Pesquisa de satisfação de clientes pessoas físicas exclusivos da agência Florianópolis do Banco do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mioto, Maristela Oro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14136
Resumo: Este trabalho buscou efetuar uma avaliação do grau de satisfação dos clientes pessoas físicas exclusivos da agência Florianópolis do BB, cujos indicadores de satisfação são atributos que o cliente identifica como os mais valorizados ao ser atendido. Para atingir este objetivo, fez-se inicialmente uma fundamentação teórica sobre temas relacionados ao valor do cliente para as empresas, como: satisfação, fidelização, retenção, programas de relacionamento, rentabilidade, marketing de relacionamento, gestão da experiência do cliente, comportamento do consumidor e marketing de serviços, com ênfase no marketing de serviços financeiros. Posteriormente efetuou-se uma pesquisa quantitativa pelo método survey do tipo descritiva com indicadores de satisfação já estabelecidos em normas e pesquisas anteriores do Banco do Brasil. Como resultado da pesquisa efetuada, foi possível identificar o grau de satisfação geral que foi de 5,13 e a média de 20 indicadores de satisfação. Os principais pontos fortes avaliados foram: cortesia, presteza e atenção, demonstração de interesse, ambiente organizado, comodidade e conveniência e segurança e confiabilidade. Os principais pontos fracos avaliados foram: preços e tarifas, atendimento telefônico, produtos e serviços, comunicação e apoios e patrocínios. Dos entrevistados 29% declararam não conhecer o programa de relacionamento e 35% não conhecer/utilizar os pontos do cartão. Os principais bancos onde os clientes possuem conta são a Caixa Federal, o Besc e o Santander. Os principais serviços utilizados na concorrência são: cheque especial, aplicações e empréstimos/financiamentos.
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