Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Allemand, Débora Souto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Vera Lucia Bertoni dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234444
Resumo: Com foco na especificidade e autonomia do componente curricular Dança na Educação Básica, considerado na legislação educacional brasileira desde 2016, o texto reflete sobre a inserção do ensino de Dança na escola, a partir de produções acadêmicas recentes sobre o tema. A revisão de literatura e a pesquisa documental realizadas evidenciam aspectos contextuais, estruturais e relacionais da Dança como campo de conhecimento no meio escolar.
id UFRGS-2_8c45c52e26aaf023a609b57b8d071136
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234444
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Allemand, Débora SoutoSantos, Vera Lucia Bertoni dos2022-01-26T04:41:54Z20212317-5737http://hdl.handle.net/10183/234444001136341Com foco na especificidade e autonomia do componente curricular Dança na Educação Básica, considerado na legislação educacional brasileira desde 2016, o texto reflete sobre a inserção do ensino de Dança na escola, a partir de produções acadêmicas recentes sobre o tema. A revisão de literatura e a pesquisa documental realizadas evidenciam aspectos contextuais, estruturais e relacionais da Dança como campo de conhecimento no meio escolar.Focusing on the specificity and autonomy of Dance as a curricular component in Basic Education –as considered since 2016 in the Brazilian educational legislation -, this paper reflects on the insertion of Dance teaching in schools, based on recent academic production on the subject. The literature review and the document research have highlighted contextual, structural and relational aspects of Dance as a knowledge field in school environment.Con foco en la especificidad y autonomía del componente curricular Danza en la Educación Básica, considerado en la legislación brasilera sobre educación desde 2016, el texto reflexiona sobre la inserción de la enseñanza de Danza en la escuela, a partir de producciones académicas recientes sobre el tema. La revisión de la literatura y la investigación documental realizadas evidencian aspectos contextuales, estructurales y relacionales de la Danza como campo de conocimiento en el medio escolar.application/pdfporConceição|Conception. v.10, e021018, 2021. Campinas, SP. v.10, e021018, 2021, p. 1-13Dança : EducaçãoArte : EnsinoEstudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileiraStudies on the insertion of Dance as a curricular component in brazilian basic education Estudios sobre la inserción de la danza como componente curricular en la educación básica brasilera info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136341.pdf.txt001136341.pdf.txtExtracted Texttext/plain42701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234444/2/001136341.pdf.txtac5d4e64a19d9d6e01eb188a319a792eMD52ORIGINAL001136341.pdfTexto completoapplication/pdf150597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234444/1/001136341.pdfd729fd7c1727a7ff07a610cd762f30a3MD5110183/2344442022-02-22 05:07:46.504083oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234444Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:07:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Studies on the insertion of Dance as a curricular component in brazilian basic education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Estudios sobre la inserción de la danza como componente curricular en la educación básica brasilera
title Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira
spellingShingle Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira
Allemand, Débora Souto
Dança : Educação
Arte : Ensino
title_short Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira
title_full Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira
title_fullStr Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira
title_full_unstemmed Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira
title_sort Estudos sobre a inserção da dança como componente curricular na educação básica brasileira
author Allemand, Débora Souto
author_facet Allemand, Débora Souto
Santos, Vera Lucia Bertoni dos
author_role author
author2 Santos, Vera Lucia Bertoni dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Allemand, Débora Souto
Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Dança : Educação
Arte : Ensino
topic Dança : Educação
Arte : Ensino
description Com foco na especificidade e autonomia do componente curricular Dança na Educação Básica, considerado na legislação educacional brasileira desde 2016, o texto reflete sobre a inserção do ensino de Dança na escola, a partir de produções acadêmicas recentes sobre o tema. A revisão de literatura e a pesquisa documental realizadas evidenciam aspectos contextuais, estruturais e relacionais da Dança como campo de conhecimento no meio escolar.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-26T04:41:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234444
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2317-5737
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136341
identifier_str_mv 2317-5737
001136341
url http://hdl.handle.net/10183/234444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Conceição|Conception. v.10, e021018, 2021. Campinas, SP. v.10, e021018, 2021, p. 1-13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234444/2/001136341.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234444/1/001136341.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ac5d4e64a19d9d6e01eb188a319a792e
d729fd7c1727a7ff07a610cd762f30a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225049195151360