A Educação Física Escolar na educação profissional : um estudo a partir do conhecimento produzido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borowski, Eduardo Batista Von
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Frasson, Jéssica Serafim, Medeiros, Tiago Nunes, Bossle, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265644
Resumo: Nesta pesquisa objetivamos identificar características históricas da Educação Física escolar (EFE) como componente curricular da Educação Profissional (EP) no Brasil a partir de uma revisão de literatura entre os anos de 2008 até 2019 nos periódicos nacionais, na base de dados SciELO, no portal de periódicos, assim como no Catálogo de teses e dissertações da Capes. Selecionamos produções que versam especificamente sobre a história da EFE em diferentes momentos históricos e diferentes Instituições de EP do Brasil. Observamos e constatamos que a EFE esteve historicamente presente na EP vinculada a um projeto hegemônico de educação, desvinculada de pressupostos educativos emancipatórios aos quais o projeto atual de Ensino Médio Integrado pode apontar possibilidades.
id UFRGS-2_8bb83feadc2f3b63685dca05ec4e6449
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265644
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borowski, Eduardo Batista VonFrasson, Jéssica SerafimMedeiros, Tiago NunesBossle, Fabiano2023-10-03T03:36:24Z20230101-3289http://hdl.handle.net/10183/265644001173244Nesta pesquisa objetivamos identificar características históricas da Educação Física escolar (EFE) como componente curricular da Educação Profissional (EP) no Brasil a partir de uma revisão de literatura entre os anos de 2008 até 2019 nos periódicos nacionais, na base de dados SciELO, no portal de periódicos, assim como no Catálogo de teses e dissertações da Capes. Selecionamos produções que versam especificamente sobre a história da EFE em diferentes momentos históricos e diferentes Instituições de EP do Brasil. Observamos e constatamos que a EFE esteve historicamente presente na EP vinculada a um projeto hegemônico de educação, desvinculada de pressupostos educativos emancipatórios aos quais o projeto atual de Ensino Médio Integrado pode apontar possibilidades.In this research, we aim to identify the historical characteristics of school Physical Education (EFE) as a curricular component in Professional Education (EP) in Brazil from a literature review between the years 2008 to 2019 in national journals, in the SciELO database, on the portal of periodicals and in the Capes Catalog of Theses and Dissertations. We selected productions that specifically deal with the history of EFE in different historical moments and different EP Institutions in Brazil. We observed and verified that the EFE was historically present in the EP linked to a hegemonic project of education, unlinked from emancipatory educational assumptions to which the current Integrated High School project can point out possibilities.En esta investigación pretendemos identificar las características historicas de la Educación Física (EFE) escolar como componente curricular en la Educación Profesional (EP) en Brasil a partir de una revisión de la literatura entre los años 2008 a 2019 en revistas nacionales, en la base de datos SciELO, en el portal de periódicos y en el Catálogo Capes de Tesis y Disertaciones. Seleccionamos producciones que traten específicamente la historia de EFE en diferentes momentos históricos y diferentes Instituciones EP en Brasil. Observamos y constatamos que la EFE estuvo históricamente presente en la EP ligada a un proyecto hegemónico de educación, desvinculada de supuestos educativos emancipatorios a los que el proyecto actual de la Escuela secundaria integrada puede señalar posibilidades.application/pdfporRevista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília. Vol. 45, e20220066 (2023) p. 1-8Educação física escolarEducação profissionalEnsino médioRevisão de literaturaSchool physical educationProfessional educationHigh schoolLiterature reviewEducación física escolarEducación profesionalEscuela secundariaRevisión de literaturaA Educação Física Escolar na educação profissional : um estudo a partir do conhecimento produzidoSchool Physical Education in professional education : a study based on the knowledge producedLa Educación Física Escolar en la educación profesional : un estudio a partir del conocimiento producidoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173244.pdf.txt001173244.pdf.txtExtracted Texttext/plain45313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265644/2/001173244.pdf.txt7026cf48920c90e8730026bea4f9a830MD52ORIGINAL001173244.pdfTexto completoapplication/pdf318593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265644/1/001173244.pdfbdcfb0601802e6cc221ebeefa6c772a7MD5110183/2656442023-10-04 03:40:52.459591oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265644Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-04T06:40:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Educação Física Escolar na educação profissional : um estudo a partir do conhecimento produzido
dc.title.alternative.en.fl_str_mv School Physical Education in professional education : a study based on the knowledge produced
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La Educación Física Escolar en la educación profesional : un estudio a partir del conocimiento producido
title A Educação Física Escolar na educação profissional : um estudo a partir do conhecimento produzido
spellingShingle A Educação Física Escolar na educação profissional : um estudo a partir do conhecimento produzido
Borowski, Eduardo Batista Von
Educação física escolar
Educação profissional
Ensino médio
Revisão de literatura
School physical education
Professional education
High school
Literature review
Educación física escolar
Educación profesional
Escuela secundaria
Revisión de literatura
title_short A Educação Física Escolar na educação profissional : um estudo a partir do conhecimento produzido
title_full A Educação Física Escolar na educação profissional : um estudo a partir do conhecimento produzido
title_fullStr A Educação Física Escolar na educação profissional : um estudo a partir do conhecimento produzido
title_full_unstemmed A Educação Física Escolar na educação profissional : um estudo a partir do conhecimento produzido
title_sort A Educação Física Escolar na educação profissional : um estudo a partir do conhecimento produzido
author Borowski, Eduardo Batista Von
author_facet Borowski, Eduardo Batista Von
Frasson, Jéssica Serafim
Medeiros, Tiago Nunes
Bossle, Fabiano
author_role author
author2 Frasson, Jéssica Serafim
Medeiros, Tiago Nunes
Bossle, Fabiano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borowski, Eduardo Batista Von
Frasson, Jéssica Serafim
Medeiros, Tiago Nunes
Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Educação profissional
Ensino médio
Revisão de literatura
topic Educação física escolar
Educação profissional
Ensino médio
Revisão de literatura
School physical education
Professional education
High school
Literature review
Educación física escolar
Educación profesional
Escuela secundaria
Revisión de literatura
dc.subject.eng.fl_str_mv School physical education
Professional education
High school
Literature review
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación física escolar
Educación profesional
Escuela secundaria
Revisión de literatura
description Nesta pesquisa objetivamos identificar características históricas da Educação Física escolar (EFE) como componente curricular da Educação Profissional (EP) no Brasil a partir de uma revisão de literatura entre os anos de 2008 até 2019 nos periódicos nacionais, na base de dados SciELO, no portal de periódicos, assim como no Catálogo de teses e dissertações da Capes. Selecionamos produções que versam especificamente sobre a história da EFE em diferentes momentos históricos e diferentes Instituições de EP do Brasil. Observamos e constatamos que a EFE esteve historicamente presente na EP vinculada a um projeto hegemônico de educação, desvinculada de pressupostos educativos emancipatórios aos quais o projeto atual de Ensino Médio Integrado pode apontar possibilidades.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-03T03:36:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265644
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-3289
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173244
identifier_str_mv 0101-3289
001173244
url http://hdl.handle.net/10183/265644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília. Vol. 45, e20220066 (2023) p. 1-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265644/2/001173244.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265644/1/001173244.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7026cf48920c90e8730026bea4f9a830
bdcfb0601802e6cc221ebeefa6c772a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225100473663488