Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Elson Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cavalcante, Lília Iêda Chaves, Cruz, Dalízia Amaral, Frizzo, Giana Bitencourt, Valente, Mário Diego Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256490
Resumo: Este estudo teve como objetivo relacionar a qualidade dos ambientes familiar, escolar e de vizinhança às habilidades de nomeação de crianças na educação infantil. Participaram desta investigação 64 crianças de 24 a 60 meses de idade e um familiar de cada uma. Foi aplicado o Teste Infantil de Nomeação, e, para mensurar a qualidade dos ambientes, adotaram-se o Índice de Pobreza da Família, o Inventário de Recursos do Ambiente Familiar, o Instrumento de Qualidade da Vizinhança e a escala ECERS-R para o ambiente escolar. Foi identificado que 45,3% das crianças obtiveram escore alto no Teste Infantil de Nomeação. Desse modo, a relação entre as variáveis apontou que a renda e a escolaridade dos familiares, assim como as atividades conjuntas entre adultos e crianças, foram os fatores mais associados ao desfecho da linguagem, o que realça a importância de monitorar as habilidades de nomeação e os fatores de qualidade dos ambientes.
id UFRGS-2_89f4f519bf43631bddb36c9668b23996
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256490
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Elson FerreiraCavalcante, Lília Iêda ChavesCruz, Dalízia AmaralFrizzo, Giana BitencourtValente, Mário Diego Rocha2023-03-30T03:23:26Z20211516-3687http://hdl.handle.net/10183/256490001165657Este estudo teve como objetivo relacionar a qualidade dos ambientes familiar, escolar e de vizinhança às habilidades de nomeação de crianças na educação infantil. Participaram desta investigação 64 crianças de 24 a 60 meses de idade e um familiar de cada uma. Foi aplicado o Teste Infantil de Nomeação, e, para mensurar a qualidade dos ambientes, adotaram-se o Índice de Pobreza da Família, o Inventário de Recursos do Ambiente Familiar, o Instrumento de Qualidade da Vizinhança e a escala ECERS-R para o ambiente escolar. Foi identificado que 45,3% das crianças obtiveram escore alto no Teste Infantil de Nomeação. Desse modo, a relação entre as variáveis apontou que a renda e a escolaridade dos familiares, assim como as atividades conjuntas entre adultos e crianças, foram os fatores mais associados ao desfecho da linguagem, o que realça a importância de monitorar as habilidades de nomeação e os fatores de qualidade dos ambientes.The objective was to relate the quality of family, school, and neighborhood environments to the naming skills of children in early childhood education. Sixtyfour (64) children from 24 to 60 months of age and one family member from each participated. The Child Naming Test, the Family Poverty Index, the Home Environment Resources Scale, and the Neighborhood Quality Instrument were applied to measure the quality of the environments, and the ECERS-R Scale was applied to measure the school environment. It was identified that 45.3% of the children obtained a high score in the Child Naming Test. Thus, the relationship between the variables pointed out that family members’ income and education and joint activities between adults and children were the factors most associated with the outcome of language, which highlights the importance of monitoring language skills and the quality factors of the environments.El objetivo fue relacionar la calidad del entorno familiar, escolar y comunitario con las habilidades de denominación de los niños en la educación infantil. Participaron 64 niños de 24 a 60 meses y un familiar de cada uno. Para evaluar el lenguaje, se aplicó la Prueba de Denominación Infantil. Para medir la calidad de los entornos, se aplicaron el Índice de Pobreza Familiar, el Inventario de Recursos del Entorno Familiar, el Instrumento de Calidad Comunitaria y la escala ECERS-R. La mayoría de los niños (45,3%) se ajustan a la puntuación más alta en la Prueba de Denominación Infantil. Así, la relación entre las variables señaló que el ingreso familiar y la educación, así como las actividades conjuntas entre adultos y niños fueron los factores más asociados al resultado del lenguaje, lo que resalta la importancia de monitorear las habilidades de denominación y los facto-res de calidad de los entornos.application/pdfporPsicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 23, n. 3 (set. 2021), p. 1-25Fatores socioeconômicosLinguagem oralMeio ambienteDesenvolvimento infantilChild developmentLanguageEnvironmentOral communicationExpressive vocabularyDesarrollo infantilLenguajeAmbienteComunicación oralVocabulario expresivoHabilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientesChild naming skills and the quality of environments Habilidades de denominación infantil y la calidad de los ambientes info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165657.pdf.txt001165657.pdf.txtExtracted Texttext/plain60949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256490/3/001165657.pdf.txtab393bc5e9ba9dc57502dc10837f5dc9MD53001165657-02.pdf.txt001165657-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain59664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256490/4/001165657-02.pdf.txtf05b66ec18512a2eddc641f7b714cae8MD54ORIGINAL001165657.pdfTexto completoapplication/pdf334322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256490/1/001165657.pdf003aa125af4dedd87bef22d5ad79cbe3MD51001165657-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf320040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256490/2/001165657-02.pdf49f5b37f6cc899a5ea921d7b0696f7e1MD5210183/2564902023-03-31 03:23:28.830878oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256490Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-31T06:23:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Child naming skills and the quality of environments
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Habilidades de denominación infantil y la calidad de los ambientes
title Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes
spellingShingle Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes
Costa, Elson Ferreira
Fatores socioeconômicos
Linguagem oral
Meio ambiente
Desenvolvimento infantil
Child development
Language
Environment
Oral communication
Expressive vocabulary
Desarrollo infantil
Lenguaje
Ambiente
Comunicación oral
Vocabulario expresivo
title_short Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes
title_full Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes
title_fullStr Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes
title_full_unstemmed Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes
title_sort Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes
author Costa, Elson Ferreira
author_facet Costa, Elson Ferreira
Cavalcante, Lília Iêda Chaves
Cruz, Dalízia Amaral
Frizzo, Giana Bitencourt
Valente, Mário Diego Rocha
author_role author
author2 Cavalcante, Lília Iêda Chaves
Cruz, Dalízia Amaral
Frizzo, Giana Bitencourt
Valente, Mário Diego Rocha
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Elson Ferreira
Cavalcante, Lília Iêda Chaves
Cruz, Dalízia Amaral
Frizzo, Giana Bitencourt
Valente, Mário Diego Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Fatores socioeconômicos
Linguagem oral
Meio ambiente
Desenvolvimento infantil
topic Fatores socioeconômicos
Linguagem oral
Meio ambiente
Desenvolvimento infantil
Child development
Language
Environment
Oral communication
Expressive vocabulary
Desarrollo infantil
Lenguaje
Ambiente
Comunicación oral
Vocabulario expresivo
dc.subject.eng.fl_str_mv Child development
Language
Environment
Oral communication
Expressive vocabulary
dc.subject.spa.fl_str_mv Desarrollo infantil
Lenguaje
Ambiente
Comunicación oral
Vocabulario expresivo
description Este estudo teve como objetivo relacionar a qualidade dos ambientes familiar, escolar e de vizinhança às habilidades de nomeação de crianças na educação infantil. Participaram desta investigação 64 crianças de 24 a 60 meses de idade e um familiar de cada uma. Foi aplicado o Teste Infantil de Nomeação, e, para mensurar a qualidade dos ambientes, adotaram-se o Índice de Pobreza da Família, o Inventário de Recursos do Ambiente Familiar, o Instrumento de Qualidade da Vizinhança e a escala ECERS-R para o ambiente escolar. Foi identificado que 45,3% das crianças obtiveram escore alto no Teste Infantil de Nomeação. Desse modo, a relação entre as variáveis apontou que a renda e a escolaridade dos familiares, assim como as atividades conjuntas entre adultos e crianças, foram os fatores mais associados ao desfecho da linguagem, o que realça a importância de monitorar as habilidades de nomeação e os fatores de qualidade dos ambientes.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-30T03:23:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256490
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-3687
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165657
identifier_str_mv 1516-3687
001165657
url http://hdl.handle.net/10183/256490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 23, n. 3 (set. 2021), p. 1-25
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256490/3/001165657.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256490/4/001165657-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256490/1/001165657.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256490/2/001165657-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ab393bc5e9ba9dc57502dc10837f5dc9
f05b66ec18512a2eddc641f7b714cae8
003aa125af4dedd87bef22d5ad79cbe3
49f5b37f6cc899a5ea921d7b0696f7e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447824324624384