Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107981 |
Resumo: | Este artigo descreve e analisa um projeto de fomento de leitura realizado em uma Escola Estadual, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. O projeto de fomento de leitura envolve a ação de cada aluno da escola levar regularmente para casa uma sacola, chamada de Sacola Literária, composta por materiais variados de leitura para que seja feito durante o período de dois dias, uma leitura familiar compartilhada. Nas sacolas, que são individualizadas para cada turma, também consta um caderno para que alunos, juntamente com seus familiares, registrem qual a impressão que tiveram ao receber a sacola e ao lerem o material. Foram analisados procedimentos do trabalho e, após, os registros efetuados pelas famílias. Conto, para a escrita deste artigo e para a análise das mensagens escritas, com o referencial teórico de Chartier (1994), Castro (2007) e Massola e Bonin (2010). As análises realizadas mostraram que práticas simples de leitura como esta não só incentivam a leitura das famílias, como também propiciam momentos partilhados de prazer e alegria em família. |
id |
UFRGS-2_84743f8a9b9ecf24de58781342ba7255 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107981 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Otto, Luciana Vitória LettieriSilveira, Rosa Maria Hessel2014-12-10T02:19:27Z2013http://hdl.handle.net/10183/107981000945839Este artigo descreve e analisa um projeto de fomento de leitura realizado em uma Escola Estadual, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. O projeto de fomento de leitura envolve a ação de cada aluno da escola levar regularmente para casa uma sacola, chamada de Sacola Literária, composta por materiais variados de leitura para que seja feito durante o período de dois dias, uma leitura familiar compartilhada. Nas sacolas, que são individualizadas para cada turma, também consta um caderno para que alunos, juntamente com seus familiares, registrem qual a impressão que tiveram ao receber a sacola e ao lerem o material. Foram analisados procedimentos do trabalho e, após, os registros efetuados pelas famílias. Conto, para a escrita deste artigo e para a análise das mensagens escritas, com o referencial teórico de Chartier (1994), Castro (2007) e Massola e Bonin (2010). As análises realizadas mostraram que práticas simples de leitura como esta não só incentivam a leitura das famílias, como também propiciam momentos partilhados de prazer e alegria em família.application/pdfporLeituraPráticaLivroPorto Alegre (RS)Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945839.pdf000945839.pdfTexto completoapplication/pdf380666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107981/1/000945839.pdfe3a276e3c616df96e1b1f972e12e4eabMD51TEXT000945839.pdf.txt000945839.pdf.txtExtracted Texttext/plain26001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107981/2/000945839.pdf.txtc9ec15ba457eca22cebb26881fcda4dbMD52THUMBNAIL000945839.pdf.jpg000945839.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1848http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107981/3/000945839.pdf.jpge6328096aa7349ab93c063418142e60aMD5310183/1079812018-10-22 08:38:17.959oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107981Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:38:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores? |
title |
Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores? |
spellingShingle |
Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores? Otto, Luciana Vitória Lettieri Leitura Prática Livro Porto Alegre (RS) |
title_short |
Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores? |
title_full |
Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores? |
title_fullStr |
Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores? |
title_full_unstemmed |
Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores? |
title_sort |
Projeto de Leitura : sacola literária – um caminho para a formação de leitores? |
author |
Otto, Luciana Vitória Lettieri |
author_facet |
Otto, Luciana Vitória Lettieri |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Otto, Luciana Vitória Lettieri |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Rosa Maria Hessel |
contributor_str_mv |
Silveira, Rosa Maria Hessel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Prática Livro Porto Alegre (RS) |
topic |
Leitura Prática Livro Porto Alegre (RS) |
description |
Este artigo descreve e analisa um projeto de fomento de leitura realizado em uma Escola Estadual, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. O projeto de fomento de leitura envolve a ação de cada aluno da escola levar regularmente para casa uma sacola, chamada de Sacola Literária, composta por materiais variados de leitura para que seja feito durante o período de dois dias, uma leitura familiar compartilhada. Nas sacolas, que são individualizadas para cada turma, também consta um caderno para que alunos, juntamente com seus familiares, registrem qual a impressão que tiveram ao receber a sacola e ao lerem o material. Foram analisados procedimentos do trabalho e, após, os registros efetuados pelas famílias. Conto, para a escrita deste artigo e para a análise das mensagens escritas, com o referencial teórico de Chartier (1994), Castro (2007) e Massola e Bonin (2010). As análises realizadas mostraram que práticas simples de leitura como esta não só incentivam a leitura das famílias, como também propiciam momentos partilhados de prazer e alegria em família. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-10T02:19:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/107981 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000945839 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/107981 |
identifier_str_mv |
000945839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107981/1/000945839.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107981/2/000945839.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107981/3/000945839.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e3a276e3c616df96e1b1f972e12e4eab c9ec15ba457eca22cebb26881fcda4db e6328096aa7349ab93c063418142e60a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224475860008960 |