O ensino de português e os dicionários escolares : um segmento informativo da microestrutura para fins de produção textual
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174166 |
Resumo: | O crescimento do interesse pelos dicionários escolares de língua portuguesa nos últimos anos é notável. O próprio Ministério da Educação tem dado mais atenção a essas obras com o intuito de torná-las ferramentas realmente eficazes no aprimoramento da competência lingüística dos estudantes. O objetivo do presente trabalho é propor um segmento onomasiológico no verbete de um dicionário escolar que vise atender às necessidades de produção lingüística, que se derivam das competências elencadas pelos PCN (1998). |
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Bugueño Miranda, Félix ValentinFarias, Virginia Sita2018-03-30T02:32:12Z20080104-687Xhttp://hdl.handle.net/10183/174166000683143O crescimento do interesse pelos dicionários escolares de língua portuguesa nos últimos anos é notável. O próprio Ministério da Educação tem dado mais atenção a essas obras com o intuito de torná-las ferramentas realmente eficazes no aprimoramento da competência lingüística dos estudantes. O objetivo do presente trabalho é propor um segmento onomasiológico no verbete de um dicionário escolar que vise atender às necessidades de produção lingüística, que se derivam das competências elencadas pelos PCN (1998).There has been a remarkable growth of interest in the Portuguese school dictionaries in Brazil in the last few years. Presently the Government aims at improving the quality of school dictionaries so that these types of reference books may help students to develop their linguistic skills. This paper presents the design of an onomasiological information segment to the entries of a school dictionary so as to help students with their writing. This and other language activities are defined by the Brazilian National Curriculum (PCN).application/pdfporPolifonia. Cuiabá. N. 15 (2008), p. 1-14LexicografiaDicionario de portuguesProdução textualSchool dictionariesWritingOnomasiologyO ensino de português e os dicionários escolares : um segmento informativo da microestrutura para fins de produção textualTeaching portuguese and using school dictionaries: a microstructural information segment for the writinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000683143.pdf000683143.pdfTexto completoapplication/pdf376651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174166/1/000683143.pdfbedbb63f3ea700902f8b4d74e6dced69MD51TEXT000683143.pdf.txt000683143.pdf.txtExtracted Texttext/plain31145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174166/2/000683143.pdf.txt9be8f79e898b4ff69c7371c9fb602446MD52THUMBNAIL000683143.pdf.jpg000683143.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174166/3/000683143.pdf.jpgfedea429b8e8647ab99bb251ffb34cb1MD5310183/1741662018-10-24 08:54:12.649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174166Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:54:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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