As redes sociais como ferramenta de apoio ao processo da aprendizagem da língua materna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95944 |
Resumo: | Este presente trabalho realizou-se entre alunos de primeiro ano de ensino médio politécnico e seus respectivos professores de Língua portuguesa e de Biologia , de rede pública, o qual enfatiza o uso da cibercultura, do ciberespaço e das redes sociais, mais especificamente o Facebook, no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa. Traz uma pesquisa qualitativa que mostra o uso das redes sociais pelos alunos e a consciência deles quanto à influência das redes na escrita culta da Língua materna. O ingresso das redes sociais em nossas vidas tem mobilizado um conjunto de transformações tanto no comportamento dos indivíduos quanto em suas ações. Trata-se de uma realidade irreversível. Estamos todos interligados, de algum modo às redes sociais, seja direta ou indiretamente.Como instrumento de pesquisa, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas. Buscou-se compreender, por meio das entrevistas, como os dois professores e alunos percebiam o uso das redes sociais e possíveis relacionamentos destas com processos educativos mais formais. |
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