Análise dos trabalhos selecionados para apresentação no Salão UFRGS Jovem de 2014 a 2017
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236238 |
Resumo: | O aprendizado escolar a partir de projetos de pesquisa exige do aluno comprometimento e desenvolvimento cognitivo em geral. Um meio de valorizar este método é oportunizar ao aluno apresentar suas pesquisas e experimentos, através de eventos de divulgação científica como feiras de ciências, mostras científicas/técnicas ou salão de iniciação científica, onde o aluno pode também desenvolver a expressão oral e a capacidade de argumentação. O Salão UFRGS Jovem é um exemplo de evento de divulgação científica que por ocorrer dentro da universidade ainda proporciona a interação da comunidade da educação básica com a educação superior. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é caracterizar o evento quanto à participação das redes de ensino, as áreas do conhecimento e as temáticas mais abordadas pelos apresentadores, ainda verificar se as pesquisas partem de algum projeto escolar e, por último, o tipo de apoio recebido pelos alunos e orientadores. A partir da análise documental de informações do Salão UFRGS Jovem dos anos de 2014 a 2017, observou-se uma baixa participação da rede pública no evento demonstrando a necessidade de haver mais projetos que incentivem a realização de Iniciação Científica nas redes públicas de Educação Básica. Também se constatou uma tendência forte dos trabalhos apresentados serem da área das ciências naturais, predominando a realização de estudos nas temáticas: ciência, saúde e ambiente. Este resultado indica uma preconcepção dos tipos de trabalhos que se encaixam no evento seja pela estereotipagem, seja pela formação dos orientadores serem mais frequentemente da área de ciências da natureza, ou também por falta de incentivo aos professores de outras áreas a desenvolverem pesquisas com os seus alunos. Os dados ainda informam a importância do apoio por parte da direção escolar e dos colegas professores para a realização das atividades de pesquisa e a participação no Salão UFRGS Jovem, sendo que a maioria dos trabalhos apresentados teve amparo no seu desenvolvimento. |
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