O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178131 |
Resumo: | Este trabalho é fortalecido pela Epistemologia da Complexidade que lida com a construção do conhecimento cujas verdades são provisórias. Assim, a utilizamos como método, que nos fortalece no entendimento da dialógica do conhecimento Cartográfico no Ensino da Geografia Escolar. Como objetivo, estudamos a construção do conhecimento da Cartografia na formação do professor de Geografia e as suas implicações no ensino escolar. Este ensaio discute algumas inquietações em nossa jornada enquanto professores e pesquisadores, como: no ambiente escolar existem deficiências na construção do conhecimento cartográfico, ou não? Existe ou não preocupação dos professores de Geografia em desmistificar o paradoxo do analfabetismo cartográfico no ensino escolar? Este desafio parece poder gerar outros desafios, na construção de novo objeto; e assim, produzir novas mobilizações, novas construções, num movimento recursivo e dialógico. |
id |
UFRGS-2_8827399c56de3e9aeb25c845eb574ea2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178131 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu eCastrogiovanni, Antonio Carlos2018-05-11T02:33:31Z20182447-4436http://hdl.handle.net/10183/178131001062891Este trabalho é fortalecido pela Epistemologia da Complexidade que lida com a construção do conhecimento cujas verdades são provisórias. Assim, a utilizamos como método, que nos fortalece no entendimento da dialógica do conhecimento Cartográfico no Ensino da Geografia Escolar. Como objetivo, estudamos a construção do conhecimento da Cartografia na formação do professor de Geografia e as suas implicações no ensino escolar. Este ensaio discute algumas inquietações em nossa jornada enquanto professores e pesquisadores, como: no ambiente escolar existem deficiências na construção do conhecimento cartográfico, ou não? Existe ou não preocupação dos professores de Geografia em desmistificar o paradoxo do analfabetismo cartográfico no ensino escolar? Este desafio parece poder gerar outros desafios, na construção de novo objeto; e assim, produzir novas mobilizações, novas construções, num movimento recursivo e dialógico.This work is strengthened by the Epistemology of Complexity that deals with the construction of knowledge whose truths are provisional. Thus, we use it as a method, which strengthens us in the understanding of the dialogic of Cartographic knowledge in the Teaching of School Geography. As a goal, we study the construction of the knowledge of Cartography in the formation of the teacher of Geography and its implications in school education. This essay discusses some concerns in our journey as teachers and researchers, such as: are there deficiencies in the construction of the cartographic knowledge in the school environment? Is there a concern of Geography teachers in demystifying the paradox of cartographic illiteracy in school education? This challenge seems to be able to generate other challenges, in the construction of a new object; and thus, to produce new mobilizations, new constructions, in a recursive and dialogical movement.application/pdfporRevista Ensino de Geografia (Recife). 2018. Vol. 1, n. 1 (2018), p. 196-206GeografiaCartografiaEpistemologiaEnsino fundamentalSchool CartographyCartographic IlliteracyTeaching GeographyCartography in Elementary SchoolO conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolarCartographic knowledge in the epistemology of school geography info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062891.pdf001062891.pdfTexto completoapplication/pdf486338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178131/1/001062891.pdf09da216df8e4415baa38366b2208eb45MD51TEXT001062891.pdf.txt001062891.pdf.txtExtracted Texttext/plain28021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178131/2/001062891.pdf.txt617c24b3572c68ebb8ab673b988afdb6MD5210183/1781312021-03-09 04:27:51.582031oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178131Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-03-09T07:27:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Cartographic knowledge in the epistemology of school geography |
title |
O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar |
spellingShingle |
O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu e Geografia Cartografia Epistemologia Ensino fundamental School Cartography Cartographic Illiteracy Teaching Geography Cartography in Elementary School |
title_short |
O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar |
title_full |
O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar |
title_fullStr |
O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar |
title_full_unstemmed |
O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar |
title_sort |
O conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolar |
author |
Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu e |
author_facet |
Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu e Castrogiovanni, Antonio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Castrogiovanni, Antonio Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paulo Roberto Florencio de Abreu e Castrogiovanni, Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Cartografia Epistemologia Ensino fundamental |
topic |
Geografia Cartografia Epistemologia Ensino fundamental School Cartography Cartographic Illiteracy Teaching Geography Cartography in Elementary School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School Cartography Cartographic Illiteracy Teaching Geography Cartography in Elementary School |
description |
Este trabalho é fortalecido pela Epistemologia da Complexidade que lida com a construção do conhecimento cujas verdades são provisórias. Assim, a utilizamos como método, que nos fortalece no entendimento da dialógica do conhecimento Cartográfico no Ensino da Geografia Escolar. Como objetivo, estudamos a construção do conhecimento da Cartografia na formação do professor de Geografia e as suas implicações no ensino escolar. Este ensaio discute algumas inquietações em nossa jornada enquanto professores e pesquisadores, como: no ambiente escolar existem deficiências na construção do conhecimento cartográfico, ou não? Existe ou não preocupação dos professores de Geografia em desmistificar o paradoxo do analfabetismo cartográfico no ensino escolar? Este desafio parece poder gerar outros desafios, na construção de novo objeto; e assim, produzir novas mobilizações, novas construções, num movimento recursivo e dialógico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-11T02:33:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/178131 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2447-4436 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062891 |
identifier_str_mv |
2447-4436 001062891 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/178131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Ensino de Geografia (Recife). 2018. Vol. 1, n. 1 (2018), p. 196-206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178131/1/001062891.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178131/2/001062891.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
09da216df8e4415baa38366b2208eb45 617c24b3572c68ebb8ab673b988afdb6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725024239353856 |