Direcionamento da visibilidade nas mídias sociais a partir da estratégia de baralhamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diego Wander Santos da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Baldissera, Rudimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230969
Resumo: Nossa pesquisa se insere no contexto dos relacionamentos com públicos nas ambiências digitais e tem como objetivos: refletir sobre as noções e práticas de (in)visibilidade nas mídias sociais e apresentar iniciativas adotadas pelas organizações visando ao baralhamento e a incompreensões de uma situação, enquanto estratégia de direcionamento da visibilidade nessas mídias. As discussões são feitas a partir de relatos de profissionais que atuam em agências filiadas à Associação Brasileira de Agentes Digitais, coletados em entrevistas em profundidade por Da Silva (2018), os quais evidenciam tais iniciativas. Os resultados revelam um conjunto de oito possibilidades a partir das quais as organizações buscam conduzir a visibilidade para enfoques que não embatam com os desejos de posicionamento ou que sejam menos prejudiciais em um comparativo com outros sentidos visibilizados, ou com esse potencial. Tais achados sinalizam a profissionalização em nível sociotécnico, visto que há uma série de alternativas adotadas com o intuito de preservar as organizações. Observamos tais resultados com preocupação e os problematizamos sob a ótica do interesse público, visto que há distorções éticas que podem causar danos expressivos à sociedade.
id UFRGS-2_b52b0961e2217008053ac6f3a324ebf6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230969
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Diego Wander Santos daBaldissera, Rudimar2021-10-20T04:23:18Z20212174-3681http://hdl.handle.net/10183/230969001132315Nossa pesquisa se insere no contexto dos relacionamentos com públicos nas ambiências digitais e tem como objetivos: refletir sobre as noções e práticas de (in)visibilidade nas mídias sociais e apresentar iniciativas adotadas pelas organizações visando ao baralhamento e a incompreensões de uma situação, enquanto estratégia de direcionamento da visibilidade nessas mídias. As discussões são feitas a partir de relatos de profissionais que atuam em agências filiadas à Associação Brasileira de Agentes Digitais, coletados em entrevistas em profundidade por Da Silva (2018), os quais evidenciam tais iniciativas. Os resultados revelam um conjunto de oito possibilidades a partir das quais as organizações buscam conduzir a visibilidade para enfoques que não embatam com os desejos de posicionamento ou que sejam menos prejudiciais em um comparativo com outros sentidos visibilizados, ou com esse potencial. Tais achados sinalizam a profissionalização em nível sociotécnico, visto que há uma série de alternativas adotadas com o intuito de preservar as organizações. Observamos tais resultados com preocupação e os problematizamos sob a ótica do interesse público, visto que há distorções éticas que podem causar danos expressivos à sociedade.Our research is inserted in the context of relationship with publics in digital environments. Specifically, it is related to strategies for directing visibility in social medias, triggered when identifying risks or emerging issues (in society and/or in the media) that may go against how organizations want to be perceived (Da Silva & Baldissera, 2019). We understand that visibility, in its broadest sense, is usually indicated as the most incident desire of organizations in social media (Silva, 2020). However, studies that deal with this theme tend to disregard the fact that being in the spotlight can be negative, especially when the correlated issues and approaches are unfavorable or uninteresting. In these cases, organizations, opportunely, activate a set of strategies that try – along the dynamics of relationship and interaction with the publics – to direct visibility towards something that seems (more) opportune to them (Da Silva, 2018). The purposes of this article are reflect on the notions and practices of (in)visibility in social medias and present initiatives adopted by organizations aiming at shuffling and misunderstanding a situation, as a strategy to direct visibility in these medias. Symbolic interactionism is the epistemic foundation of research. Discussions are based on reports from professionals working in agencies affiliated to the Brazilian Association of Digital Agents, collected in depth interviews by Da Silva (2018), which evidenced such initiatives. The results reveal a set of eight possibilities from which associations seek to lead visibility to approaches that do not conflict with the positioning desires or that are less harmful in comparison with other senses seen, or with this potential. We are referring to the deviation of the focus towards positive guidelines, the generation of facts, the promotion of other approaches based on paid investment, the infiltration of organizational actors in the discussions, the “purchase of audience”, the incidence or hiring of influencers, the competitor imbalance, and the optimization of the desired visibility in search engines. Such findings signal professionalization at the sociotechnical level, since there are a number of alternatives adopted in order to preserve organizations. We observed these results with concern and problematized them from the perspective of the public interest, because there are ethical distortions that can cause significant damage to society. The practices learned show and allowed us to perceive that there are many dynamics that are part of the problem we have discussed. All these paths disturb us. In these cases, there is a certain disqualification of the place (and strength) of the subjects, who seem to be led/perceived almost like “puppets”, in a conception that organizational interventions lead to certain behaviors, which have already been predicted. An action-reaction idea prevails. It is important to emphasize that, if, on the one hand, appropriations of visibility targeting strategies can enhance the communication processes of organizations and their public presence in the sense they want, on the other hand, they can lead organizations to different levels of "omission" and/or concealment of matters of public interest, ranging from moral issues to legal commitments. This situation is enhanced, in the current context, due to the incipient initiatives that aim to observe and, in some way, monitor these (potentially) abusive practices, such as the distortion of information, the dissemination of false news and the act of spreading rumors (Henriques & Silva, 2014). Furthermore, “most of the time, surveillance initiatives end up discovering abusive practices long after the effects of those actions, which implies a research that is always focused on the past” (Henriques & Silva, 2020: 49).application/pdfporRevista Internacional de Relaciones Públicas. Málaga, Espanha : Instituto de Investigación en Relaciones Públicas. Vol. 11, n. 21 (2021), p. 189-206Comunicação organizacionalMídias sociaisEstratégia de comunicaçãoOrganizational communicationSocial mediasVisibility targetingVisibility shufflingDigital communication agenciesDirecionamento da visibilidade nas mídias sociais a partir da estratégia de baralhamentoTargeting visibility on social medias from the shuffling strategy Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132315.pdf.txt001132315.pdf.txtExtracted Texttext/plain48768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230969/2/001132315.pdf.txtbf54cab2cbe6134b0ea2e329a4a62138MD52ORIGINAL001132315.pdfTexto completoapplication/pdf415909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230969/1/001132315.pdf300014e75dc0583bae2e24319b51889fMD5110183/2309692021-11-20 06:06:20.6092oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230969Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:06:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Direcionamento da visibilidade nas mídias sociais a partir da estratégia de baralhamento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Targeting visibility on social medias from the shuffling strategy
title Direcionamento da visibilidade nas mídias sociais a partir da estratégia de baralhamento
spellingShingle Direcionamento da visibilidade nas mídias sociais a partir da estratégia de baralhamento
Silva, Diego Wander Santos da
Comunicação organizacional
Mídias sociais
Estratégia de comunicação
Organizational communication
Social medias
Visibility targeting
Visibility shuffling
Digital communication agencies
title_short Direcionamento da visibilidade nas mídias sociais a partir da estratégia de baralhamento
title_full Direcionamento da visibilidade nas mídias sociais a partir da estratégia de baralhamento
title_fullStr Direcionamento da visibilidade nas mídias sociais a partir da estratégia de baralhamento
title_full_unstemmed Direcionamento da visibilidade nas mídias sociais a partir da estratégia de baralhamento
title_sort Direcionamento da visibilidade nas mídias sociais a partir da estratégia de baralhamento
author Silva, Diego Wander Santos da
author_facet Silva, Diego Wander Santos da
Baldissera, Rudimar
author_role author
author2 Baldissera, Rudimar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diego Wander Santos da
Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Mídias sociais
Estratégia de comunicação
topic Comunicação organizacional
Mídias sociais
Estratégia de comunicação
Organizational communication
Social medias
Visibility targeting
Visibility shuffling
Digital communication agencies
dc.subject.eng.fl_str_mv Organizational communication
Social medias
Visibility targeting
Visibility shuffling
Digital communication agencies
description Nossa pesquisa se insere no contexto dos relacionamentos com públicos nas ambiências digitais e tem como objetivos: refletir sobre as noções e práticas de (in)visibilidade nas mídias sociais e apresentar iniciativas adotadas pelas organizações visando ao baralhamento e a incompreensões de uma situação, enquanto estratégia de direcionamento da visibilidade nessas mídias. As discussões são feitas a partir de relatos de profissionais que atuam em agências filiadas à Associação Brasileira de Agentes Digitais, coletados em entrevistas em profundidade por Da Silva (2018), os quais evidenciam tais iniciativas. Os resultados revelam um conjunto de oito possibilidades a partir das quais as organizações buscam conduzir a visibilidade para enfoques que não embatam com os desejos de posicionamento ou que sejam menos prejudiciais em um comparativo com outros sentidos visibilizados, ou com esse potencial. Tais achados sinalizam a profissionalização em nível sociotécnico, visto que há uma série de alternativas adotadas com o intuito de preservar as organizações. Observamos tais resultados com preocupação e os problematizamos sob a ótica do interesse público, visto que há distorções éticas que podem causar danos expressivos à sociedade.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-20T04:23:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230969
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2174-3681
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132315
identifier_str_mv 2174-3681
001132315
url http://hdl.handle.net/10183/230969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Internacional de Relaciones Públicas. Málaga, Espanha : Instituto de Investigación en Relaciones Públicas. Vol. 11, n. 21 (2021), p. 189-206
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230969/2/001132315.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230969/1/001132315.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bf54cab2cbe6134b0ea2e329a4a62138
300014e75dc0583bae2e24319b51889f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225039503163392