Divulgação Científica na Escola Básica: um Estudo Sobre o Salão UFRGS Jovem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nedel Oliveira, Victor Hugo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Giordani Vasques, Daniel, Favero Netto, Daniela, Locatelli Taufer, Adauto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7862
Resumo: Este artigo contém um estudo sobre o Salão UFRGS Jovem, evento de divulgação científica destinado à apresentação de pesquisas elaboradas por estudantes de todas as etapas do ensino básico de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo da investigação empreendida foi descrever e analisar as pesquisas selecionadas para apresentação nesse evento entre os anos de 2017 e 2019. A pesquisa de caráter quantitativo-qualitativo explorou, a partir de estudo de caso, dados referentes aos trabalhos aprovados nesse evento, no recorte temporal referido, por meio de análise documental. A coleta de dados das fontes documentais se deu pela busca de informações relativas à instituição que promove o Salão UFRGS Jovem em um site de acesso público. Os resultados obtidos indicam, entre outras conclusões, que: (a) 20,5% dos trabalhos aceitos foram oriundos de escolas públicas, contra 79,5% de escolas privadas; (b) das dez instituições com maior número de trabalhos selecionados, duas foram de escolas públicas (20%), uma da rede estadual e outra da rede federal, e oito foram de instituições privadas de ensino (80%); (c) houve mais trabalhos selecionados entre estudantes do ensino médio (39,9%) e das séries finais do ensino fundamental (38,5%); (d) houve distribuição desigual dos trabalhos entre as áreas do conhecimento, pois as Ciências da Natureza concentrou 50,9% dos trabalhos selecionados. Acredita-se que essas considerações possam fomentar significativas discussões e importantes reflexões a respeito desse relevante evento de iniciação científica destinado aos estudantes da escola básica, sobretudo nos aspectos concernentes aos resultados obtidos nesta análise.
id UNILASALLE-2_a1112ba0816e52b9fd8d983f18939088
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7862
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Divulgação Científica na Escola Básica: um Estudo Sobre o Salão UFRGS JovemEducação; Escola Básica; Ciência; Iniciação Centífica; Divulgação Científicainiciação científica; escola básica; divulgação científica; Salão UFRGS Jovem.Este artigo contém um estudo sobre o Salão UFRGS Jovem, evento de divulgação científica destinado à apresentação de pesquisas elaboradas por estudantes de todas as etapas do ensino básico de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo da investigação empreendida foi descrever e analisar as pesquisas selecionadas para apresentação nesse evento entre os anos de 2017 e 2019. A pesquisa de caráter quantitativo-qualitativo explorou, a partir de estudo de caso, dados referentes aos trabalhos aprovados nesse evento, no recorte temporal referido, por meio de análise documental. A coleta de dados das fontes documentais se deu pela busca de informações relativas à instituição que promove o Salão UFRGS Jovem em um site de acesso público. Os resultados obtidos indicam, entre outras conclusões, que: (a) 20,5% dos trabalhos aceitos foram oriundos de escolas públicas, contra 79,5% de escolas privadas; (b) das dez instituições com maior número de trabalhos selecionados, duas foram de escolas públicas (20%), uma da rede estadual e outra da rede federal, e oito foram de instituições privadas de ensino (80%); (c) houve mais trabalhos selecionados entre estudantes do ensino médio (39,9%) e das séries finais do ensino fundamental (38,5%); (d) houve distribuição desigual dos trabalhos entre as áreas do conhecimento, pois as Ciências da Natureza concentrou 50,9% dos trabalhos selecionados. Acredita-se que essas considerações possam fomentar significativas discussões e importantes reflexões a respeito desse relevante evento de iniciação científica destinado aos estudantes da escola básica, sobretudo nos aspectos concernentes aos resultados obtidos nesta análise.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasFAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RSNedel Oliveira, Victor HugoGiordani Vasques, DanielFavero Netto, DanielaLocatelli Taufer, Adauto2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/786210.18316/recc.v26i2.7862Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 2 (2021); p. 01-162236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7862/pdfDireitos autorais 2021 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-09T15:17:12Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/7862Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-09-09T15:17:12Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Divulgação Científica na Escola Básica: um Estudo Sobre o Salão UFRGS Jovem
title Divulgação Científica na Escola Básica: um Estudo Sobre o Salão UFRGS Jovem
spellingShingle Divulgação Científica na Escola Básica: um Estudo Sobre o Salão UFRGS Jovem
Nedel Oliveira, Victor Hugo
Educação; Escola Básica; Ciência; Iniciação Centífica; Divulgação Científica
iniciação científica; escola básica; divulgação científica; Salão UFRGS Jovem.
title_short Divulgação Científica na Escola Básica: um Estudo Sobre o Salão UFRGS Jovem
title_full Divulgação Científica na Escola Básica: um Estudo Sobre o Salão UFRGS Jovem
title_fullStr Divulgação Científica na Escola Básica: um Estudo Sobre o Salão UFRGS Jovem
title_full_unstemmed Divulgação Científica na Escola Básica: um Estudo Sobre o Salão UFRGS Jovem
title_sort Divulgação Científica na Escola Básica: um Estudo Sobre o Salão UFRGS Jovem
author Nedel Oliveira, Victor Hugo
author_facet Nedel Oliveira, Victor Hugo
Giordani Vasques, Daniel
Favero Netto, Daniela
Locatelli Taufer, Adauto
author_role author
author2 Giordani Vasques, Daniel
Favero Netto, Daniela
Locatelli Taufer, Adauto
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPERGS - Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS
dc.contributor.author.fl_str_mv Nedel Oliveira, Victor Hugo
Giordani Vasques, Daniel
Favero Netto, Daniela
Locatelli Taufer, Adauto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Escola Básica; Ciência; Iniciação Centífica; Divulgação Científica
iniciação científica; escola básica; divulgação científica; Salão UFRGS Jovem.
topic Educação; Escola Básica; Ciência; Iniciação Centífica; Divulgação Científica
iniciação científica; escola básica; divulgação científica; Salão UFRGS Jovem.
description Este artigo contém um estudo sobre o Salão UFRGS Jovem, evento de divulgação científica destinado à apresentação de pesquisas elaboradas por estudantes de todas as etapas do ensino básico de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo da investigação empreendida foi descrever e analisar as pesquisas selecionadas para apresentação nesse evento entre os anos de 2017 e 2019. A pesquisa de caráter quantitativo-qualitativo explorou, a partir de estudo de caso, dados referentes aos trabalhos aprovados nesse evento, no recorte temporal referido, por meio de análise documental. A coleta de dados das fontes documentais se deu pela busca de informações relativas à instituição que promove o Salão UFRGS Jovem em um site de acesso público. Os resultados obtidos indicam, entre outras conclusões, que: (a) 20,5% dos trabalhos aceitos foram oriundos de escolas públicas, contra 79,5% de escolas privadas; (b) das dez instituições com maior número de trabalhos selecionados, duas foram de escolas públicas (20%), uma da rede estadual e outra da rede federal, e oito foram de instituições privadas de ensino (80%); (c) houve mais trabalhos selecionados entre estudantes do ensino médio (39,9%) e das séries finais do ensino fundamental (38,5%); (d) houve distribuição desigual dos trabalhos entre as áreas do conhecimento, pois as Ciências da Natureza concentrou 50,9% dos trabalhos selecionados. Acredita-se que essas considerações possam fomentar significativas discussões e importantes reflexões a respeito desse relevante evento de iniciação científica destinado aos estudantes da escola básica, sobretudo nos aspectos concernentes aos resultados obtidos nesta análise.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7862
10.18316/recc.v26i2.7862
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7862
identifier_str_mv 10.18316/recc.v26i2.7862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7862/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 26, n. 2 (2021); p. 01-16
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165869428277248