Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242598 |
Resumo: | A compreensão leitora é uma habilidade complexa e desafia muitos estudantes. Investigações nessa temática são ainda escassas no Ensino Médio, apesar de fundamentais, pois a falta de domínio da compreensão compromete a aprendizagem do adolescente, dificultando sua ascensão à Educação Superior. Este estudo, fundamentado na Psicologia Cognitiva, teve o objetivo de investigar a relação entre a compreensão leitora (tarefa Cloze) e o desempenho acadêmico (prova de Linguagens do Enem) em 80 alunos do 3ºano do Ensino Médio. Trata-se de um estudo quantitativo, com análise descritiva e inferencial dos dados. Verificaram-se correlações (Spearman) significativas e positivas, de modo que uma melhor compreensão leitora relaciona-se a um melhor desempenho acadêmico. As implicações educacionais sugerem um olhar amplo sobre essa habilidade que requer avaliações múltiplas, intervenções multiníveis, além de políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento da compreensão leitora no Ensino Médio. |
id |
UFRGS-2_85e89050fbef006bd0a89587af89891f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242598 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Thornton, Alessandra FigueiróCorso, Luciana Vellinho2022-07-15T04:49:38Z20221809-3876http://hdl.handle.net/10183/242598001144776A compreensão leitora é uma habilidade complexa e desafia muitos estudantes. Investigações nessa temática são ainda escassas no Ensino Médio, apesar de fundamentais, pois a falta de domínio da compreensão compromete a aprendizagem do adolescente, dificultando sua ascensão à Educação Superior. Este estudo, fundamentado na Psicologia Cognitiva, teve o objetivo de investigar a relação entre a compreensão leitora (tarefa Cloze) e o desempenho acadêmico (prova de Linguagens do Enem) em 80 alunos do 3ºano do Ensino Médio. Trata-se de um estudo quantitativo, com análise descritiva e inferencial dos dados. Verificaram-se correlações (Spearman) significativas e positivas, de modo que uma melhor compreensão leitora relaciona-se a um melhor desempenho acadêmico. As implicações educacionais sugerem um olhar amplo sobre essa habilidade que requer avaliações múltiplas, intervenções multiníveis, além de políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento da compreensão leitora no Ensino Médio.Reading comprehension is a complex skill and it challenges many students. Investigations on this theme are still rare in High School, although fundamental, as the lack of mastery in reading comprehension compromises the adolescent's learning, making it difficult for him/her to ascend to Higher Education. This study, based on Cognitive Psychology,aimed to investigatethe relationship between reading comprehension (Cloze task) and academic performance (ENEM) in 80 students in the 12thgradeof High School.This is a quantitative study,with descriptive and inferential data analysis.Significant and positive correlations (Spearman) were found, so that a better reading comprehension is related to a better academic performance. The educational implications suggest a broad look at this skill that requires multiple assessments, multilevel interventions, in addition to educational policies aimed at developing reading comprehension in High School.La comprensión lectora es una habilidad compleja y desafía a muchos estudiantes. Las investigaciones sobre este tema aún son escasas en la escuela secundaria, aunque es fundamental, ya quela falta de dominio de la comprensión compromete el aprendizaje de los adolescentes, lo que les dificulta ascender a la educación superior. Este estudio, basado en la Psicología Cognitiva,tuvo como objetivoinvestigarla relación entre la comprensión lectora (tarea Cloze) y el rendimiento académico (ENEM) en 80 estudiantes en el tercer año de la Escuela Secundaria. Se trata de un estudio cuantitativo, con análisis de datos descriptivos e inferenciales.Se encontraron correlaciones significativas y positivas (Spearman), por lo que una mejor comprensión de lectura se relaciona con un mejor rendimiento académico. Las implicaciones educativas sugieren una visión amplia de esta habilidad que requiere múltiples evaluaciones, intervenciones de varios niveles y políticas educativas para desarrollar la comprensión lectora en la Escuela Secundaria.application/pdfporRevista e-Curriculum. São Paulo. Vol. 20, n. 2 (2022), p. 1513 - 1541LeituraEnsino médioInterpretação de textoReading comprehensionReadingAcademic performanceHigh SchoolComprensión lectoraLecturaRendimiento académicoEscuela SecundariaCompreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médioReading comprehension and academic performance in high school Comprensión lectora y rendimiento en la escuela secundaria info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144776.pdf.txt001144776.pdf.txtExtracted Texttext/plain64859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242598/2/001144776.pdf.txt4da971513864f6ce610cefc6bfbf60b0MD52ORIGINAL001144776.pdfTexto completoapplication/pdf434096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242598/1/001144776.pdf33f84f93a2ca809adccb202dd2b7a8a5MD5110183/2425982022-07-16 05:05:46.408708oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242598Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-16T08:05:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Reading comprehension and academic performance in high school |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Comprensión lectora y rendimiento en la escuela secundaria |
title |
Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio |
spellingShingle |
Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio Thornton, Alessandra Figueiró Leitura Ensino médio Interpretação de texto Reading comprehension Reading Academic performance High School Comprensión lectora Lectura Rendimiento académico Escuela Secundaria |
title_short |
Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio |
title_full |
Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio |
title_fullStr |
Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio |
title_sort |
Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio |
author |
Thornton, Alessandra Figueiró |
author_facet |
Thornton, Alessandra Figueiró Corso, Luciana Vellinho |
author_role |
author |
author2 |
Corso, Luciana Vellinho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thornton, Alessandra Figueiró Corso, Luciana Vellinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Ensino médio Interpretação de texto |
topic |
Leitura Ensino médio Interpretação de texto Reading comprehension Reading Academic performance High School Comprensión lectora Lectura Rendimiento académico Escuela Secundaria |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading comprehension Reading Academic performance High School |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Comprensión lectora Lectura Rendimiento académico Escuela Secundaria |
description |
A compreensão leitora é uma habilidade complexa e desafia muitos estudantes. Investigações nessa temática são ainda escassas no Ensino Médio, apesar de fundamentais, pois a falta de domínio da compreensão compromete a aprendizagem do adolescente, dificultando sua ascensão à Educação Superior. Este estudo, fundamentado na Psicologia Cognitiva, teve o objetivo de investigar a relação entre a compreensão leitora (tarefa Cloze) e o desempenho acadêmico (prova de Linguagens do Enem) em 80 alunos do 3ºano do Ensino Médio. Trata-se de um estudo quantitativo, com análise descritiva e inferencial dos dados. Verificaram-se correlações (Spearman) significativas e positivas, de modo que uma melhor compreensão leitora relaciona-se a um melhor desempenho acadêmico. As implicações educacionais sugerem um olhar amplo sobre essa habilidade que requer avaliações múltiplas, intervenções multiníveis, além de políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento da compreensão leitora no Ensino Médio. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-15T04:49:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/242598 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1809-3876 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001144776 |
identifier_str_mv |
1809-3876 001144776 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/242598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista e-Curriculum. São Paulo. Vol. 20, n. 2 (2022), p. 1513 - 1541 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242598/2/001144776.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242598/1/001144776.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4da971513864f6ce610cefc6bfbf60b0 33f84f93a2ca809adccb202dd2b7a8a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447798079815680 |