Estratégias comunicacionais de redução e direcionamento da visibilidade nas mídias sociais: práticas discursivas e sociotécnicas
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230979 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é refletir sobre as estratégias de redução e direcionamento da visibilidade nas mídias sociais, evidenciando condutas que atendam a esses desejos divulgadas em estudos científicos publicados entre 2019 e 2021. Tais alternativas se caracterizam pelo alto grau de profissionalização e por responderem apenas aos interesses organizacionais. Recorremos à Teoria Fundamentada em Dados para selecionar pesquisas aderentes. Como resultados, destacamos o avanço de bots sociais e a incipiência de investigações dedicadas a desvelar níveis de envolvimento das organizações. |
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Silva, Diego Wander Santos da2021-10-20T04:23:32Z20211807-1236http://hdl.handle.net/10183/230979001132546O objetivo deste artigo é refletir sobre as estratégias de redução e direcionamento da visibilidade nas mídias sociais, evidenciando condutas que atendam a esses desejos divulgadas em estudos científicos publicados entre 2019 e 2021. Tais alternativas se caracterizam pelo alto grau de profissionalização e por responderem apenas aos interesses organizacionais. Recorremos à Teoria Fundamentada em Dados para selecionar pesquisas aderentes. Como resultados, destacamos o avanço de bots sociais e a incipiência de investigações dedicadas a desvelar níveis de envolvimento das organizações.This article aims to discuss the strategies for reducing and targeting social media visibility, presenting practices reported in scientific studies published between 2019 and 2021. Such alternatives are characterized by a high degree of professionalization and by responding only to organizational interests. Studies were selected based on the data-driven theory. The results highlight the progress of bots and the incipience of investigations addressing organizations involvement levels.Este artículo pretende reflexionar sobre las estrategias de reducción y orientación de la visibilidad en las redes sociales, destacando las conductas que cumplieron esta intención divulgadas en estudios científicos entre 2019 y 2021. Estas alternativas se caracterizan por un alto grado de profesionalización y por responder únicamente a intereses organizacionales. Para seleccionar los estudios adherentes, se utilizó la teoría fundamentada. Como resultado, destacamos el progreso de bots sociales y las incipientes investigaciones dedicadas a revelar los niveles de participación de las organizaciones.application/pdfporOrganicom: revista brasileira de comunicação organizacional e relações públicas. São Paulo. Vol. 18, n. 36 (maio/ago. 2021), p. 115-128Comunicação organizacionalEstratégia de comunicaçãoComunicação digitalOrganizational communicationStrategiesSocial mediaVisibility reductionVisibility targetingComunicación organizacionalEstrategiasRedes socialesReducción de la visibilidadOrientación de la visibilidadEstratégias comunicacionais de redução e direcionamento da visibilidade nas mídias sociais: práticas discursivas e sociotécnicasCommunication strategies for reducing and targeting social media visibility: discursive and sociotechnical practicesEstrategias de comunicación a la reducción y orientación de la visibilidad en las redes sociales: prácticas discursivas y sociotécnicasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132546.pdf.txt001132546.pdf.txtExtracted Texttext/plain53562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230979/2/001132546.pdf.txtbe836b87bc6488ff0a45ad108484b46eMD52ORIGINAL001132546.pdfTexto completoapplication/pdf332110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230979/1/001132546.pdf3d54d31ac4f2fafcfa405d78cae717aeMD5110183/2309792024-09-27 06:35:16.843194oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230979Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-09-27T09:35:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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