Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludovico, Francieli Motter
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218433
Resumo: A escola moderna foi constituída com a intenção de adestrar e controlar os indivíduos. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é mostrar a necessidade da mudança de tais práticas e promover reflexões acerca da formação docente que caminhem nessa direção. Essa pesquisa teórica também busca refletir sobre as mudanças provocadas pela Tecnologia de Comunicação Digital, dado que o modo como esses recursos são utilizados pode possibilitar desenvolvimento ou perpetuar a transmissão do conhecimento e a reprodução de discursos dominantes. Para que práticas inventivas façam parte da educação e, assim, existam oportunidades para a singularização, a mudança pode iniciar pela formação de professores.
id UFRGS-2_898849c0f268d7e7280a572e97c29d29
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218433
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ludovico, Francieli MotterBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2021-03-05T03:58:57Z20192238-8079http://hdl.handle.net/10183/218433001122162A escola moderna foi constituída com a intenção de adestrar e controlar os indivíduos. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é mostrar a necessidade da mudança de tais práticas e promover reflexões acerca da formação docente que caminhem nessa direção. Essa pesquisa teórica também busca refletir sobre as mudanças provocadas pela Tecnologia de Comunicação Digital, dado que o modo como esses recursos são utilizados pode possibilitar desenvolvimento ou perpetuar a transmissão do conhecimento e a reprodução de discursos dominantes. Para que práticas inventivas façam parte da educação e, assim, existam oportunidades para a singularização, a mudança pode iniciar pela formação de professores.The modern school was formed with the intention of training and controlling the individuals. Thus, the objective of the present work is to show the need to change such practices and to promote reflections on teacher education that move in this direction. This theoretical research also seeks to reflect on the changes brought by Digital Communication Technology, given that the way these resources are used can enable development or perpetuate the knowledge transmission and the dominant discourses reproduction. For inventive practices to be part of education and thus opportunities for singularization to exist, change can begin with teacher education.application/pdfpor#Tear. Canoas, RS. Vol. 8, n. 2 (2019), p. 1-10Formação de professoresTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)EducaçãoLinguagem e línguasTeacher trainingDigital Communication TechnologiesSingularizationEducationMomentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividadesTeacher reflection moments due to the information society : inventivity and production of subjectivitiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122162.pdf.txt001122162.pdf.txtExtracted Texttext/plain34921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218433/2/001122162.pdf.txt05d94403122292912839d2b64893eb31MD52ORIGINAL001122162.pdfTexto completoapplication/pdf249931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218433/1/001122162.pdf7f5e5f9f766f90499feffea61ae75451MD5110183/2184332023-09-02 03:35:14.775291oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218433Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-02T06:35:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teacher reflection moments due to the information society : inventivity and production of subjectivities
title Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades
spellingShingle Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades
Ludovico, Francieli Motter
Formação de professores
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação
Linguagem e línguas
Teacher training
Digital Communication Technologies
Singularization
Education
title_short Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades
title_full Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades
title_fullStr Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades
title_full_unstemmed Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades
title_sort Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades
author Ludovico, Francieli Motter
author_facet Ludovico, Francieli Motter
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author_role author
author2 Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludovico, Francieli Motter
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação
Linguagem e línguas
topic Formação de professores
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação
Linguagem e línguas
Teacher training
Digital Communication Technologies
Singularization
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Digital Communication Technologies
Singularization
Education
description A escola moderna foi constituída com a intenção de adestrar e controlar os indivíduos. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é mostrar a necessidade da mudança de tais práticas e promover reflexões acerca da formação docente que caminhem nessa direção. Essa pesquisa teórica também busca refletir sobre as mudanças provocadas pela Tecnologia de Comunicação Digital, dado que o modo como esses recursos são utilizados pode possibilitar desenvolvimento ou perpetuar a transmissão do conhecimento e a reprodução de discursos dominantes. Para que práticas inventivas façam parte da educação e, assim, existam oportunidades para a singularização, a mudança pode iniciar pela formação de professores.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-05T03:58:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218433
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122162
identifier_str_mv 2238-8079
001122162
url http://hdl.handle.net/10183/218433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv #Tear. Canoas, RS. Vol. 8, n. 2 (2019), p. 1-10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218433/2/001122162.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218433/1/001122162.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 05d94403122292912839d2b64893eb31
7f5e5f9f766f90499feffea61ae75451
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447733205467136