As redes sociais como ferramenta de apoio ao processo da aprendizagem da língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Cristiane Andreia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95944
Resumo: Este presente trabalho realizou-se entre alunos de primeiro ano de ensino médio politécnico e seus respectivos professores de Língua portuguesa e de Biologia , de rede pública, o qual enfatiza o uso da cibercultura, do ciberespaço e das redes sociais, mais especificamente o Facebook, no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa. Traz uma pesquisa qualitativa que mostra o uso das redes sociais pelos alunos e a consciência deles quanto à influência das redes na escrita culta da Língua materna. O ingresso das redes sociais em nossas vidas tem mobilizado um conjunto de transformações tanto no comportamento dos indivíduos quanto em suas ações. Trata-se de uma realidade irreversível. Estamos todos interligados, de algum modo às redes sociais, seja direta ou indiretamente.Como instrumento de pesquisa, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas. Buscou-se compreender, por meio das entrevistas, como os dois professores e alunos percebiam o uso das redes sociais e possíveis relacionamentos destas com processos educativos mais formais.
id UFRGS-2_8a20741cdffc891cb46dfa5c27e81e2f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95944
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Azevedo, Cristiane AndreiaReategui, Eliseo Berni2014-06-03T02:03:53Z2012http://hdl.handle.net/10183/95944000912390Este presente trabalho realizou-se entre alunos de primeiro ano de ensino médio politécnico e seus respectivos professores de Língua portuguesa e de Biologia , de rede pública, o qual enfatiza o uso da cibercultura, do ciberespaço e das redes sociais, mais especificamente o Facebook, no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa. Traz uma pesquisa qualitativa que mostra o uso das redes sociais pelos alunos e a consciência deles quanto à influência das redes na escrita culta da Língua materna. O ingresso das redes sociais em nossas vidas tem mobilizado um conjunto de transformações tanto no comportamento dos indivíduos quanto em suas ações. Trata-se de uma realidade irreversível. Estamos todos interligados, de algum modo às redes sociais, seja direta ou indiretamente.Como instrumento de pesquisa, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas. Buscou-se compreender, por meio das entrevistas, como os dois professores e alunos percebiam o uso das redes sociais e possíveis relacionamentos destas com processos educativos mais formais.application/pdfporPolitecniaRedes sociaisEnsinoLíngua portuguesaAs redes sociais como ferramenta de apoio ao processo da aprendizagem da língua maternainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912390.pdf000912390.pdfTexto completoapplication/pdf304573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95944/1/000912390.pdf751fdb8716a5125e93a8b765bcc74e70MD51TEXT000912390.pdf.txt000912390.pdf.txtExtracted Texttext/plain51636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95944/2/000912390.pdf.txt93c78b630a7c6f5d36c86f85675c1855MD52THUMBNAIL000912390.pdf.jpg000912390.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95944/3/000912390.pdf.jpg08b255447ad3db29de2980c23f94fef7MD5310183/959442018-10-16 07:58:12.367oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95944Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:58:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As redes sociais como ferramenta de apoio ao processo da aprendizagem da língua materna
title As redes sociais como ferramenta de apoio ao processo da aprendizagem da língua materna
spellingShingle As redes sociais como ferramenta de apoio ao processo da aprendizagem da língua materna
Azevedo, Cristiane Andreia
Politecnia
Redes sociais
Ensino
Língua portuguesa
title_short As redes sociais como ferramenta de apoio ao processo da aprendizagem da língua materna
title_full As redes sociais como ferramenta de apoio ao processo da aprendizagem da língua materna
title_fullStr As redes sociais como ferramenta de apoio ao processo da aprendizagem da língua materna
title_full_unstemmed As redes sociais como ferramenta de apoio ao processo da aprendizagem da língua materna
title_sort As redes sociais como ferramenta de apoio ao processo da aprendizagem da língua materna
author Azevedo, Cristiane Andreia
author_facet Azevedo, Cristiane Andreia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Cristiane Andreia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reategui, Eliseo Berni
contributor_str_mv Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Politecnia
Redes sociais
Ensino
Língua portuguesa
topic Politecnia
Redes sociais
Ensino
Língua portuguesa
description Este presente trabalho realizou-se entre alunos de primeiro ano de ensino médio politécnico e seus respectivos professores de Língua portuguesa e de Biologia , de rede pública, o qual enfatiza o uso da cibercultura, do ciberespaço e das redes sociais, mais especificamente o Facebook, no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa. Traz uma pesquisa qualitativa que mostra o uso das redes sociais pelos alunos e a consciência deles quanto à influência das redes na escrita culta da Língua materna. O ingresso das redes sociais em nossas vidas tem mobilizado um conjunto de transformações tanto no comportamento dos indivíduos quanto em suas ações. Trata-se de uma realidade irreversível. Estamos todos interligados, de algum modo às redes sociais, seja direta ou indiretamente.Como instrumento de pesquisa, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas. Buscou-se compreender, por meio das entrevistas, como os dois professores e alunos percebiam o uso das redes sociais e possíveis relacionamentos destas com processos educativos mais formais.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95944
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912390
url http://hdl.handle.net/10183/95944
identifier_str_mv 000912390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95944/1/000912390.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95944/2/000912390.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95944/3/000912390.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 751fdb8716a5125e93a8b765bcc74e70
93c78b630a7c6f5d36c86f85675c1855
08b255447ad3db29de2980c23f94fef7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486791295074304