Eventos e imagem de marca : estudo do Planeta Atlântida, Grupo RBS, 2017
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/177740 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda o case do Planeta Atlântida, evento promovido pelo Grupo RBS, há mais de vinte anos, e sua contribuição para o processo de construção da marca, podendo ser considerado como uma das estratégias da comunicação organizacional para captar e se relacionar com seus stakeholders. O Grupo RBS, em parceria com a empresa DCSet, promove o festival de música Planeta Atlântida, carro chefe no segmento de eventos, com o objetivo não só de gerar receitas, mas especialmente para estreitar o relacionamento da marca com seus públicos, proporcionando uma experiência diferente a cada ano. A edição de 2017 do Planeta Atlântida é o objeto de estudo e análise que objetiva compreender como o público percebe o evento e se este contribui positivamente com o processo de construção da imagem do Grupo RBS. Do ponto de vista metodológico, além do estudo de caso, a revisão teórica buscou fundamentos sobre eventos e imagem de marca, além da história do Planeta Atlântida e do Grupo RBS Na parte empírica, a revisão das postagens sobre o evento no Facebook, para identificar o público que participou do festival em 2017. Com esse levantamento, fez-se uma primeira observação das relações estabelecidas entre o evento e a marca da RBS. A partir desse levantamento, foi aplicado um questionário a uma amostra do público, a fim de tensionar, de forma qualitativa, o objeto de estudo desta pesquisa. Com base neste conjunto de ferramentas de investigação, concluiu-se que o público faz poucas associações entre a marca do Grupo RBS e o Planeta Atlântida, o que indica a necessidade de ampliar o trabalho ou a gestão da marca, aproveitando a imagem positiva do festival. Como observado nas postagens, as pessoas lembram-se das marcas nas quais mais se engajam e que estão mais expostas aos apelos da comunicação, caso dos patrocinadores do evento, que investem nessa relação. |
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Andrade, Nathalia Bottaro deMachado, Maria Berenice da Costa2018-05-10T02:31:14Z2017http://hdl.handle.net/10183/177740001062643Esta pesquisa aborda o case do Planeta Atlântida, evento promovido pelo Grupo RBS, há mais de vinte anos, e sua contribuição para o processo de construção da marca, podendo ser considerado como uma das estratégias da comunicação organizacional para captar e se relacionar com seus stakeholders. O Grupo RBS, em parceria com a empresa DCSet, promove o festival de música Planeta Atlântida, carro chefe no segmento de eventos, com o objetivo não só de gerar receitas, mas especialmente para estreitar o relacionamento da marca com seus públicos, proporcionando uma experiência diferente a cada ano. A edição de 2017 do Planeta Atlântida é o objeto de estudo e análise que objetiva compreender como o público percebe o evento e se este contribui positivamente com o processo de construção da imagem do Grupo RBS. Do ponto de vista metodológico, além do estudo de caso, a revisão teórica buscou fundamentos sobre eventos e imagem de marca, além da história do Planeta Atlântida e do Grupo RBS Na parte empírica, a revisão das postagens sobre o evento no Facebook, para identificar o público que participou do festival em 2017. Com esse levantamento, fez-se uma primeira observação das relações estabelecidas entre o evento e a marca da RBS. A partir desse levantamento, foi aplicado um questionário a uma amostra do público, a fim de tensionar, de forma qualitativa, o objeto de estudo desta pesquisa. Com base neste conjunto de ferramentas de investigação, concluiu-se que o público faz poucas associações entre a marca do Grupo RBS e o Planeta Atlântida, o que indica a necessidade de ampliar o trabalho ou a gestão da marca, aproveitando a imagem positiva do festival. Como observado nas postagens, as pessoas lembram-se das marcas nas quais mais se engajam e que estão mais expostas aos apelos da comunicação, caso dos patrocinadores do evento, que investem nessa relação.This research approaches the case of Planeta Atlântida, event promoted by RBS group, there are more twenty years, and your contribution to the process of brand building, it can be considered like one of strategies by organizational communication to pick up and relate to your stakeholders. The RBS Group, in partnership with the company DCSet, promotes Planeta Atlântida music Festival, flagship in the event segment, with the goal not just to generate recipes, but especially to strengthen the relationship of brand with your public, providing an experience different each year. Planeta Atlântida’s 2017 edition is the study object and analyse that objective to understand how the public receive the event and if this contributes positively with the process of brand building of RBS Group. From the point of view methodological, besides the case study, the theoretical review has searched fundamentals about events and brand image, beside the story of Planeta Atlântida and RBS Group. In the empirical part, the review of posts about event on Facebook, to identify the public that participated of the Festival in 2017 With this lifting, it was made a first observation established relationships between event and RBS’s brand. From this survey, it was applicated a quiz to a sample of public, in order to stress, qualitatively, the study object this research. With base this set of research tools, it is concluded that the public made few associations between RBS Group brand and Planeta Atlântida, which indicates the need to ampliate the work or the brand management, enjoying the image positive of Festival. As noted in the posts, this happens especially by the fact people remember of the brands in which they are most engaged and that are more exposed to the communication calls, how the case of sponsors of the event, who invest in this relationship.application/pdfporGestão de marcasOrganização de eventosEventCommunications ManagementBrand ImageEventos e imagem de marca : estudo do Planeta Atlântida, Grupo RBS, 2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062643.pdf001062643.pdfTexto completoapplication/pdf4690382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177740/1/001062643.pdf384590e76a78c10d64c77722b13580cfMD51TEXT001062643.pdf.txt001062643.pdf.txtExtracted Texttext/plain147718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177740/2/001062643.pdf.txtb5a4eb785e7e9e6e116ac469b275d7d1MD5210183/1777402018-05-11 02:34:03.266084oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177740Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-11T05:34:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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