Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226173 |
Resumo: | O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado na área da informática na educação que propõe mediante um estudo experimental gerar indicadores para a constituição de um modelo curricular que integra a tecnologia digital na educação básica denominando-o de Web Currículo. O estudo se realiza no Colégio de Aplicação da UFRGS num contexto que contempla o desenvolvimento de projetos aprendizagem na modalidade de iniciação científica e a utilização de laptops educacionais do Projeto UCA. Neste artigo, apresenta-se a análise das possibilidades de mudança no contexto escolar a partir dos materiais, crenças e condutas dos sujeitos da pesquisa. Utilizando como fundamentação teórica a epistemologia genética e como metodologia a observação participante e a análise textual discursiva. |
id |
UFRGS-2_8d4e7d80ec45443a5cc99bb8a8fc7a9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226173 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Marlusa Benedetti daFagundes, Léa da CruzBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-08-26T04:09:23Z20121679-1916http://hdl.handle.net/10183/226173000902363O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado na área da informática na educação que propõe mediante um estudo experimental gerar indicadores para a constituição de um modelo curricular que integra a tecnologia digital na educação básica denominando-o de Web Currículo. O estudo se realiza no Colégio de Aplicação da UFRGS num contexto que contempla o desenvolvimento de projetos aprendizagem na modalidade de iniciação científica e a utilização de laptops educacionais do Projeto UCA. Neste artigo, apresenta-se a análise das possibilidades de mudança no contexto escolar a partir dos materiais, crenças e condutas dos sujeitos da pesquisa. Utilizando como fundamentação teórica a epistemologia genética e como metodologia a observação participante e a análise textual discursiva.This work is part of doctoral research in area of information technology in educationby proposing an experimental study to generate indicators for the establishment of acurriculum model that integrates digital technology in basic education calling it Web Curriculum. The study is being performed in the Colégio de Aplicação da UFRGS in a context that includes the development of learning projects in the form of undergraduate research and educational use of laptops at UCA Project. This article presents the analysis of the possibilities of change in the school context from the materials, beliefs and behavior of research subjects. Using as the theoretical genetic epistemology and methodology as participant observation and textual analysis of discourse.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (2012), 11 p.Tecnologia digitalInclusão digitalCurriculum webDigital inclusionEducational laptopScientific initiationAlterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web CurrículoChanges in the school contexto : towards development of a Web Curriculuminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000902363.pdf.txt000902363.pdf.txtExtracted Texttext/plain39784http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226173/2/000902363.pdf.txt9985e46968a88939d719f984fc099bd2MD52ORIGINAL000902363.pdfTexto completoapplication/pdf106266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226173/1/000902363.pdf93524463f99d07da10fb92aab81d9c66MD5110183/2261732021-09-19 04:33:12.001433oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226173Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:33:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Changes in the school contexto : towards development of a Web Curriculum |
title |
Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo |
spellingShingle |
Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo Rosa, Marlusa Benedetti da Tecnologia digital Inclusão digital Curriculum web Digital inclusion Educational laptop Scientific initiation |
title_short |
Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo |
title_full |
Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo |
title_fullStr |
Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo |
title_full_unstemmed |
Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo |
title_sort |
Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo |
author |
Rosa, Marlusa Benedetti da |
author_facet |
Rosa, Marlusa Benedetti da Fagundes, Léa da Cruz Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Fagundes, Léa da Cruz Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Marlusa Benedetti da Fagundes, Léa da Cruz Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia digital Inclusão digital |
topic |
Tecnologia digital Inclusão digital Curriculum web Digital inclusion Educational laptop Scientific initiation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum web Digital inclusion Educational laptop Scientific initiation |
description |
O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado na área da informática na educação que propõe mediante um estudo experimental gerar indicadores para a constituição de um modelo curricular que integra a tecnologia digital na educação básica denominando-o de Web Currículo. O estudo se realiza no Colégio de Aplicação da UFRGS num contexto que contempla o desenvolvimento de projetos aprendizagem na modalidade de iniciação científica e a utilização de laptops educacionais do Projeto UCA. Neste artigo, apresenta-se a análise das possibilidades de mudança no contexto escolar a partir dos materiais, crenças e condutas dos sujeitos da pesquisa. Utilizando como fundamentação teórica a epistemologia genética e como metodologia a observação participante e a análise textual discursiva. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-26T04:09:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/226173 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000902363 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000902363 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/226173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (2012), 11 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226173/2/000902363.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226173/1/000902363.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9985e46968a88939d719f984fc099bd2 93524463f99d07da10fb92aab81d9c66 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225033803104256 |