Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256490 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo relacionar a qualidade dos ambientes familiar, escolar e de vizinhança às habilidades de nomeação de crianças na educação infantil. Participaram desta investigação 64 crianças de 24 a 60 meses de idade e um familiar de cada uma. Foi aplicado o Teste Infantil de Nomeação, e, para mensurar a qualidade dos ambientes, adotaram-se o Índice de Pobreza da Família, o Inventário de Recursos do Ambiente Familiar, o Instrumento de Qualidade da Vizinhança e a escala ECERS-R para o ambiente escolar. Foi identificado que 45,3% das crianças obtiveram escore alto no Teste Infantil de Nomeação. Desse modo, a relação entre as variáveis apontou que a renda e a escolaridade dos familiares, assim como as atividades conjuntas entre adultos e crianças, foram os fatores mais associados ao desfecho da linguagem, o que realça a importância de monitorar as habilidades de nomeação e os fatores de qualidade dos ambientes. |
id |
UFRGS-2_89f4f519bf43631bddb36c9668b23996 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256490 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Elson FerreiraCavalcante, Lília Iêda ChavesCruz, Dalízia AmaralFrizzo, Giana BitencourtValente, Mário Diego Rocha2023-03-30T03:23:26Z20211516-3687http://hdl.handle.net/10183/256490001165657Este estudo teve como objetivo relacionar a qualidade dos ambientes familiar, escolar e de vizinhança às habilidades de nomeação de crianças na educação infantil. Participaram desta investigação 64 crianças de 24 a 60 meses de idade e um familiar de cada uma. Foi aplicado o Teste Infantil de Nomeação, e, para mensurar a qualidade dos ambientes, adotaram-se o Índice de Pobreza da Família, o Inventário de Recursos do Ambiente Familiar, o Instrumento de Qualidade da Vizinhança e a escala ECERS-R para o ambiente escolar. Foi identificado que 45,3% das crianças obtiveram escore alto no Teste Infantil de Nomeação. Desse modo, a relação entre as variáveis apontou que a renda e a escolaridade dos familiares, assim como as atividades conjuntas entre adultos e crianças, foram os fatores mais associados ao desfecho da linguagem, o que realça a importância de monitorar as habilidades de nomeação e os fatores de qualidade dos ambientes.The objective was to relate the quality of family, school, and neighborhood environments to the naming skills of children in early childhood education. Sixtyfour (64) children from 24 to 60 months of age and one family member from each participated. The Child Naming Test, the Family Poverty Index, the Home Environment Resources Scale, and the Neighborhood Quality Instrument were applied to measure the quality of the environments, and the ECERS-R Scale was applied to measure the school environment. It was identified that 45.3% of the children obtained a high score in the Child Naming Test. Thus, the relationship between the variables pointed out that family members’ income and education and joint activities between adults and children were the factors most associated with the outcome of language, which highlights the importance of monitoring language skills and the quality factors of the environments.El objetivo fue relacionar la calidad del entorno familiar, escolar y comunitario con las habilidades de denominación de los niños en la educación infantil. Participaron 64 niños de 24 a 60 meses y un familiar de cada uno. Para evaluar el lenguaje, se aplicó la Prueba de Denominación Infantil. Para medir la calidad de los entornos, se aplicaron el Índice de Pobreza Familiar, el Inventario de Recursos del Entorno Familiar, el Instrumento de Calidad Comunitaria y la escala ECERS-R. La mayoría de los niños (45,3%) se ajustan a la puntuación más alta en la Prueba de Denominación Infantil. Así, la relación entre las variables señaló que el ingreso familiar y la educación, así como las actividades conjuntas entre adultos y niños fueron los factores más asociados al resultado del lenguaje, lo que resalta la importancia de monitorear las habilidades de denominación y los facto-res de calidad de los entornos.application/pdfporPsicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 23, n. 3 (set. 2021), p. 1-25Fatores socioeconômicosLinguagem oralMeio ambienteDesenvolvimento infantilChild developmentLanguageEnvironmentOral communicationExpressive vocabularyDesarrollo infantilLenguajeAmbienteComunicación oralVocabulario expresivoHabilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientesChild naming skills and the quality of environments Habilidades de denominación infantil y la calidad de los ambientes info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165657.pdf.txt001165657.pdf.txtExtracted Texttext/plain60949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256490/3/001165657.pdf.txtab393bc5e9ba9dc57502dc10837f5dc9MD53001165657-02.pdf.txt001165657-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain59664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256490/4/001165657-02.pdf.txtf05b66ec18512a2eddc641f7b714cae8MD54ORIGINAL001165657.pdfTexto completoapplication/pdf334322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256490/1/001165657.pdf003aa125af4dedd87bef22d5ad79cbe3MD51001165657-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf320040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256490/2/001165657-02.pdf49f5b37f6cc899a5ea921d7b0696f7e1MD5210183/2564902023-03-31 03:23:28.830878oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256490Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-31T06:23:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Child naming skills and the quality of environments |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Habilidades de denominación infantil y la calidad de los ambientes |
title |
Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes |
spellingShingle |
Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes Costa, Elson Ferreira Fatores socioeconômicos Linguagem oral Meio ambiente Desenvolvimento infantil Child development Language Environment Oral communication Expressive vocabulary Desarrollo infantil Lenguaje Ambiente Comunicación oral Vocabulario expresivo |
title_short |
Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes |
title_full |
Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes |
title_fullStr |
Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes |
title_full_unstemmed |
Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes |
title_sort |
Habilidades de nomeação infantil e a qualidade dos ambientes |
author |
Costa, Elson Ferreira |
author_facet |
Costa, Elson Ferreira Cavalcante, Lília Iêda Chaves Cruz, Dalízia Amaral Frizzo, Giana Bitencourt Valente, Mário Diego Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Lília Iêda Chaves Cruz, Dalízia Amaral Frizzo, Giana Bitencourt Valente, Mário Diego Rocha |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Elson Ferreira Cavalcante, Lília Iêda Chaves Cruz, Dalízia Amaral Frizzo, Giana Bitencourt Valente, Mário Diego Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fatores socioeconômicos Linguagem oral Meio ambiente Desenvolvimento infantil |
topic |
Fatores socioeconômicos Linguagem oral Meio ambiente Desenvolvimento infantil Child development Language Environment Oral communication Expressive vocabulary Desarrollo infantil Lenguaje Ambiente Comunicación oral Vocabulario expresivo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Child development Language Environment Oral communication Expressive vocabulary |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Desarrollo infantil Lenguaje Ambiente Comunicación oral Vocabulario expresivo |
description |
Este estudo teve como objetivo relacionar a qualidade dos ambientes familiar, escolar e de vizinhança às habilidades de nomeação de crianças na educação infantil. Participaram desta investigação 64 crianças de 24 a 60 meses de idade e um familiar de cada uma. Foi aplicado o Teste Infantil de Nomeação, e, para mensurar a qualidade dos ambientes, adotaram-se o Índice de Pobreza da Família, o Inventário de Recursos do Ambiente Familiar, o Instrumento de Qualidade da Vizinhança e a escala ECERS-R para o ambiente escolar. Foi identificado que 45,3% das crianças obtiveram escore alto no Teste Infantil de Nomeação. Desse modo, a relação entre as variáveis apontou que a renda e a escolaridade dos familiares, assim como as atividades conjuntas entre adultos e crianças, foram os fatores mais associados ao desfecho da linguagem, o que realça a importância de monitorar as habilidades de nomeação e os fatores de qualidade dos ambientes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-30T03:23:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/256490 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-3687 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001165657 |
identifier_str_mv |
1516-3687 001165657 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/256490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 23, n. 3 (set. 2021), p. 1-25 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256490/3/001165657.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256490/4/001165657-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256490/1/001165657.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256490/2/001165657-02.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab393bc5e9ba9dc57502dc10837f5dc9 f05b66ec18512a2eddc641f7b714cae8 003aa125af4dedd87bef22d5ad79cbe3 49f5b37f6cc899a5ea921d7b0696f7e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447824324624384 |