Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218433 |
Resumo: | A escola moderna foi constituída com a intenção de adestrar e controlar os indivíduos. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é mostrar a necessidade da mudança de tais práticas e promover reflexões acerca da formação docente que caminhem nessa direção. Essa pesquisa teórica também busca refletir sobre as mudanças provocadas pela Tecnologia de Comunicação Digital, dado que o modo como esses recursos são utilizados pode possibilitar desenvolvimento ou perpetuar a transmissão do conhecimento e a reprodução de discursos dominantes. Para que práticas inventivas façam parte da educação e, assim, existam oportunidades para a singularização, a mudança pode iniciar pela formação de professores. |
id |
UFRGS-2_898849c0f268d7e7280a572e97c29d29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218433 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ludovico, Francieli MotterBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2021-03-05T03:58:57Z20192238-8079http://hdl.handle.net/10183/218433001122162A escola moderna foi constituída com a intenção de adestrar e controlar os indivíduos. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é mostrar a necessidade da mudança de tais práticas e promover reflexões acerca da formação docente que caminhem nessa direção. Essa pesquisa teórica também busca refletir sobre as mudanças provocadas pela Tecnologia de Comunicação Digital, dado que o modo como esses recursos são utilizados pode possibilitar desenvolvimento ou perpetuar a transmissão do conhecimento e a reprodução de discursos dominantes. Para que práticas inventivas façam parte da educação e, assim, existam oportunidades para a singularização, a mudança pode iniciar pela formação de professores.The modern school was formed with the intention of training and controlling the individuals. Thus, the objective of the present work is to show the need to change such practices and to promote reflections on teacher education that move in this direction. This theoretical research also seeks to reflect on the changes brought by Digital Communication Technology, given that the way these resources are used can enable development or perpetuate the knowledge transmission and the dominant discourses reproduction. For inventive practices to be part of education and thus opportunities for singularization to exist, change can begin with teacher education.application/pdfpor#Tear. Canoas, RS. Vol. 8, n. 2 (2019), p. 1-10Formação de professoresTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)EducaçãoLinguagem e línguasTeacher trainingDigital Communication TechnologiesSingularizationEducationMomentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividadesTeacher reflection moments due to the information society : inventivity and production of subjectivitiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122162.pdf.txt001122162.pdf.txtExtracted Texttext/plain34921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218433/2/001122162.pdf.txt05d94403122292912839d2b64893eb31MD52ORIGINAL001122162.pdfTexto completoapplication/pdf249931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218433/1/001122162.pdf7f5e5f9f766f90499feffea61ae75451MD5110183/2184332023-09-02 03:35:14.775291oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218433Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-02T06:35:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teacher reflection moments due to the information society : inventivity and production of subjectivities |
title |
Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades |
spellingShingle |
Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades Ludovico, Francieli Motter Formação de professores Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação Linguagem e línguas Teacher training Digital Communication Technologies Singularization Education |
title_short |
Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades |
title_full |
Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades |
title_fullStr |
Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades |
title_full_unstemmed |
Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades |
title_sort |
Momentos de reflexão docente frente à sociedade da informação : inventividade e produção de subjetividades |
author |
Ludovico, Francieli Motter |
author_facet |
Ludovico, Francieli Motter Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author_role |
author |
author2 |
Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ludovico, Francieli Motter Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação Linguagem e línguas |
topic |
Formação de professores Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação Linguagem e línguas Teacher training Digital Communication Technologies Singularization Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher training Digital Communication Technologies Singularization Education |
description |
A escola moderna foi constituída com a intenção de adestrar e controlar os indivíduos. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é mostrar a necessidade da mudança de tais práticas e promover reflexões acerca da formação docente que caminhem nessa direção. Essa pesquisa teórica também busca refletir sobre as mudanças provocadas pela Tecnologia de Comunicação Digital, dado que o modo como esses recursos são utilizados pode possibilitar desenvolvimento ou perpetuar a transmissão do conhecimento e a reprodução de discursos dominantes. Para que práticas inventivas façam parte da educação e, assim, existam oportunidades para a singularização, a mudança pode iniciar pela formação de professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-05T03:58:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218433 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-8079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001122162 |
identifier_str_mv |
2238-8079 001122162 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
#Tear. Canoas, RS. Vol. 8, n. 2 (2019), p. 1-10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218433/2/001122162.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218433/1/001122162.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
05d94403122292912839d2b64893eb31 7f5e5f9f766f90499feffea61ae75451 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447733205467136 |