Avaliando a formação de professores no contexto do pensamento computacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Taiser Tadeu Teixeira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Reategui, Eliseo Berni, Meira, Ricardo Radaelli, Teixeira, Adriano Canabarro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205540
Resumo: Este artigo descreve a implementac¸ao de um programa de formac¸ ˜ ao˜ de professores oferecida a rede municipal de ensino de um munic ` ´ıpio do estado do Rio Grande do Sul. Um total de 49 professores participaram da formac¸ao˜ que trouxe conceitos relacionados ao Pensamento Computacional utilizando como ferramenta de implementac¸ao o Scratch. Uma an ˜ alise do desempenho ´ dos professores na utilizac¸ao do Scratch dentro das 7 dimens ˜ oes do Pensamento ˜ Computacional foi realizada utilizando a ferramenta Dr. Scratch. As impressoes ˜ dos professores com relac¸ao˜ a formac¸ ` ao foram analisadas atrav ˜ es das an ´ alises ´ de conteudo com processo de codificac¸ ´ ao. Os resultados obtidos sugerem de- ˜ terminada resistencia por parte dos professores em integrar atividades relaci- ˆ onadas ao pensamento computacional em seus encargos e praticas de ensino ´ correntes.
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