Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thornton, Alessandra Figueiró
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Corso, Luciana Vellinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242598
Resumo: A compreensão leitora é uma habilidade complexa e desafia muitos estudantes. Investigações nessa temática são ainda escassas no Ensino Médio, apesar de fundamentais, pois a falta de domínio da compreensão compromete a aprendizagem do adolescente, dificultando sua ascensão à Educação Superior. Este estudo, fundamentado na Psicologia Cognitiva, teve o objetivo de investigar a relação entre a compreensão leitora (tarefa Cloze) e o desempenho acadêmico (prova de Linguagens do Enem) em 80 alunos do 3ºano do Ensino Médio. Trata-se de um estudo quantitativo, com análise descritiva e inferencial dos dados. Verificaram-se correlações (Spearman) significativas e positivas, de modo que uma melhor compreensão leitora relaciona-se a um melhor desempenho acadêmico. As implicações educacionais sugerem um olhar amplo sobre essa habilidade que requer avaliações múltiplas, intervenções multiníveis, além de políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento da compreensão leitora no Ensino Médio.
id UFRGS-2_85e89050fbef006bd0a89587af89891f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242598
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Thornton, Alessandra FigueiróCorso, Luciana Vellinho2022-07-15T04:49:38Z20221809-3876http://hdl.handle.net/10183/242598001144776A compreensão leitora é uma habilidade complexa e desafia muitos estudantes. Investigações nessa temática são ainda escassas no Ensino Médio, apesar de fundamentais, pois a falta de domínio da compreensão compromete a aprendizagem do adolescente, dificultando sua ascensão à Educação Superior. Este estudo, fundamentado na Psicologia Cognitiva, teve o objetivo de investigar a relação entre a compreensão leitora (tarefa Cloze) e o desempenho acadêmico (prova de Linguagens do Enem) em 80 alunos do 3ºano do Ensino Médio. Trata-se de um estudo quantitativo, com análise descritiva e inferencial dos dados. Verificaram-se correlações (Spearman) significativas e positivas, de modo que uma melhor compreensão leitora relaciona-se a um melhor desempenho acadêmico. As implicações educacionais sugerem um olhar amplo sobre essa habilidade que requer avaliações múltiplas, intervenções multiníveis, além de políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento da compreensão leitora no Ensino Médio.Reading comprehension is a complex skill and it challenges many students. Investigations on this theme are still rare in High School, although fundamental, as the lack of mastery in reading comprehension compromises the adolescent's learning, making it difficult for him/her to ascend to Higher Education. This study, based on Cognitive Psychology,aimed to investigatethe relationship between reading comprehension (Cloze task) and academic performance (ENEM) in 80 students in the 12thgradeof High School.This is a quantitative study,with descriptive and inferential data analysis.Significant and positive correlations (Spearman) were found, so that a better reading comprehension is related to a better academic performance. The educational implications suggest a broad look at this skill that requires multiple assessments, multilevel interventions, in addition to educational policies aimed at developing reading comprehension in High School.La comprensión lectora es una habilidad compleja y desafía a muchos estudiantes. Las investigaciones sobre este tema aún son escasas en la escuela secundaria, aunque es fundamental, ya quela falta de dominio de la comprensión compromete el aprendizaje de los adolescentes, lo que les dificulta ascender a la educación superior. Este estudio, basado en la Psicología Cognitiva,tuvo como objetivoinvestigarla relación entre la comprensión lectora (tarea Cloze) y el rendimiento académico (ENEM) en 80 estudiantes en el tercer año de la Escuela Secundaria. Se trata de un estudio cuantitativo, con análisis de datos descriptivos e inferenciales.Se encontraron correlaciones significativas y positivas (Spearman), por lo que una mejor comprensión de lectura se relaciona con un mejor rendimiento académico. Las implicaciones educativas sugieren una visión amplia de esta habilidad que requiere múltiples evaluaciones, intervenciones de varios niveles y políticas educativas para desarrollar la comprensión lectora en la Escuela Secundaria.application/pdfporRevista e-Curriculum. São Paulo. Vol. 20, n. 2 (2022), p. 1513 - 1541LeituraEnsino médioInterpretação de textoReading comprehensionReadingAcademic performanceHigh SchoolComprensión lectoraLecturaRendimiento académicoEscuela SecundariaCompreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médioReading comprehension and academic performance in high school Comprensión lectora y rendimiento en la escuela secundaria info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144776.pdf.txt001144776.pdf.txtExtracted Texttext/plain64859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242598/2/001144776.pdf.txt4da971513864f6ce610cefc6bfbf60b0MD52ORIGINAL001144776.pdfTexto completoapplication/pdf434096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242598/1/001144776.pdf33f84f93a2ca809adccb202dd2b7a8a5MD5110183/2425982022-07-16 05:05:46.408708oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242598Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-16T08:05:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Reading comprehension and academic performance in high school
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Comprensión lectora y rendimiento en la escuela secundaria
title Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio
spellingShingle Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio
Thornton, Alessandra Figueiró
Leitura
Ensino médio
Interpretação de texto
Reading comprehension
Reading
Academic performance
High School
Comprensión lectora
Lectura
Rendimiento académico
Escuela Secundaria
title_short Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio
title_full Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio
title_fullStr Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio
title_full_unstemmed Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio
title_sort Compreensão leitora e desempenho acadêmico no ensino médio
author Thornton, Alessandra Figueiró
author_facet Thornton, Alessandra Figueiró
Corso, Luciana Vellinho
author_role author
author2 Corso, Luciana Vellinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thornton, Alessandra Figueiró
Corso, Luciana Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Ensino médio
Interpretação de texto
topic Leitura
Ensino médio
Interpretação de texto
Reading comprehension
Reading
Academic performance
High School
Comprensión lectora
Lectura
Rendimiento académico
Escuela Secundaria
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading comprehension
Reading
Academic performance
High School
dc.subject.spa.fl_str_mv Comprensión lectora
Lectura
Rendimiento académico
Escuela Secundaria
description A compreensão leitora é uma habilidade complexa e desafia muitos estudantes. Investigações nessa temática são ainda escassas no Ensino Médio, apesar de fundamentais, pois a falta de domínio da compreensão compromete a aprendizagem do adolescente, dificultando sua ascensão à Educação Superior. Este estudo, fundamentado na Psicologia Cognitiva, teve o objetivo de investigar a relação entre a compreensão leitora (tarefa Cloze) e o desempenho acadêmico (prova de Linguagens do Enem) em 80 alunos do 3ºano do Ensino Médio. Trata-se de um estudo quantitativo, com análise descritiva e inferencial dos dados. Verificaram-se correlações (Spearman) significativas e positivas, de modo que uma melhor compreensão leitora relaciona-se a um melhor desempenho acadêmico. As implicações educacionais sugerem um olhar amplo sobre essa habilidade que requer avaliações múltiplas, intervenções multiníveis, além de políticas educacionais voltadas para o desenvolvimento da compreensão leitora no Ensino Médio.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-15T04:49:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242598
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-3876
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001144776
identifier_str_mv 1809-3876
001144776
url http://hdl.handle.net/10183/242598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista e-Curriculum. São Paulo. Vol. 20, n. 2 (2022), p. 1513 - 1541
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242598/2/001144776.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242598/1/001144776.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4da971513864f6ce610cefc6bfbf60b0
33f84f93a2ca809adccb202dd2b7a8a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447798079815680