Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234444 |
Resumo: | Com foco na especificidade e autonomia do componente curricular Dança na Educação Básica, considerado na legislação educacional brasileira desde 2016, o texto reflete sobre a inserção do ensino de Dança na escola, a partir de produções acadêmicas recentes sobre o tema. A revisão de literatura e a pesquisa documental realizadas evidenciam aspectos contextuais, estruturais e relacionais da Dança como campo de conhecimento no meio escolar. |
id |
UFRGS-2_8c45c52e26aaf023a609b57b8d071136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234444 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Allemand, Débora SoutoSantos, Vera Lucia Bertoni dos2022-01-26T04:41:54Z20212317-5737http://hdl.handle.net/10183/234444001136341Com foco na especificidade e autonomia do componente curricular Dança na Educação Básica, considerado na legislação educacional brasileira desde 2016, o texto reflete sobre a inserção do ensino de Dança na escola, a partir de produções acadêmicas recentes sobre o tema. A revisão de literatura e a pesquisa documental realizadas evidenciam aspectos contextuais, estruturais e relacionais da Dança como campo de conhecimento no meio escolar.Focusing on the specificity and autonomy of Dance as a curricular component in Basic Education –as considered since 2016 in the Brazilian educational legislation -, this paper reflects on the insertion of Dance teaching in schools, based on recent academic production on the subject. The literature review and the document research have highlighted contextual, structural and relational aspects of Dance as a knowledge field in school environment.Con foco en la especificidad y autonomía del componente curricular Danza en la Educación Básica, considerado en la legislación brasilera sobre educación desde 2016, el texto reflexiona sobre la inserción de la enseñanza de Danza en la escuela, a partir de producciones académicas recientes sobre el tema. La revisión de la literatura y la investigación documental realizadas evidencian aspectos contextuales, estructurales y relacionales de la Danza como campo de conocimiento en el medio escolar.application/pdfporConceição|Conception. v.10, e021018, 2021. Campinas, SP. v.10, e021018, 2021, p. 1-13Dança : EducaçãoArte : EnsinoEstudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileiraStudies on the insertion of Dance as a curricular component in brazilian basic education Estudios sobre la inserción de la danza como componente curricular en la educación básica brasilera info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136341.pdf.txt001136341.pdf.txtExtracted Texttext/plain42701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234444/2/001136341.pdf.txtac5d4e64a19d9d6e01eb188a319a792eMD52ORIGINAL001136341.pdfTexto completoapplication/pdf150597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234444/1/001136341.pdfd729fd7c1727a7ff07a610cd762f30a3MD5110183/2344442022-02-22 05:07:46.504083oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234444Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:07:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Studies on the insertion of Dance as a curricular component in brazilian basic education |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Estudios sobre la inserción de la danza como componente curricular en la educación básica brasilera |
title |
Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira |
spellingShingle |
Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira Allemand, Débora Souto Dança : Educação Arte : Ensino |
title_short |
Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira |
title_full |
Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira |
title_fullStr |
Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira |
title_full_unstemmed |
Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira |
title_sort |
Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira |
author |
Allemand, Débora Souto |
author_facet |
Allemand, Débora Souto Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Allemand, Débora Souto Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança : Educação Arte : Ensino |
topic |
Dança : Educação Arte : Ensino |
description |
Com foco na especificidade e autonomia do componente curricular Dança na Educação Básica, considerado na legislação educacional brasileira desde 2016, o texto reflete sobre a inserção do ensino de Dança na escola, a partir de produções acadêmicas recentes sobre o tema. A revisão de literatura e a pesquisa documental realizadas evidenciam aspectos contextuais, estruturais e relacionais da Dança como campo de conhecimento no meio escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-26T04:41:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/234444 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2317-5737 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001136341 |
identifier_str_mv |
2317-5737 001136341 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/234444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Conceição|Conception. v.10, e021018, 2021. Campinas, SP. v.10, e021018, 2021, p. 1-13 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234444/2/001136341.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234444/1/001136341.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ac5d4e64a19d9d6e01eb188a319a792e d729fd7c1727a7ff07a610cd762f30a3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225049195151360 |