Formação em pensamento computacional utilizando scratch para professores de matemática e informática da educação fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Taiser Tadeu Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219412
Resumo: A formação de professores que estão em pré-serviço, assim como a formação daqueles que já atuam profissionalmente são de extrema importância para o sis- tema educacional. O docente, durante sua vida profissional busca estar atualizando constantemente seus conhecimentos para que sua atuação tenha impacto significa- tivo sobre seus alunos. No atual contexto tecnológico, em que a informação está disponível para todos, o papel do professor se torna ainda mais essencial como me- diador do conhecimento. Dentre a infinidade de saberes essenciais para o cidadão do novo milênio, destaca-se o Pensamento Computacional, que é considerado por alguns autores como sendo uma habilidade tão importante quanto aptidões funda- mentais como a leitura e a escrita. Esta tese teve como objetivo compreender como professores de Matemática e Informática dos anos finais do ensino fundamental se apropriaram dos conhecimentos de um curso de formação em Pensamento Com- putacional aplicando estes conceitos em atividades de sala de aula. A metodologia foi estruturada como um estudo de caso de caráter descritivo, com uma análise de dados quali-quantitativa. No decorrer da metodologia, foram realizadas duas eta- pas principais: (1) o curso de formação em Pensamento Computacional para 49 professores dos anos finais do ensino fundamental e (2) atividades realizadas nas escolas onde aqueles profissionais atuavam. O curso de formação foi realizado entre setembro de 2017 e outubro de 2018, e as atividades nas escolas foram realizadas entre abril e dezembro de 2019. Em cada uma das etapas citadas, foram gerados dados para análise. Os dados gerados foram provenientes de entrevistas com os professores e de programas criados por eles, utilizando conceitos do Pensamento Computacional. As ferramentas utilizadas para analisar os dados foram a análise de conteúdo das falas dos professores e o Dr. Scratch para pontuar os programas que os professores criaram no Scratch. Ao analisar os dados coletados observou-se que o trabalho interdisciplinar entre a Matemática e a Informática geraram melhores resultados em relação à atuação individual de um docente de uma destas disciplinas isoladamente. Dentre os resultados obtidos na tese destacaram-se a certificação de 49 professores após a etapa de formação com um total de 50 horas de atividade realizadas e produção de 115 programas no Scratch. E na etapa de atividades em 7 escolas visitadas foram realizadas 25 horas de atividades, onde professores e alunos produziram 56 programas no Scratch. A análise quantitativa dos dados referentes aos programas criados evidenciou que os alunos com melhor desempenho nas ativi- dades foram aqueles que receberam orientação dos professores que trabalharam de forma interdisciplinar. E a forma como os alunos desenvolveram seus programas foi influenciada diretamente pelos professores, com os conceitos do Pensamento Com- putacional com maior pontuação para os alunos possuindo uma forte correlação com os conceitos mais pontuados para os professores.
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Esta tese teve como objetivo compreender como professores de Matemática e Informática dos anos finais do ensino fundamental se apropriaram dos conhecimentos de um curso de formação em Pensamento Com- putacional aplicando estes conceitos em atividades de sala de aula. A metodologia foi estruturada como um estudo de caso de caráter descritivo, com uma análise de dados quali-quantitativa. No decorrer da metodologia, foram realizadas duas eta- pas principais: (1) o curso de formação em Pensamento Computacional para 49 professores dos anos finais do ensino fundamental e (2) atividades realizadas nas escolas onde aqueles profissionais atuavam. O curso de formação foi realizado entre setembro de 2017 e outubro de 2018, e as atividades nas escolas foram realizadas entre abril e dezembro de 2019. Em cada uma das etapas citadas, foram gerados dados para análise. Os dados gerados foram provenientes de entrevistas com os professores e de programas criados por eles, utilizando conceitos do Pensamento Computacional. As ferramentas utilizadas para analisar os dados foram a análise de conteúdo das falas dos professores e o Dr. Scratch para pontuar os programas que os professores criaram no Scratch. Ao analisar os dados coletados observou-se que o trabalho interdisciplinar entre a Matemática e a Informática geraram melhores resultados em relação à atuação individual de um docente de uma destas disciplinas isoladamente. Dentre os resultados obtidos na tese destacaram-se a certificação de 49 professores após a etapa de formação com um total de 50 horas de atividade realizadas e produção de 115 programas no Scratch. E na etapa de atividades em 7 escolas visitadas foram realizadas 25 horas de atividades, onde professores e alunos produziram 56 programas no Scratch. A análise quantitativa dos dados referentes aos programas criados evidenciou que os alunos com melhor desempenho nas ativi- dades foram aqueles que receberam orientação dos professores que trabalharam de forma interdisciplinar. E a forma como os alunos desenvolveram seus programas foi influenciada diretamente pelos professores, com os conceitos do Pensamento Com- putacional com maior pontuação para os alunos possuindo uma forte correlação com os conceitos mais pontuados para os professores.The training of teachers who are in pre-service, as well as the training of those who already work professionally are extremely important for the educational system. The teacher, during his professional life seeks to be constantly updating his knowledge once it has significant impact on your students. In the current techno- logical context, in which information is available to everyone, the role of the teacher becomes even more essential as a mediator of knowledge. Among the infinity of essential knowledge for the citizen of the new millennium, Computational, which is considered by some authors to be a skill as important as fundamental skills such as reading and writing. This thesis aimed to understand how mathematics and in- formatics teachers in the final years of elementary school have appropriated the knowledge of a training course in Computational Thinking applying these concepts in classroom activities. The methodology was structured as a descriptive case study, with a quali-quantitative data analysis. During the methodology, two main stages were carried out: (1) the Computational Thinking training course for 49 teachers in the final years of elementary school and (2) activities carried out in the schools where those professionals worked. The training course was held between September 2017 and October 2018, and activities in schools were carried out between April and December 2019. In each of the steps mentioned, data were generated for anal- ysis. The data generated came from interviews with teachers and programs created by them, using Computational Thinking concepts. The tools used to analyzing the data were the content analysis of the teachers’ statements and use of Dr. Scratch to score the programs that teachers created with Scratch. When analyzing the data collected, it was observed that the interdisciplinary work between Mathematics and Informatics generated better results in relation to the individual performance of a teacher in one of these disciplines in isolation. Some results obtained in this thesis included certification of 49 teachers after the teacher training stage with a total of 50 hours of activities carried out and production of 115 programs in the Scratch. And in the activities stage in 7 schools visited, 25 hours of activities were carried out, where teachers and students produced 56 Scratch programs. The quantitative analysis of the data referring to the created programs showed that the students with better performance in the activities were those that received guidance from teachers who worked in an interdisciplinary way. And the way in wich students developed their programs was directly influenced by the teachers. The high score for concepts of Computational Thinking from students hadcorresponding with the high scored concepts for teachers wich demonstrates a strong correlation explained by teachers actuation with students.application/pdfengPensamento computacionalFormação de professoresAnálise de conteúdoEducaçãoComputational ThinkingTeacher TrainingContent AnalysisScratchFormação em pensamento computacional utilizando scratch para professores de matemática e informática da educação fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124028.pdf.txt001124028.pdf.txtExtracted Texttext/plain366429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219412/2/001124028.pdf.txt85a8f3bdb711f8924897447fb9b29559MD52ORIGINAL001124028.pdfTexto completoapplication/pdf3948115http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219412/1/001124028.pdf5160d93c3c4ac7b5bc49f4cef458ab10MD5110183/2194122021-05-07 05:08:12.927758oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:08:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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