O comportamento do consumidor porto-alegrense na decisão de compra do arroz branco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/195021 |
Resumo: | O presente estudo buscou identificar os atributos que influenciam o consumidor portoalegrense na compra do arroz branco. O arroz é um alimento extremamente consumido no Brasil e os motivos que levam os consumidores a escolher uma marca em detrimento da outra variam bastante. Diversos fatores influenciam na hora da decisão de compra do arroz e os atributos podem variar de acordo com o perfil de cada consumidor. Primeiramente, foi estudado o referencial teórico sobre comportamento do consumidor e processo decisório de compra, além de revisado os estudos já existentes sobre esse alimento. Para entender esses fatores, foi realizada uma pesquisa qualitativa que buscou identificar os atributos que influenciam o consumidor na hora da compra. Para a mensurar a importância desses atributos e compreender como eles são identificados em marcas existentes por consumidores de diferentes perfis, foi utilizada a pesquisa quantitativa. Ao final do estudo, foram identificados e mensurados os fatores que influenciam o comportamento do consumidor em três marcas de arroz que disputam o mercado porto-alegrense: Capellini, Palmares e Tio João. Os atributos considerados fundamentais na escolha do arroz foram: preço, marca, propaganda, tamanho do grão, cor do grão, indicação, posição na estante, embalagem e tamanho do prazo de validade. O arroz Tio João foi considerado o mais forte em relação às demais em questão de marca e presença no mercado, apesar de também ser considerado o que possui o preço mais elevado. A variável gênero não demonstrou interferência no padrão de consumo. Na relação com a faixa etária, o público jovem demonstrou dar grande importância ao preço e pouca importância aos demais atributos gerados. |
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Azevedo, Eduardo SpiekerNique, Walter Meucci2019-06-04T02:36:53Z2018http://hdl.handle.net/10183/195021001091480O presente estudo buscou identificar os atributos que influenciam o consumidor portoalegrense na compra do arroz branco. O arroz é um alimento extremamente consumido no Brasil e os motivos que levam os consumidores a escolher uma marca em detrimento da outra variam bastante. Diversos fatores influenciam na hora da decisão de compra do arroz e os atributos podem variar de acordo com o perfil de cada consumidor. Primeiramente, foi estudado o referencial teórico sobre comportamento do consumidor e processo decisório de compra, além de revisado os estudos já existentes sobre esse alimento. Para entender esses fatores, foi realizada uma pesquisa qualitativa que buscou identificar os atributos que influenciam o consumidor na hora da compra. Para a mensurar a importância desses atributos e compreender como eles são identificados em marcas existentes por consumidores de diferentes perfis, foi utilizada a pesquisa quantitativa. Ao final do estudo, foram identificados e mensurados os fatores que influenciam o comportamento do consumidor em três marcas de arroz que disputam o mercado porto-alegrense: Capellini, Palmares e Tio João. Os atributos considerados fundamentais na escolha do arroz foram: preço, marca, propaganda, tamanho do grão, cor do grão, indicação, posição na estante, embalagem e tamanho do prazo de validade. O arroz Tio João foi considerado o mais forte em relação às demais em questão de marca e presença no mercado, apesar de também ser considerado o que possui o preço mais elevado. A variável gênero não demonstrou interferência no padrão de consumo. Na relação com a faixa etária, o público jovem demonstrou dar grande importância ao preço e pouca importância aos demais atributos gerados.The present study sought to identify the attributes that influence the porto-alegrense consumer in the purchase of white rice. Rice is a widely consumed food in Brazil and the reasons that lead consumers to choose one brand over another vary widely. Several factors influence the time of rice purchase decision and the attributes may vary according to the profile of each consumer. Initially was studied the theoretical framework on consumer behavior and purchasing decision process, in addition to reviewing existing studies on this food. To understand these factors was conducted a qualitative research that sought to identify the attributes that influence the consumer at the time of purchase. In order to measure the importance of these attributes and to understand how they are identified in existing brands by consumers of different profiles, quantitative research was used. At the end of the study, the factors influencing consumer behavior were identified and measured in three brands of rice that compete for the porto-alegrense market: Capellini, Palmares and Tio João. The attributes considered fundamental in the choice of rice were: price, brand, advertisement, grain size, grain color, indication, shelf position, packaging and shelf size. Tio João's rice was considered the strongest in relation to the others in matter of brand and presence in the market, although it is also considered to be the one with the highest price. The gender variable did not show interference in the pattern of consumption. In the relation with the age group, the young public demonstrated to give great importance to the price and little importance to the other attributes that were generated.application/pdfporArrozAtributos de valorDecisão de compraComportamento do consumidorRiceDecision Making ProcessConsumer BehaviorAttributesO comportamento do consumidor porto-alegrense na decisão de compra do arroz brancoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091480.pdf.txt001091480.pdf.txtExtracted Texttext/plain147763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195021/2/001091480.pdf.txt8d80637add9d3921f4865497e8ab9cd3MD52ORIGINAL001091480.pdfTexto completoapplication/pdf2375647http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195021/1/001091480.pdfc5c745df12a86f19dda12df04da29126MD5110183/1950212019-06-05 02:33:22.619273oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195021Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-05T05:33:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente estudo buscou identificar os atributos que influenciam o consumidor portoalegrense na compra do arroz branco. O arroz é um alimento extremamente consumido no Brasil e os motivos que levam os consumidores a escolher uma marca em detrimento da outra variam bastante. Diversos fatores influenciam na hora da decisão de compra do arroz e os atributos podem variar de acordo com o perfil de cada consumidor. Primeiramente, foi estudado o referencial teórico sobre comportamento do consumidor e processo decisório de compra, além de revisado os estudos já existentes sobre esse alimento. Para entender esses fatores, foi realizada uma pesquisa qualitativa que buscou identificar os atributos que influenciam o consumidor na hora da compra. Para a mensurar a importância desses atributos e compreender como eles são identificados em marcas existentes por consumidores de diferentes perfis, foi utilizada a pesquisa quantitativa. Ao final do estudo, foram identificados e mensurados os fatores que influenciam o comportamento do consumidor em três marcas de arroz que disputam o mercado porto-alegrense: Capellini, Palmares e Tio João. Os atributos considerados fundamentais na escolha do arroz foram: preço, marca, propaganda, tamanho do grão, cor do grão, indicação, posição na estante, embalagem e tamanho do prazo de validade. O arroz Tio João foi considerado o mais forte em relação às demais em questão de marca e presença no mercado, apesar de também ser considerado o que possui o preço mais elevado. A variável gênero não demonstrou interferência no padrão de consumo. Na relação com a faixa etária, o público jovem demonstrou dar grande importância ao preço e pouca importância aos demais atributos gerados. |
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