Gender expectations and their crossings in playtime activities in early childhood education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/222970 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo analisar os atravessamentos de gênero nas práticas pedagógicas e nas brincadeiras de uma turma de “Maternal 3”, evidenciando as expectativas acerca dos comportamentos de meninos e meninas. Como estratégia de coleta de dados, adotaram-se, privilegiadamente as observações com registro em diário de campo; processo que teve a duração de seis meses. Além disso, de forma complementar, foram feitas entrevistas semiestruturadas com a professora e auxiliar de ensino da turma, bem como com a diretora e coordenadora pedagógica da escola. A análise dos dados se deu por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo. Evidenciou-se que gênero produziu práticas pedagógicas normativas que tentaram invisibilizar os sujeitos que se desviavam do centro. Essa invisibilidade pareceu necessária para reforçar as relações de poder que estiveram presentes nas rotinas e atravessaram as práticas pedagógicas, direcionando os alunos aos seus “devidos locais”. |
id |
UFRGS-2_8af951eb389b67fb5ea7c2eb7ecdf583 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222970 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Coelho, Jessica Fernanda SchmitzMartins, Priscila RenataSilva, André Luiz dos SantosBerlese, Denise Bolzan2021-06-29T04:20:45Z20212448-2455http://hdl.handle.net/10183/222970001127269O presente estudo teve por objetivo analisar os atravessamentos de gênero nas práticas pedagógicas e nas brincadeiras de uma turma de “Maternal 3”, evidenciando as expectativas acerca dos comportamentos de meninos e meninas. Como estratégia de coleta de dados, adotaram-se, privilegiadamente as observações com registro em diário de campo; processo que teve a duração de seis meses. Além disso, de forma complementar, foram feitas entrevistas semiestruturadas com a professora e auxiliar de ensino da turma, bem como com a diretora e coordenadora pedagógica da escola. A análise dos dados se deu por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo. Evidenciou-se que gênero produziu práticas pedagógicas normativas que tentaram invisibilizar os sujeitos que se desviavam do centro. Essa invisibilidade pareceu necessária para reforçar as relações de poder que estiveram presentes nas rotinas e atravessaram as práticas pedagógicas, direcionando os alunos aos seus “devidos locais”.The present study aimed to analyze gender crossings in the pedagogical practices and playtime activities in a nursery group - "Maternal 3”, highlighting what was expected from boys and girls in regard to their behavior. As a data collection strategy, semi-structured interviews and observation, in which notes were taken and registered in a journal, were the methods adopted. This process took six months. It was evident that gender produced normative pedagogical practices which tried to make invisible the subjects who deviated from the center. This invisibility seemed necessary to reinforce the power relations that were present in the routines and crossed the pedagogical practices, keeping the students in “their places".application/pdfengJournal of physical education. Maringá. Vol. 32, e3216 (2021) p. 1-10Identidade de gêneroEducação infantilPráticas pedagógicasGender identityChild educationEducationGender expectations and their crossings in playtime activities in early childhood educationExpectativas de gênero e seus atravessamentos nas brincadeiras da educação infantil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127269.pdf.txt001127269.pdf.txtExtracted Texttext/plain38311http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222970/2/001127269.pdf.txt98d398db4c10509ce325ce262788f3f2MD52ORIGINAL001127269.pdfTexto completo (inglês)application/pdf241787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222970/1/001127269.pdf4e8ccdd88df816886fec1af0c4645534MD5110183/2229702021-07-09 04:36:23.708677oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222970Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-07-09T07:36:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gender expectations and their crossings in playtime activities in early childhood education |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Expectativas de gênero e seus atravessamentos nas brincadeiras da educação infantil |
title |
Gender expectations and their crossings in playtime activities in early childhood education |
spellingShingle |
Gender expectations and their crossings in playtime activities in early childhood education Coelho, Jessica Fernanda Schmitz Identidade de gênero Educação infantil Práticas pedagógicas Gender identity Child education Education |
title_short |
Gender expectations and their crossings in playtime activities in early childhood education |
title_full |
Gender expectations and their crossings in playtime activities in early childhood education |
title_fullStr |
Gender expectations and their crossings in playtime activities in early childhood education |
title_full_unstemmed |
Gender expectations and their crossings in playtime activities in early childhood education |
title_sort |
Gender expectations and their crossings in playtime activities in early childhood education |
author |
Coelho, Jessica Fernanda Schmitz |
author_facet |
Coelho, Jessica Fernanda Schmitz Martins, Priscila Renata Silva, André Luiz dos Santos Berlese, Denise Bolzan |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Priscila Renata Silva, André Luiz dos Santos Berlese, Denise Bolzan |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Jessica Fernanda Schmitz Martins, Priscila Renata Silva, André Luiz dos Santos Berlese, Denise Bolzan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade de gênero Educação infantil Práticas pedagógicas |
topic |
Identidade de gênero Educação infantil Práticas pedagógicas Gender identity Child education Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Gender identity Child education Education |
description |
O presente estudo teve por objetivo analisar os atravessamentos de gênero nas práticas pedagógicas e nas brincadeiras de uma turma de “Maternal 3”, evidenciando as expectativas acerca dos comportamentos de meninos e meninas. Como estratégia de coleta de dados, adotaram-se, privilegiadamente as observações com registro em diário de campo; processo que teve a duração de seis meses. Além disso, de forma complementar, foram feitas entrevistas semiestruturadas com a professora e auxiliar de ensino da turma, bem como com a diretora e coordenadora pedagógica da escola. A análise dos dados se deu por meio dos procedimentos da Análise de Conteúdo. Evidenciou-se que gênero produziu práticas pedagógicas normativas que tentaram invisibilizar os sujeitos que se desviavam do centro. Essa invisibilidade pareceu necessária para reforçar as relações de poder que estiveram presentes nas rotinas e atravessaram as práticas pedagógicas, direcionando os alunos aos seus “devidos locais”. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-29T04:20:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/222970 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2448-2455 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001127269 |
identifier_str_mv |
2448-2455 001127269 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/222970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Journal of physical education. Maringá. Vol. 32, e3216 (2021) p. 1-10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222970/2/001127269.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222970/1/001127269.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98d398db4c10509ce325ce262788f3f2 4e8ccdd88df816886fec1af0c4645534 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447747997728768 |