Comunicação organizacional e interesse público : estratégias de (in)visibilidade nas mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diego Wander Santos da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Baldissera, Rudimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230988
Resumo: Neste artigo, discorremos sobre comunicação organizacional com os objetivos de evidenciar estratégias acionadas pelas organizações em perspectiva de reduzir e/ou direcionar sua (in)visibilidade nas mídias sociais e de problematizar tais práticas em perspectiva do interesse público. Para isso, acionamos dados de pesquisa realizada por Da Silva (2018), que evidencia um conjunto de sete estratégias empregadas por organizações com atuação no Brasil para gestão de sua (in)visibilidade nas mídias sociais. Complementarmente, em perspectiva do interesse público, evidenciamos que tais estratégias também são empregadas por organizações para fins que não são orientados pela ética e, mesmo, para ações ilícitas.
id UFRGS-2_8d116573890145a5836ef8ced8629e11
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230988
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Diego Wander Santos daBaldissera, Rudimar2021-10-20T04:23:45Z20211809-5844http://hdl.handle.net/10183/230988001132333Neste artigo, discorremos sobre comunicação organizacional com os objetivos de evidenciar estratégias acionadas pelas organizações em perspectiva de reduzir e/ou direcionar sua (in)visibilidade nas mídias sociais e de problematizar tais práticas em perspectiva do interesse público. Para isso, acionamos dados de pesquisa realizada por Da Silva (2018), que evidencia um conjunto de sete estratégias empregadas por organizações com atuação no Brasil para gestão de sua (in)visibilidade nas mídias sociais. Complementarmente, em perspectiva do interesse público, evidenciamos que tais estratégias também são empregadas por organizações para fins que não são orientados pela ética e, mesmo, para ações ilícitas.In this paper, we discuss about organizational communication with the objective of highlight strategies triggered by organizations with a view to reduce and/or direct their (in)visibility in social media and problematize such practices in the perspective of the public interest. To do so, we used data from a survey conducted by Da Silva (2018), which shows a set of seven strategies used by organizations operating in Brazil to manage their (in)visibility on social media. Complementarily, in the public interest perspective, we show that such strategies are also used by organizations for purposes that are not guided by ethics and, even, for illegal actions. Keywords: Organizational communication. public interest. social media. strategies. (in)visibility.En este artículo, discutimos la comunicación organizacional con el objetivo de evidenciar las estrategias activadas por las organizaciones con la intención de reducir y/o conducir su (in)visibilidad en las redes sociales y problematizar tales prácticas en la perspectiva del interés público. Para hacerlo, utilizamos datos de una encuesta realizada por Da Silva (2018), que muestra un conjunto de siete estrategias utilizadas por organizaciones que operan en Brasil para gestionar su (in)visibilidad en las redes sociales. Complementariamente, en la perspectiva del interés público, mostramos que dichas estrategias también son utilizadas por organizaciones con fines que no están guiados por la ética e, incluso, por acciones ilícitas.application/pdfporIntercom : Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo. Vol. 44, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 157-174Mídias sociaisComunicação organizacionalInteresse públicoEstratégia de comunicaçãoOrganizational communicationPublic interestSocial mediaStrategies(In)visibilityComunicación organizacionalInterés públicoRedes socialesEstrategias(In) visibilidadComunicação organizacional e interesse público : estratégias de (in)visibilidade nas mídias sociaisOrganizational communication and public interest : strategies of (in)visibility in social mediaComunicación organizacional e interés público : estrategias de (in)visibilidad en las redes socialesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132333.pdf.txt001132333.pdf.txtExtracted Texttext/plain59960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230988/2/001132333.pdf.txt6eab9e2f15f137739c641ce5a1226865MD52ORIGINAL001132333.pdfTexto completoapplication/pdf807913http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230988/1/001132333.pdf87c58c70aa3ce18c685c0f5c0fbca360MD5110183/2309882022-07-22 04:55:11.810217oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230988Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:55:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação organizacional e interesse público : estratégias de (in)visibilidade nas mídias sociais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Organizational communication and public interest : strategies of (in)visibility in social media
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Comunicación organizacional e interés público : estrategias de (in)visibilidad en las redes sociales
title Comunicação organizacional e interesse público : estratégias de (in)visibilidade nas mídias sociais
spellingShingle Comunicação organizacional e interesse público : estratégias de (in)visibilidade nas mídias sociais
Silva, Diego Wander Santos da
Mídias sociais
Comunicação organizacional
Interesse público
Estratégia de comunicação
Organizational communication
Public interest
Social media
Strategies
(In)visibility
Comunicación organizacional
Interés público
Redes sociales
Estrategias
(In) visibilidad
title_short Comunicação organizacional e interesse público : estratégias de (in)visibilidade nas mídias sociais
title_full Comunicação organizacional e interesse público : estratégias de (in)visibilidade nas mídias sociais
title_fullStr Comunicação organizacional e interesse público : estratégias de (in)visibilidade nas mídias sociais
title_full_unstemmed Comunicação organizacional e interesse público : estratégias de (in)visibilidade nas mídias sociais
title_sort Comunicação organizacional e interesse público : estratégias de (in)visibilidade nas mídias sociais
author Silva, Diego Wander Santos da
author_facet Silva, Diego Wander Santos da
Baldissera, Rudimar
author_role author
author2 Baldissera, Rudimar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diego Wander Santos da
Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias sociais
Comunicação organizacional
Interesse público
Estratégia de comunicação
topic Mídias sociais
Comunicação organizacional
Interesse público
Estratégia de comunicação
Organizational communication
Public interest
Social media
Strategies
(In)visibility
Comunicación organizacional
Interés público
Redes sociales
Estrategias
(In) visibilidad
dc.subject.eng.fl_str_mv Organizational communication
Public interest
Social media
Strategies
(In)visibility
dc.subject.spa.fl_str_mv Comunicación organizacional
Interés público
Redes sociales
Estrategias
(In) visibilidad
description Neste artigo, discorremos sobre comunicação organizacional com os objetivos de evidenciar estratégias acionadas pelas organizações em perspectiva de reduzir e/ou direcionar sua (in)visibilidade nas mídias sociais e de problematizar tais práticas em perspectiva do interesse público. Para isso, acionamos dados de pesquisa realizada por Da Silva (2018), que evidencia um conjunto de sete estratégias empregadas por organizações com atuação no Brasil para gestão de sua (in)visibilidade nas mídias sociais. Complementarmente, em perspectiva do interesse público, evidenciamos que tais estratégias também são empregadas por organizações para fins que não são orientados pela ética e, mesmo, para ações ilícitas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-20T04:23:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230988
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1809-5844
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132333
identifier_str_mv 1809-5844
001132333
url http://hdl.handle.net/10183/230988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Intercom : Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo. Vol. 44, n. 2 (maio/ago. 2021), p. 157-174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230988/2/001132333.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230988/1/001132333.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6eab9e2f15f137739c641ce5a1226865
87c58c70aa3ce18c685c0f5c0fbca360
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225039535669248