CatarZe-me : práticas performativas para cavar bem dentro de si

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Jessica Bittencourt
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/114576
Resumo: É possível acessar camadas desconhecidas de si? Apoiando-se na não- intencionalidade e no caráter místico da arte da performance (Glusberg, 2009), a pesquisa reflete sobre a criação intuitiva, debruçando-se sobre o fluxo criativo e ressignificando-o, a partir do material oriundo da oficina "CatarZe-me", realizada com alunos de 13 à 15 anos em uma disciplina complementar de “Cinema”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo, em Porto Alegre (RS). Busca-se o auto-confronto e a purgação através da criação. É permitir que se abra uma caixa de Pandora e deixar que os demônios dancem (Gomés-Peña, 2005). É mais do que se por em estado de criação fluida, mas se EXpor, não como homo sapiens, mas como homo vulnerabilis (Berger apud Glusberg, 2009), “criatura cujo corpo sofre o duplo trauma do nascimento e da morte".
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