Processo de consciência : coerências e incoerências na prática educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153003 |
Resumo: | O presente trabalho busca refletir sobre os conceitos de consciência e coerência quando relacionados à prática educativa. Para pensar a consciência, compreendida aqui como processo, utilizei como base os estudos de Mauro Iasi. Já para o conceito de coerência, busquei apoio nos escritos de Paulo Freire, principalmente com a obra Pedagogia da Autonomia. O interesse por esta pesquisa teve início em minha experiência de estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através de algumas situações, ocorridas neste período, passei a observar mais atentamente as relações estabelecidas entre discurso e prática dentro de sala de aula. Por isso, iniciei este estudo com o intuito de distinguir como ocorre esta percepção em diferentes professoras egressas do mesmo curso de Pedagogia da UFRGS. Para tomar conhecimento destas questões, realizei entrevistas semi-estruturadas, parcialmente, anexadas ao final do trabalho. Desenvolvi um diálogo entre os teóricos citados anteriormente e as falas das colegas entrevistadas, observando realidades e experiências de forma individual e coletiva. Todas as professoras alcançam este olhar específico e crítico sobre suas coerências e incoerências docentes, destacando a necessidade de uma reflexão autocrítica e a constante disponibilidade para a transformação. |
id |
UFRGS-2_8b5ce3d1a2b9349d315ef272b419d421 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153003 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Paula KuhnenMachado, Carmen Lúcia Bezerra2017-02-23T02:25:57Z2016http://hdl.handle.net/10183/153003001013718O presente trabalho busca refletir sobre os conceitos de consciência e coerência quando relacionados à prática educativa. Para pensar a consciência, compreendida aqui como processo, utilizei como base os estudos de Mauro Iasi. Já para o conceito de coerência, busquei apoio nos escritos de Paulo Freire, principalmente com a obra Pedagogia da Autonomia. O interesse por esta pesquisa teve início em minha experiência de estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através de algumas situações, ocorridas neste período, passei a observar mais atentamente as relações estabelecidas entre discurso e prática dentro de sala de aula. Por isso, iniciei este estudo com o intuito de distinguir como ocorre esta percepção em diferentes professoras egressas do mesmo curso de Pedagogia da UFRGS. Para tomar conhecimento destas questões, realizei entrevistas semi-estruturadas, parcialmente, anexadas ao final do trabalho. Desenvolvi um diálogo entre os teóricos citados anteriormente e as falas das colegas entrevistadas, observando realidades e experiências de forma individual e coletiva. Todas as professoras alcançam este olhar específico e crítico sobre suas coerências e incoerências docentes, destacando a necessidade de uma reflexão autocrítica e a constante disponibilidade para a transformação.application/pdfporPratica educativaProcesso de consciência : coerências e incoerências na prática educativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013718.pdf001013718.pdfTexto completoapplication/pdf283018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153003/1/001013718.pdf45770bb17edb0d05a63ba556da43dac0MD51TEXT001013718.pdf.txt001013718.pdf.txtExtracted Texttext/plain77643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153003/2/001013718.pdf.txt43028632e4fd88c2ff900b3bb8b63a73MD5210183/1530032017-02-24 02:25:17.628499oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153003Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-24T05:25:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processo de consciência : coerências e incoerências na prática educativa |
title |
Processo de consciência : coerências e incoerências na prática educativa |
spellingShingle |
Processo de consciência : coerências e incoerências na prática educativa Ramos, Paula Kuhnen Pratica educativa |
title_short |
Processo de consciência : coerências e incoerências na prática educativa |
title_full |
Processo de consciência : coerências e incoerências na prática educativa |
title_fullStr |
Processo de consciência : coerências e incoerências na prática educativa |
title_full_unstemmed |
Processo de consciência : coerências e incoerências na prática educativa |
title_sort |
Processo de consciência : coerências e incoerências na prática educativa |
author |
Ramos, Paula Kuhnen |
author_facet |
Ramos, Paula Kuhnen |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Paula Kuhnen |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
contributor_str_mv |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pratica educativa |
topic |
Pratica educativa |
description |
O presente trabalho busca refletir sobre os conceitos de consciência e coerência quando relacionados à prática educativa. Para pensar a consciência, compreendida aqui como processo, utilizei como base os estudos de Mauro Iasi. Já para o conceito de coerência, busquei apoio nos escritos de Paulo Freire, principalmente com a obra Pedagogia da Autonomia. O interesse por esta pesquisa teve início em minha experiência de estágio obrigatório do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através de algumas situações, ocorridas neste período, passei a observar mais atentamente as relações estabelecidas entre discurso e prática dentro de sala de aula. Por isso, iniciei este estudo com o intuito de distinguir como ocorre esta percepção em diferentes professoras egressas do mesmo curso de Pedagogia da UFRGS. Para tomar conhecimento destas questões, realizei entrevistas semi-estruturadas, parcialmente, anexadas ao final do trabalho. Desenvolvi um diálogo entre os teóricos citados anteriormente e as falas das colegas entrevistadas, observando realidades e experiências de forma individual e coletiva. Todas as professoras alcançam este olhar específico e crítico sobre suas coerências e incoerências docentes, destacando a necessidade de uma reflexão autocrítica e a constante disponibilidade para a transformação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-23T02:25:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/153003 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013718 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/153003 |
identifier_str_mv |
001013718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153003/1/001013718.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153003/2/001013718.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
45770bb17edb0d05a63ba556da43dac0 43028632e4fd88c2ff900b3bb8b63a73 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224524797050880 |