O que é o benchmarking?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Geísa Gaiger de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157483
Resumo: O cenário do mercado mundial está cada vez mais competitivo, é importante avaliar o desempenho das soluções propostas para o mercado, tanto em termos de processos quanto de resultados. Isso deve ocorrer de forma a possibilitar a identificação de elementos que justifiquem o sucesso ou insucesso de um determinado produto e/ou serviço. Assim, o estabelecimento de mecanismos que possibilitem a compreensão de fatores que justifiquem uma dada colocação no ambiente dos negócios torna-se essencial para a sobrevivência. Esses elementos são trabalhados em um processo denominado benchmarking, que é uma ferramenta que permite efetuar comparações de procedimentos e práticas entre empresas, ou de seu ambiente interno, com o objetivo de efetuar melhorias e alavancar vantagem competitiva. O benchmarking é considerado uma investigação relativa ao desempenho de processos ou produtos, comparando-os com aqueles identificados como boas práticas. Esse capítulo detalha as principais definições sobre o tema. Além disso, busca discorrer sobre os tipos de benchmarking e suas diferentes gerações. Busca, também, orientar o leitor sobre como ocorre o processo, discutindo o papel da equipe responsável por ele.
id UFRGS-2_8c1cb8021a5bafcbea617b0be71cd2b8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157483
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Geísa Gaiger deBernardes, Mauricio Moreira e Silva2017-05-06T02:40:43Z2017http://hdl.handle.net/10183/157483001020183O cenário do mercado mundial está cada vez mais competitivo, é importante avaliar o desempenho das soluções propostas para o mercado, tanto em termos de processos quanto de resultados. Isso deve ocorrer de forma a possibilitar a identificação de elementos que justifiquem o sucesso ou insucesso de um determinado produto e/ou serviço. Assim, o estabelecimento de mecanismos que possibilitem a compreensão de fatores que justifiquem uma dada colocação no ambiente dos negócios torna-se essencial para a sobrevivência. Esses elementos são trabalhados em um processo denominado benchmarking, que é uma ferramenta que permite efetuar comparações de procedimentos e práticas entre empresas, ou de seu ambiente interno, com o objetivo de efetuar melhorias e alavancar vantagem competitiva. O benchmarking é considerado uma investigação relativa ao desempenho de processos ou produtos, comparando-os com aqueles identificados como boas práticas. Esse capítulo detalha as principais definições sobre o tema. Além disso, busca discorrer sobre os tipos de benchmarking e suas diferentes gerações. Busca, também, orientar o leitor sobre como ocorre o processo, discutindo o papel da equipe responsável por ele.application/pdfporBernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 110-125BenchmarkingCompetitividadeO que é o benchmarking?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020183.pdf001020183.pdfCapítuloapplication/pdf648040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157483/1/001020183.pdf897e116120b5b38654f991638c2b1269MD51TEXT001020183.pdf.txt001020183.pdf.txtExtracted Texttext/plain29372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157483/2/001020183.pdf.txtece57c8a102e45ef3c3949089d3ac02fMD52THUMBNAIL001020183.pdf.jpg001020183.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157483/3/001020183.pdf.jpg050485435e3edc4f7299c9e5b87bce80MD5310183/1574832023-01-05 06:01:14.84157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157483Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:01:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que é o benchmarking?
title O que é o benchmarking?
spellingShingle O que é o benchmarking?
Oliveira, Geísa Gaiger de
Benchmarking
Competitividade
title_short O que é o benchmarking?
title_full O que é o benchmarking?
title_fullStr O que é o benchmarking?
title_full_unstemmed O que é o benchmarking?
title_sort O que é o benchmarking?
author Oliveira, Geísa Gaiger de
author_facet Oliveira, Geísa Gaiger de
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
author_role author
author2 Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Geísa Gaiger de
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Benchmarking
Competitividade
topic Benchmarking
Competitividade
description O cenário do mercado mundial está cada vez mais competitivo, é importante avaliar o desempenho das soluções propostas para o mercado, tanto em termos de processos quanto de resultados. Isso deve ocorrer de forma a possibilitar a identificação de elementos que justifiquem o sucesso ou insucesso de um determinado produto e/ou serviço. Assim, o estabelecimento de mecanismos que possibilitem a compreensão de fatores que justifiquem uma dada colocação no ambiente dos negócios torna-se essencial para a sobrevivência. Esses elementos são trabalhados em um processo denominado benchmarking, que é uma ferramenta que permite efetuar comparações de procedimentos e práticas entre empresas, ou de seu ambiente interno, com o objetivo de efetuar melhorias e alavancar vantagem competitiva. O benchmarking é considerado uma investigação relativa ao desempenho de processos ou produtos, comparando-os com aqueles identificados como boas práticas. Esse capítulo detalha as principais definições sobre o tema. Além disso, busca discorrer sobre os tipos de benchmarking e suas diferentes gerações. Busca, também, orientar o leitor sobre como ocorre o processo, discutindo o papel da equipe responsável por ele.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-06T02:40:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157483
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001020183
url http://hdl.handle.net/10183/157483
identifier_str_mv 001020183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 110-125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157483/1/001020183.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157483/2/001020183.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157483/3/001020183.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 897e116120b5b38654f991638c2b1269
ece57c8a102e45ef3c3949089d3ac02f
050485435e3edc4f7299c9e5b87bce80
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447629357645824