O comportamento do consumidor porto-alegrense na decisão de compra do arroz branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Eduardo Spieker
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195021
Resumo: O presente estudo buscou identificar os atributos que influenciam o consumidor portoalegrense na compra do arroz branco. O arroz é um alimento extremamente consumido no Brasil e os motivos que levam os consumidores a escolher uma marca em detrimento da outra variam bastante. Diversos fatores influenciam na hora da decisão de compra do arroz e os atributos podem variar de acordo com o perfil de cada consumidor. Primeiramente, foi estudado o referencial teórico sobre comportamento do consumidor e processo decisório de compra, além de revisado os estudos já existentes sobre esse alimento. Para entender esses fatores, foi realizada uma pesquisa qualitativa que buscou identificar os atributos que influenciam o consumidor na hora da compra. Para a mensurar a importância desses atributos e compreender como eles são identificados em marcas existentes por consumidores de diferentes perfis, foi utilizada a pesquisa quantitativa. Ao final do estudo, foram identificados e mensurados os fatores que influenciam o comportamento do consumidor em três marcas de arroz que disputam o mercado porto-alegrense: Capellini, Palmares e Tio João. Os atributos considerados fundamentais na escolha do arroz foram: preço, marca, propaganda, tamanho do grão, cor do grão, indicação, posição na estante, embalagem e tamanho do prazo de validade. O arroz Tio João foi considerado o mais forte em relação às demais em questão de marca e presença no mercado, apesar de também ser considerado o que possui o preço mais elevado. A variável gênero não demonstrou interferência no padrão de consumo. Na relação com a faixa etária, o público jovem demonstrou dar grande importância ao preço e pouca importância aos demais atributos gerados.
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