutura para fins de produção textual
spellingShingle O ensino de português e os dicionários escolares : um segmento informativo da microestrutura para fins de produção textual
Bugueño Miranda, Félix Valentin
Lexicografia
Dicionario de portugues
Produção textual
School dictionaries
Writing
Onomasiology
title_short O ensino de português e os dicionários escolares : um segmento informativo da microestrutura para fins de produção textual
title_full O ensino de português e os dicionários escolares : um segmento informativo da microestrutura para fins de produção textual
title_fullStr O ensino de português e os dicionários escolares : um segmento informativo da microestrutura para fins de produção textual
title_full_unstemmed O ensino de português e os dicionários escolares : um segmento informativo da microestrutura para fins de produção textual
title_sort O ensino de português e os dicionários escolares : um segmento informativo da microestrutura para fins de produção textual
author Bugueño Miranda, Félix Valentin
author_facet Bugueño Miranda, Félix Valentin
Farias, Virginia Sita
author_role author
author2 Farias, Virginia Sita
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bugueño Miranda, Félix Valentin
Farias, Virginia Sita
dc.subject.por.fl_str_mv Lexicografia
Dicionario de portugues
Produção textual
topic Lexicografia
Dicionario de portugues
Produção textual
School dictionaries
Writing
Onomasiology
dc.subject.eng.fl_str_mv School dictionaries
Writing
Onomasiology
description O crescimento do interesse pelos dicionários escolares de língua portuguesa nos últimos anos é notável. O próprio Ministério da Educação tem dado mais atenção a essas obras com o intuito de torná-las ferramentas realmente eficazes no aprimoramento da competência lingüística dos estudantes. O objetivo do presente trabalho é propor um segmento onomasiológico no verbete de um dicionário escolar que vise atender às necessidades de produção lingüística, que se derivam das competências elencadas pelos PCN (1998).
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-30T02:32:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174166
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-687X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000683143
identifier_str_mv 0104-687X
000683143
url http://hdl.handle.net/10183/174166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Polifonia. Cuiabá. N. 15 (2008), p. 1-14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174166/1/000683143.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174166/2/000683143.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174166/3/000683143.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bedbb63f3ea700902f8b4d74e6dced69
9be8f79e898b4ff69c7371c9fb602446
fedea429b8e8647ab99bb251ffb34cb1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224941741277184