Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Marlusa Benedetti da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fagundes, Léa da Cruz, Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226173
Resumo: O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado na área da informática na educação que propõe mediante um estudo experimental gerar indicadores para a constituição de um modelo curricular que integra a tecnologia digital na educação básica denominando-o de Web Currículo. O estudo se realiza no Colégio de Aplicação da UFRGS num contexto que contempla o desenvolvimento de projetos aprendizagem na modalidade de iniciação científica e a utilização de laptops educacionais do Projeto UCA. Neste artigo, apresenta-se a análise das possibilidades de mudança no contexto escolar a partir dos materiais, crenças e condutas dos sujeitos da pesquisa. Utilizando como fundamentação teórica a epistemologia genética e como metodologia a observação participante e a análise textual discursiva.
id UFRGS-2_8d4e7d80ec45443a5cc99bb8a8fc7a9e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226173
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Marlusa Benedetti daFagundes, Léa da CruzBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-08-26T04:09:23Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226173000902363O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado na área da informática na educação que propõe mediante um estudo experimental gerar indicadores para a constituição de um modelo curricular que integra a tecnologia digital na educação básica denominando-o de Web Currículo. O estudo se realiza no Colégio de Aplicação da UFRGS num contexto que contempla o desenvolvimento de projetos aprendizagem na modalidade de iniciação científica e a utilização de laptops educacionais do Projeto UCA. Neste artigo, apresenta-se a análise das possibilidades de mudança no contexto escolar a partir dos materiais, crenças e condutas dos sujeitos da pesquisa. Utilizando como fundamentação teórica a epistemologia genética e como metodologia a observação participante e a análise textual discursiva.This work is part of doctoral research in area of information technology in educationby proposing an experimental study to generate indicators for the establishment of acurriculum model that integrates digital technology in basic education calling it Web Curriculum. The study is being performed in the Colégio de Aplicação da UFRGS in a context that includes the development of learning projects in the form of undergraduate research and educational use of laptops at UCA Project. This article presents the analysis of the possibilities of change in the school context from the materials, beliefs and behavior of research subjects. Using as the theoretical genetic epistemology and methodology as participant observation and textual analysis of discourse.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (2012), 11 p.Tecnologia digitalInclusão digitalCurriculum webDigital inclusionEducational laptopScientific initiationAlterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web CurrículoChanges in the school contexto : towards development of a Web Curriculuminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000902363.pdf.txt000902363.pdf.txtExtracted Texttext/plain39784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226173/2/000902363.pdf.txt9985e46968a88939d719f984fc099bd2MD52ORIGINAL000902363.pdfTexto completoapplication/pdf106266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226173/1/000902363.pdf93524463f99d07da10fb92aab81d9c66MD5110183/2261732021-09-19 04:33:12.001433oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226173Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:33:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Changes in the school contexto : towards development of a Web Curriculum
title Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo
spellingShingle Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo
Rosa, Marlusa Benedetti da
Tecnologia digital
Inclusão digital
Curriculum web
Digital inclusion
Educational laptop
Scientific initiation
title_short Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo
title_full Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo
title_fullStr Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo
title_full_unstemmed Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo
title_sort Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo
author Rosa, Marlusa Benedetti da
author_facet Rosa, Marlusa Benedetti da
Fagundes, Léa da Cruz
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author_role author
author2 Fagundes, Léa da Cruz
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Marlusa Benedetti da
Fagundes, Léa da Cruz
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Inclusão digital
topic Tecnologia digital
Inclusão digital
Curriculum web
Digital inclusion
Educational laptop
Scientific initiation
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum web
Digital inclusion
Educational laptop
Scientific initiation
description O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado na área da informática na educação que propõe mediante um estudo experimental gerar indicadores para a constituição de um modelo curricular que integra a tecnologia digital na educação básica denominando-o de Web Currículo. O estudo se realiza no Colégio de Aplicação da UFRGS num contexto que contempla o desenvolvimento de projetos aprendizagem na modalidade de iniciação científica e a utilização de laptops educacionais do Projeto UCA. Neste artigo, apresenta-se a análise das possibilidades de mudança no contexto escolar a partir dos materiais, crenças e condutas dos sujeitos da pesquisa. Utilizando como fundamentação teórica a epistemologia genética e como metodologia a observação participante e a análise textual discursiva.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-26T04:09:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226173
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000902363
identifier_str_mv 1679-1916
000902363
url http://hdl.handle.net/10183/226173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (2012), 11 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226173/2/000902363.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226173/1/000902363.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9985e46968a88939d719f984fc099bd2
93524463f99d07da10fb92aab81d9c66
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447764705738752