Processo de consciência : coerências e incoerências na prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Paula Kuhnen
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153003
Resumo: O presente trabalho busca refletir sobre os conceitos de consciência e coerência quando relacionados à prática educativa. Para pensar a consciência, compreendida aqui como processo, utilizei como base os estudos de Mauro Iasi. Já para o conceito de coerência, busquei apoio nos escritos de Paulo Freire, principalmente com a obra Pedagogia da Autonomia. O interesse por esta pesquisa teve início em minha experiência de estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através de algumas situações, ocorridas neste período, passei a observar mais atentamente as relações estabelecidas entre discurso e prática dentro de sala de aula. Por isso, iniciei este estudo com o intuito de distinguir como ocorre esta percepção em diferentes professoras egressas do mesmo curso de Pedagogia da UFRGS. Para tomar conhecimento destas questões, realizei entrevistas semi-estruturadas, parcialmente, anexadas ao final do trabalho. Desenvolvi um diálogo entre os teóricos citados anteriormente e as falas das colegas entrevistadas, observando realidades e experiências de forma individual e coletiva. Todas as professoras alcançam este olhar específico e crítico sobre suas coerências e incoerências docentes, destacando a necessidade de uma reflexão autocrítica e a constante disponibilidade para a transformação.
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