Juntou deu nisso : percursos entre arte contemporanea e processos de criação cênica na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16457 |
Resumo: | Juntoudeunisso investiga possíveis relações entre práticas cênicas desenvolvidas no ambiente escolar e procedimentos da produção artística contemporânea, mediante a reflexão sobre um projeto pedagógico realizado pela pesquisadora junto a crianças de quarta série do Ensino Fundamental, numa Instituição Educacional da Rede Privada de Porto Alegre. A análise entretece descrições de uma performance do artista Elcio Rossini e de duas intervenções urbanas elaboradas pelos alunos, depoimentos concedidos por algumas das crianças participantes e teorizações a partir de autores como Lehmann, Pupo e Desgranges, para citar alguns. Como marcas do trabalho, destacam-se: o caráter processual, a reflexão sobre o processo criativo, a radicalização da experiência de criar coletivamente, as aproximações com elementos presentes na denominada cena pós-dramática, o trânsito entre diferentes formas de expressão artística e a preocupação com o “lugar” do espectador na cena contemporânea. Ao refletir sobre questões motivadoras do projeto realizado, traçando relações entre propostas desenvolvidas na escola e conceitos presentes em investigações cênicas contemporâneas, o texto insere-se no debate sobre a presença do fazer teatral nas instituições escolares em geral. |
id |
URGS_cf9d662645cbef4b2cfc36bf1382553a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16457 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Bonatto, Mônica TorresSantos, Vera Lucia Bertoni dos2009-07-21T04:16:07Z2009http://hdl.handle.net/10183/16457000703117Juntoudeunisso investiga possíveis relações entre práticas cênicas desenvolvidas no ambiente escolar e procedimentos da produção artística contemporânea, mediante a reflexão sobre um projeto pedagógico realizado pela pesquisadora junto a crianças de quarta série do Ensino Fundamental, numa Instituição Educacional da Rede Privada de Porto Alegre. A análise entretece descrições de uma performance do artista Elcio Rossini e de duas intervenções urbanas elaboradas pelos alunos, depoimentos concedidos por algumas das crianças participantes e teorizações a partir de autores como Lehmann, Pupo e Desgranges, para citar alguns. Como marcas do trabalho, destacam-se: o caráter processual, a reflexão sobre o processo criativo, a radicalização da experiência de criar coletivamente, as aproximações com elementos presentes na denominada cena pós-dramática, o trânsito entre diferentes formas de expressão artística e a preocupação com o “lugar” do espectador na cena contemporânea. Ao refletir sobre questões motivadoras do projeto realizado, traçando relações entre propostas desenvolvidas na escola e conceitos presentes em investigações cênicas contemporâneas, o texto insere-se no debate sobre a presença do fazer teatral nas instituições escolares em geral.Juntoudeunisso examines possible connections between scenic practices developed at the school environment and contemporary artistic productions by pondering over a pedagogical project developed by the researcher in a fourth grade group of a private elementary school in Porto Alegre. The analysis proposed by this research interweaves descriptions of an Elcio Rossini’s performance and two city interventions designed by the students, some students’ testimonials and theory based on Lehmann, Pupo, Desgranges, among others. Some highlighted features of this research are: the emphasis in the process, the radicalization of the collective creation experience, the connective tissue of postdramatic scene elements, the concern with the spectator’s role in the contemporary scene, the transition among different ways of artistic expression and the creative process reflection. This research is inserted in the debate about the presence of contemporary scenic investigations of the scenic practices in schools through reflection about some triggering questions of the project analyzed and through relating activities developed in school to concepts found in contemporary theatrical investigations.application/pdfporTeatro : PedagogiaProcesso de criação : TeatroTeatro : EscolaPerformance (Teatro)Teatro contemporâneoTheater pedagogyCreative collectivesPerformance artJuntou deu nisso : percursos entre arte contemporanea e processos de criação cênica na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000703117.pdf000703117.pdfTexto completoapplication/pdf13301303http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16457/1/000703117.pdf3ff5ab91b4e084bec11fbeb8c2b75079MD51TEXT000703117.pdf.txt000703117.pdf.txtExtracted Texttext/plain174411http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16457/2/000703117.pdf.txt2a22661c4abc7cd015771f924b115befMD52THUMBNAIL000703117.pdf.jpg000703117.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16457/3/000703117.pdf.jpgd14be4d536648f5d7f2c4c04a2e94ae7MD5310183/164572018-10-08 09:08:38.677oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16457Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:08:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Juntou deu nisso : percursos entre arte contemporanea e processos de criação cênica na escola |
title |
Juntou deu nisso : percursos entre arte contemporanea e processos de criação cênica na escola |
spellingShingle |
Juntou deu nisso : percursos entre arte contemporanea e processos de criação cênica na escola Bonatto, Mônica Torres Teatro : Pedagogia Processo de criação : Teatro Teatro : Escola Performance (Teatro) Teatro contemporâneo Theater pedagogy Creative collectives Performance art |
title_short |
Juntou deu nisso : percursos entre arte contemporanea e processos de criação cênica na escola |
title_full |
Juntou deu nisso : percursos entre arte contemporanea e processos de criação cênica na escola |
title_fullStr |
Juntou deu nisso : percursos entre arte contemporanea e processos de criação cênica na escola |
title_full_unstemmed |
Juntou deu nisso : percursos entre arte contemporanea e processos de criação cênica na escola |
title_sort |
Juntou deu nisso : percursos entre arte contemporanea e processos de criação cênica na escola |
author |
Bonatto, Mônica Torres |
author_facet |
Bonatto, Mônica Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonatto, Mônica Torres |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
contributor_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro : Pedagogia Processo de criação : Teatro Teatro : Escola Performance (Teatro) Teatro contemporâneo |
topic |
Teatro : Pedagogia Processo de criação : Teatro Teatro : Escola Performance (Teatro) Teatro contemporâneo Theater pedagogy Creative collectives Performance art |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Theater pedagogy Creative collectives Performance art |
description |
Juntoudeunisso investiga possíveis relações entre práticas cênicas desenvolvidas no ambiente escolar e procedimentos da produção artística contemporânea, mediante a reflexão sobre um projeto pedagógico realizado pela pesquisadora junto a crianças de quarta série do Ensino Fundamental, numa Instituição Educacional da Rede Privada de Porto Alegre. A análise entretece descrições de uma performance do artista Elcio Rossini e de duas intervenções urbanas elaboradas pelos alunos, depoimentos concedidos por algumas das crianças participantes e teorizações a partir de autores como Lehmann, Pupo e Desgranges, para citar alguns. Como marcas do trabalho, destacam-se: o caráter processual, a reflexão sobre o processo criativo, a radicalização da experiência de criar coletivamente, as aproximações com elementos presentes na denominada cena pós-dramática, o trânsito entre diferentes formas de expressão artística e a preocupação com o “lugar” do espectador na cena contemporânea. Ao refletir sobre questões motivadoras do projeto realizado, traçando relações entre propostas desenvolvidas na escola e conceitos presentes em investigações cênicas contemporâneas, o texto insere-se no debate sobre a presença do fazer teatral nas instituições escolares em geral. |
publishDate |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-07-21T04:16:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/16457 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000703117 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/16457 |
identifier_str_mv |
000703117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16457/1/000703117.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16457/2/000703117.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16457/3/000703117.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ff5ab91b4e084bec11fbeb8c2b75079 2a22661c4abc7cd015771f924b115bef d14be4d536648f5d7f2c4c04a2e94ae7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085150443175936 |