Avaliando a formação de professores no contexto do pensamento computacional
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205540 |
Resumo: | Este artigo descreve a implementac¸ao de um programa de formac¸ ˜ ao˜ de professores oferecida a rede municipal de ensino de um munic ` ´ıpio do estado do Rio Grande do Sul. Um total de 49 professores participaram da formac¸ao˜ que trouxe conceitos relacionados ao Pensamento Computacional utilizando como ferramenta de implementac¸ao o Scratch. Uma an ˜ alise do desempenho ´ dos professores na utilizac¸ao do Scratch dentro das 7 dimens ˜ oes do Pensamento ˜ Computacional foi realizada utilizando a ferramenta Dr. Scratch. As impressoes ˜ dos professores com relac¸ao˜ a formac¸ ` ao foram analisadas atrav ˜ es das an ´ alises ´ de conteudo com processo de codificac¸ ´ ao. Os resultados obtidos sugerem de- ˜ terminada resistencia por parte dos professores em integrar atividades relaci- ˆ onadas ao pensamento computacional em seus encargos e praticas de ensino ´ correntes. |
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Barros, Taiser Tadeu TeixeiraReategui, Eliseo BerniMeira, Ricardo RadaelliTeixeira, Adriano Canabarro2020-02-06T04:18:03Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/205540001110907Este artigo descreve a implementac¸ao de um programa de formac¸ ˜ ao˜ de professores oferecida a rede municipal de ensino de um munic ` ´ıpio do estado do Rio Grande do Sul. Um total de 49 professores participaram da formac¸ao˜ que trouxe conceitos relacionados ao Pensamento Computacional utilizando como ferramenta de implementac¸ao o Scratch. Uma an ˜ alise do desempenho ´ dos professores na utilizac¸ao do Scratch dentro das 7 dimens ˜ oes do Pensamento ˜ Computacional foi realizada utilizando a ferramenta Dr. Scratch. As impressoes ˜ dos professores com relac¸ao˜ a formac¸ ` ao foram analisadas atrav ˜ es das an ´ alises ´ de conteudo com processo de codificac¸ ´ ao. Os resultados obtidos sugerem de- ˜ terminada resistencia por parte dos professores em integrar atividades relaci- ˆ onadas ao pensamento computacional em seus encargos e praticas de ensino ´ correntes.This article describes a training program offered to a public education network in the state of Rio Grande do Sul, Brazil to train teachers to work with computational thinking. A total of 49 teachers participated in the program, which proposed the use of the tool Scratch. An analysis of the performance of teachers in the use of Scratch within the 7 dimensions of Computational Thinking was performed using Dr. Scratch. Teachers’ perceptions regarding the training program were analyzed through content analysis with coding process. Results suggest a certain resistance from teachers to integrate computational thinking to their current tasks and teaching practices.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, n. 2 (dez. 2018), p. 556-565Formação de professoresComputador na educaçãoAvaliando a formação de professores no contexto do pensamento computacionalinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110907.pdf.txt001110907.pdf.txtExtracted Texttext/plain34638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205540/2/001110907.pdf.txt1ba9df56e8cf46e07ba5ddcc023c0292MD52ORIGINAL001110907.pdfTexto completoapplication/pdf3671880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205540/1/001110907.pdf91c3f01c9a62fa1d2603b50c8ec333daMD5110183/2055402020-02-07 05:15:31.809769oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205540Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-07T07:15:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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