CatarZe-me : práticas performativas para cavar bem dentro de si

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Jessica Bittencourt
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/114576
Resumo: É possível acessar camadas desconhecidas de si? Apoiando-se na não- intencionalidade e no caráter místico da arte da performance (Glusberg, 2009), a pesquisa reflete sobre a criação intuitiva, debruçando-se sobre o fluxo criativo e ressignificando-o, a partir do material oriundo da oficina "CatarZe-me", realizada com alunos de 13 à 15 anos em uma disciplina complementar de “Cinema”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo, em Porto Alegre (RS). Busca-se o auto-confronto e a purgação através da criação. É permitir que se abra uma caixa de Pandora e deixar que os demônios dancem (Gomés-Peña, 2005). É mais do que se por em estado de criação fluida, mas se EXpor, não como homo sapiens, mas como homo vulnerabilis (Berger apud Glusberg, 2009), “criatura cujo corpo sofre o duplo trauma do nascimento e da morte".
id UFRGS-2_875e79846c2178ae99d154eba4fcdb9b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114576
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barreto, Jessica BittencourtSilveira Júnior, Mesac Roberto2015-03-28T01:57:31Z2014http://hdl.handle.net/10183/114576000952953É possível acessar camadas desconhecidas de si? Apoiando-se na não- intencionalidade e no caráter místico da arte da performance (Glusberg, 2009), a pesquisa reflete sobre a criação intuitiva, debruçando-se sobre o fluxo criativo e ressignificando-o, a partir do material oriundo da oficina "CatarZe-me", realizada com alunos de 13 à 15 anos em uma disciplina complementar de “Cinema”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo, em Porto Alegre (RS). Busca-se o auto-confronto e a purgação através da criação. É permitir que se abra uma caixa de Pandora e deixar que os demônios dancem (Gomés-Peña, 2005). É mais do que se por em estado de criação fluida, mas se EXpor, não como homo sapiens, mas como homo vulnerabilis (Berger apud Glusberg, 2009), “criatura cujo corpo sofre o duplo trauma do nascimento e da morte".It’s possible to acess our unknown layers? Holding on the non intencionality and in the mistic caracter of the performance art (Glusberg, 2009), this study reflects about the in intuitive criation, laying over the criative flow and re-meaning it, starting from the material obteined in the workshop “CatarZe-me", released with 13 to 15 years old students in complementar lecture of “Cinema” i n Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo, at Porto Alegre (RS). It search for the self confront and the purgation through criation. Letting that open a Pandoras Box and the letting the demons dancing (Gomês-Peña, 2005). It’s more than put yourself in a state of fluid criation, but to EXposse, not as a homo sapiens, but as homo vulnerabilis (Berger apud Glusberg, 2009), “creature whose body suffer the double trauma of birth and death”.”application/pdfporTeatro : PedagogiaPerformance (Teatro)Arte : VidaPerformanceTheater pedagogyLive and artCatarZe-me : práticas performativas para cavar bem dentro de siinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2014Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952953.pdf000952953.pdfTexto completoapplication/pdf878082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114576/1/000952953.pdfa5ff0b6a65803795eed993825296905cMD51TEXT000952953.pdf.txt000952953.pdf.txtExtracted Texttext/plain64577http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114576/2/000952953.pdf.txtad1e6e387076a99889d1bf7cb53a662fMD52THUMBNAIL000952953.pdf.jpg000952953.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114576/3/000952953.pdf.jpg16151d8c857f7ac984b6093250a464ecMD5310183/1145762018-10-19 10:02:03.393oai:www.lume.ufrgs.br:10183/114576Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:02:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv CatarZe-me : práticas performativas para cavar bem dentro de si
title CatarZe-me : práticas performativas para cavar bem dentro de si
spellingShingle CatarZe-me : práticas performativas para cavar bem dentro de si
Barreto, Jessica Bittencourt
Teatro : Pedagogia
Performance (Teatro)
Arte : Vida
Performance
Theater pedagogy
Live and art
title_short CatarZe-me : práticas performativas para cavar bem dentro de si
title_full CatarZe-me : práticas performativas para cavar bem dentro de si
title_fullStr CatarZe-me : práticas performativas para cavar bem dentro de si
title_full_unstemmed CatarZe-me : práticas performativas para cavar bem dentro de si
title_sort CatarZe-me : práticas performativas para cavar bem dentro de si
author Barreto, Jessica Bittencourt
author_facet Barreto, Jessica Bittencourt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Jessica Bittencourt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira Júnior, Mesac Roberto
contributor_str_mv Silveira Júnior, Mesac Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro : Pedagogia
Performance (Teatro)
Arte : Vida
topic Teatro : Pedagogia
Performance (Teatro)
Arte : Vida
Performance
Theater pedagogy
Live and art
dc.subject.eng.fl_str_mv Performance
Theater pedagogy
Live and art
description É possível acessar camadas desconhecidas de si? Apoiando-se na não- intencionalidade e no caráter místico da arte da performance (Glusberg, 2009), a pesquisa reflete sobre a criação intuitiva, debruçando-se sobre o fluxo criativo e ressignificando-o, a partir do material oriundo da oficina "CatarZe-me", realizada com alunos de 13 à 15 anos em uma disciplina complementar de “Cinema”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo, em Porto Alegre (RS). Busca-se o auto-confronto e a purgação através da criação. É permitir que se abra uma caixa de Pandora e deixar que os demônios dancem (Gomés-Peña, 2005). É mais do que se por em estado de criação fluida, mas se EXpor, não como homo sapiens, mas como homo vulnerabilis (Berger apud Glusberg, 2009), “criatura cujo corpo sofre o duplo trauma do nascimento e da morte".
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-28T01:57:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/114576
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000952953
url http://hdl.handle.net/10183/114576
identifier_str_mv 000952953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114576/1/000952953.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114576/2/000952953.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/114576/3/000952953.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a5ff0b6a65803795eed993825296905c
ad1e6e387076a99889d1bf7cb53a662f
16151d8c857f7ac984b6093250a464ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447144809627648