A importância da sociologia no ensino médio e na formação cidadã dos jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galli, Gabriela
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261940
Resumo: O presente estudo constitui-se no trabalho de conclusão de curso para qual se elegeu como objeto de pesquisa: a disciplina de Sociologia e suas contribuições na formação cidadã dos alunos de ensino médio. Nesse sentido, com as mudanças ocorridas no progresso histórico, cultural e social da humanidade, muitos paradigmas foram quebrados e no campo da educação não é diferente. Assim, é fundamental no processo de construção de uma sociedade desenvolvida, igualitária e cívica, que se inicie com a socialização dos alunos no ambiente escolar. Podemos destacar, nesse processo de construção da sociedade por meio da instituição escolar, a contribuição da Sociologia, disciplina pertencente à grade do ensino médio, que apresenta como viés, a formação integral do ser humano para a vivência em sociedade. A Sociologia tem um papel fundamental na formação cidadã dos jovens, sendo assim, as aulas ministradas pelos professores devem ser utilizadas como instrumentos de inovação e observação. A cidadania é um dos temas que se desenvolve em meio a toda questão sociológica e anda lado a lado na jornada educacional. Sendo assim neste trabalho utilizou-se a observação participante a fim de entender como se desenvolvem os jovens estando em contato com temas necessários para sua cidadania. Também pressupõe a participação do professor e seu papel nessa construção.
id UFRGS-2_8538593b96d19277baaa1664bbb518a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261940
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Galli, GabrielaFleury, Lorena CândidoBlanco, Gabriela Dias2023-07-10T10:29:45Z2023http://hdl.handle.net/10183/261940001172687O presente estudo constitui-se no trabalho de conclusão de curso para qual se elegeu como objeto de pesquisa: a disciplina de Sociologia e suas contribuições na formação cidadã dos alunos de ensino médio. Nesse sentido, com as mudanças ocorridas no progresso histórico, cultural e social da humanidade, muitos paradigmas foram quebrados e no campo da educação não é diferente. Assim, é fundamental no processo de construção de uma sociedade desenvolvida, igualitária e cívica, que se inicie com a socialização dos alunos no ambiente escolar. Podemos destacar, nesse processo de construção da sociedade por meio da instituição escolar, a contribuição da Sociologia, disciplina pertencente à grade do ensino médio, que apresenta como viés, a formação integral do ser humano para a vivência em sociedade. A Sociologia tem um papel fundamental na formação cidadã dos jovens, sendo assim, as aulas ministradas pelos professores devem ser utilizadas como instrumentos de inovação e observação. A cidadania é um dos temas que se desenvolve em meio a toda questão sociológica e anda lado a lado na jornada educacional. Sendo assim neste trabalho utilizou-se a observação participante a fim de entender como se desenvolvem os jovens estando em contato com temas necessários para sua cidadania. Também pressupõe a participação do professor e seu papel nessa construção.The present study constitutes the course completion work for which it was chosen as the research object: the discipline of Sociology and its contributions to the citizenship education of high school students. In this sense, with the changes that have occurred in the historical, cultural and social progress of humanity, many paradigms have been broken and the field of education is no different. Thus, it is fundamental in the process of building a developed, egalitarian and civic society, which begins with the socialization of students in the school environment. We can highlight, in this process of building society through the school institution, the contribution of Sociology, a discipline belonging to the high school curriculum, which presents as a bias, the integral formation of the human being for living in society. Sociology has a fundamental role in the citizenship formation of young people, therefore, the classes given by the professors must be used as instruments of innovation and observation. Citizenship is one of the themes that develops in the midst of every sociological question and goes hand in hand in the educational journey. Therefore, in this work, participant observation was used in order to understand how to develop young people and remain in contact with themes necessary for their citizenship. We also accept the participation of the teacher and his role in this construction.application/pdfporCiências sociais : EnsinoSociologiaEnsino médioCidadaniaSociologyHigh schoolCitizenshipA importância da sociologia no ensino médio e na formação cidadã dos jovensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172687.pdf.txt001172687.pdf.txtExtracted Texttext/plain63938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261940/2/001172687.pdf.txta521882c156031d3f6906ebe802a3bf7MD52ORIGINAL001172687.pdfTexto completoapplication/pdf1225868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261940/1/001172687.pdf342377d13e9873215e148a7f62b467bfMD5110183/2619402023-07-10 10:45:09.334oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261940Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:45:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da sociologia no ensino médio e na formação cidadã dos jovens
title A importância da sociologia no ensino médio e na formação cidadã dos jovens
spellingShingle A importância da sociologia no ensino médio e na formação cidadã dos jovens
Galli, Gabriela
Ciências sociais : Ensino
Sociologia
Ensino médio
Cidadania
Sociology
High school
Citizenship
title_short A importância da sociologia no ensino médio e na formação cidadã dos jovens
title_full A importância da sociologia no ensino médio e na formação cidadã dos jovens
title_fullStr A importância da sociologia no ensino médio e na formação cidadã dos jovens
title_full_unstemmed A importância da sociologia no ensino médio e na formação cidadã dos jovens
title_sort A importância da sociologia no ensino médio e na formação cidadã dos jovens
author Galli, Gabriela
author_facet Galli, Gabriela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galli, Gabriela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fleury, Lorena Cândido
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Blanco, Gabriela Dias
contributor_str_mv Fleury, Lorena Cândido
Blanco, Gabriela Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais : Ensino
Sociologia
Ensino médio
Cidadania
topic Ciências sociais : Ensino
Sociologia
Ensino médio
Cidadania
Sociology
High school
Citizenship
dc.subject.eng.fl_str_mv Sociology
High school
Citizenship
description O presente estudo constitui-se no trabalho de conclusão de curso para qual se elegeu como objeto de pesquisa: a disciplina de Sociologia e suas contribuições na formação cidadã dos alunos de ensino médio. Nesse sentido, com as mudanças ocorridas no progresso histórico, cultural e social da humanidade, muitos paradigmas foram quebrados e no campo da educação não é diferente. Assim, é fundamental no processo de construção de uma sociedade desenvolvida, igualitária e cívica, que se inicie com a socialização dos alunos no ambiente escolar. Podemos destacar, nesse processo de construção da sociedade por meio da instituição escolar, a contribuição da Sociologia, disciplina pertencente à grade do ensino médio, que apresenta como viés, a formação integral do ser humano para a vivência em sociedade. A Sociologia tem um papel fundamental na formação cidadã dos jovens, sendo assim, as aulas ministradas pelos professores devem ser utilizadas como instrumentos de inovação e observação. A cidadania é um dos temas que se desenvolve em meio a toda questão sociológica e anda lado a lado na jornada educacional. Sendo assim neste trabalho utilizou-se a observação participante a fim de entender como se desenvolvem os jovens estando em contato com temas necessários para sua cidadania. Também pressupõe a participação do professor e seu papel nessa construção.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T10:29:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261940
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172687
url http://hdl.handle.net/10183/261940
identifier_str_mv 001172687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261940/2/001172687.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261940/1/001172687.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a521882c156031d3f6906ebe802a3bf7
342377d13e9873215e148a7f62b467bf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224663890657280