Base nacional comum curricular e competências infocomunicacionais: uma análise de correlação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela de Assis
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Borges, Jussara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234165
Resumo: Dentre as dez competências gerais propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) para a educação básica no Brasil, pelo menos quatro mencionam a atenção para o uso de recursos ou vivências digitais, duas outras tratam mais especificamente de conteúdo e uma outra competência foca no diálogo e cooperação. O objetivo deste artigo é analisar se existe correlação entre as competências gerais previstas na BNCC e conceitos acadêmicos, nomeadamente no âmbito das competências infocomunicacionais. Como metodologia, foram realizadas revisão bibliográfica sobre os conceitos relacionados à Alfabetização Informacional (Alfin) e Midiática, Competências Infocomunicacionais e New Media Literacy; além de análise da BNCC à luz das discussões teóricas. Entre os resultados da pesquisa, evidenciou-se apropriação pela BNCC de referências teóricas atuais, tendo correlação maior com as competências em informação, que se referem à capacidade de localizar, avaliar e aplicar a informação.
id UFRGS-2_86981664f486f47cd5f20fbeaf977e7d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234165
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Daniela de AssisBorges, Jussara2022-01-19T04:36:11Z20201809-5844http://hdl.handle.net/10183/234165001135964Dentre as dez competências gerais propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) para a educação básica no Brasil, pelo menos quatro mencionam a atenção para o uso de recursos ou vivências digitais, duas outras tratam mais especificamente de conteúdo e uma outra competência foca no diálogo e cooperação. O objetivo deste artigo é analisar se existe correlação entre as competências gerais previstas na BNCC e conceitos acadêmicos, nomeadamente no âmbito das competências infocomunicacionais. Como metodologia, foram realizadas revisão bibliográfica sobre os conceitos relacionados à Alfabetização Informacional (Alfin) e Midiática, Competências Infocomunicacionais e New Media Literacy; além de análise da BNCC à luz das discussões teóricas. Entre os resultados da pesquisa, evidenciou-se apropriação pela BNCC de referências teóricas atuais, tendo correlação maior com as competências em informação, que se referem à capacidade de localizar, avaliar e aplicar a informação.Among the ten general skills proposed in the National Common Curriculum Base (BNCC, 2018) for basic education in Brazil, at least four mention attention to the use of resources or digital experiences, two others deal more specifically with content and another competence focuses on dialogue and cooperation. The purpose of this paper is to observe if there is a correlation between the general competences foreseen in the BNCC and the academic conceptual, namely in the scope of the infocommunication skills. A bibliographical review was carried out on the concepts related to Mediatic and Information Literacy (Alfin), Infocommunication Skills and New Media Literacy along with a BNCC analysis in the light of theoretical discussions were carried out as a methodology. Among the results of the research, BNCC’s appropriation of current theoretical references showed a greater correlation with information skills, which refer to the ability to locate, evaluate and apply information.De las 10 competencias generales propuestas en la Base Nacional Común Curricular (BNCC, 2018) para la educación básica en Brasil, al menos cuatro mencionan atención para el uso de recursos o vivencias digitales, otras dos tratan más específicamente de contenido y otra competencia se centra en el diálogo y cooperación. El objetivo de este artículo es analizar si existe correlación entre las competencias generales previstas en la BNCC y los avances conceptuales académicos, especialmente en el ámbito de las competencias infocomunicacionales. Como metodología, fueron realizadas revisión bibliográfica sobre los conceptos relacionados a la Alfabetización Informacional (Alfin) y Midiática, Competencias Infocomunicacionales y New Media Literacy; además de análisis de la BNCC a la luz de las discusiones teóricas. Entre los resultados de la investigación, se evidenció apropiación por la BNCC de referencias teóricas actuales, teniendo una correlación mayor con las competencias en información, que se refieren a la capacidad de localizar, evaluar y aplicar la información.application/pdfporIntercom : Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo. Vol. 43, n. 3 (set./dez. 2020), p. 99-114Competência informacionalEnsino médio : BrasilInformation and media literacyInfocommunication skillsNew media literacyHigh schoolAlfabetización informacional y midiáticaCompetencias infocomunicacionalesNew media literacyBachillerBase nacional comum curricular e competências infocomunicacionais: uma análise de correlaçãoNational common curriculum base and infocommunication skills: a correlation analysisBase nacional común curricular y competencias infocomunicacionales: un análisis de correlacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135964.pdf.txt001135964.pdf.txtExtracted Texttext/plain45929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234165/2/001135964.pdf.txte87eab59746d934c2d7b7d9be1e58d47MD52ORIGINAL001135964.pdfTexto completoapplication/pdf799094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234165/1/001135964.pdf8b6ffcfdda08fd61fe8e975b112441a2MD5110183/2341652022-07-22 04:52:54.44755oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234165Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:52:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Base nacional comum curricular e competências infocomunicacionais: uma análise de correlação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv National common curriculum base and infocommunication skills: a correlation analysis
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Base nacional común curricular y competencias infocomunicacionales: un análisis de correlación
title Base nacional comum curricular e competências infocomunicacionais: uma análise de correlação
spellingShingle Base nacional comum curricular e competências infocomunicacionais: uma análise de correlação
Silva, Daniela de Assis
Competência informacional
Ensino médio : Brasil
Information and media literacy
Infocommunication skills
New media literacy
High school
Alfabetización informacional y midiática
Competencias infocomunicacionales
New media literacy
Bachiller
title_short Base nacional comum curricular e competências infocomunicacionais: uma análise de correlação
title_full Base nacional comum curricular e competências infocomunicacionais: uma análise de correlação
title_fullStr Base nacional comum curricular e competências infocomunicacionais: uma análise de correlação
title_full_unstemmed Base nacional comum curricular e competências infocomunicacionais: uma análise de correlação
title_sort Base nacional comum curricular e competências infocomunicacionais: uma análise de correlação
author Silva, Daniela de Assis
author_facet Silva, Daniela de Assis
Borges, Jussara
author_role author
author2 Borges, Jussara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela de Assis
Borges, Jussara
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional
Ensino médio : Brasil
topic Competência informacional
Ensino médio : Brasil
Information and media literacy
Infocommunication skills
New media literacy
High school
Alfabetización informacional y midiática
Competencias infocomunicacionales
New media literacy
Bachiller
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and media literacy
Infocommunication skills
New media literacy
High school
dc.subject.spa.fl_str_mv Alfabetización informacional y midiática
Competencias infocomunicacionales
New media literacy
Bachiller
description Dentre as dez competências gerais propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) para a educação básica no Brasil, pelo menos quatro mencionam a atenção para o uso de recursos ou vivências digitais, duas outras tratam mais especificamente de conteúdo e uma outra competência foca no diálogo e cooperação. O objetivo deste artigo é analisar se existe correlação entre as competências gerais previstas na BNCC e conceitos acadêmicos, nomeadamente no âmbito das competências infocomunicacionais. Como metodologia, foram realizadas revisão bibliográfica sobre os conceitos relacionados à Alfabetização Informacional (Alfin) e Midiática, Competências Infocomunicacionais e New Media Literacy; além de análise da BNCC à luz das discussões teóricas. Entre os resultados da pesquisa, evidenciou-se apropriação pela BNCC de referências teóricas atuais, tendo correlação maior com as competências em informação, que se referem à capacidade de localizar, avaliar e aplicar a informação.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-19T04:36:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234165
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-5844
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135964
identifier_str_mv 1809-5844
001135964
url http://hdl.handle.net/10183/234165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Intercom : Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo. Vol. 43, n. 3 (set./dez. 2020), p. 99-114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234165/2/001135964.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234165/1/001135964.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e87eab59746d934c2d7b7d9be1e58d47
8b6ffcfdda08fd61fe8e975b112441a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447780799283200