TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Neuza Terezinha da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102695
Resumo: As tecnologias midiáticas e, em especial as TIC’s estão entrelaçadas na vida das pessoas, portanto, nem se cogita se deveriam estar ou não presentes nas práticas pedagógicas,porém surge a perguntacomo inseri-las no cotidiano escolar do aluno de modo a mantê-lo interessado e motivado no processo ensino/aprendizagem? O presente estudo tem por objetivo investigar se TIC’s, na tessitura com os recursos advindos das diversas oficinas desenvolvidas pelo Programa Mais Educação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Ferrari, podem ser desencadeadoras de atividades capazes de manter o interesse e a motivação dos alunos em aprender. Para isso, apresenta um planejamento idealizado, construído e executado de maneira colaborativa entre a coordenadora e monitores do Programa Mais Educação da Instituição. A culminância das ações projetadas acontece na apresentação da Festa à Fantasia da Escola, ocasião para dar visibilidade ao Programa frente à comunidade. Utiliza-se a pesquisa qualitativa nos diferentes espaços onde se desenvolvemas oficinas e tem como sujeitos de pesquisa os monitores que administram as oficinas e os alunos que participam.O estudo envolve as TIC’s no processo educacional e utiliza o computador, a Internet, seus recursos e aplicativos com a intenção de tornar mais interessantes, principalmente, as aulas de Letramento e Matemática, pouco frequentadas pelos alunos.Contudo, apesar do número reduzido de alunos que participaram da apresentação final, houve motivação por parte da comunidade, pais, professores, alunos e funcionários que cantaram a música juntamente com os alunos/protagonistas, significando que houve uma divulgação ainda que singular das ações, frente a um público reduzido. Dentre as considerações finais, se destaca que, embora, as atividades envolvendo as TIC’s tenham sido desencadeadoras de interesse e motivação, não atingiu os objetivos propostos, uma vez que não foi possível envolver, no planejamento, os alunos das oficinas de Matemática. A proposta não tem a pretensão de ser um modelo fechado, ao contrário, deve ser aberto, flexível e mutável e servir para refletir sobre as experiências ainda que não tenham mostrado resultados satisfatórios. Os profissionais da educação têm que inovar, atualizar, mudar, tentar de novo.
id UFRGS-2_8dd85ad07a80289df096663a030b47c2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102695
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Neuza Terezinha daFalkembach, Gilse Antoninha Morgental2014-09-10T02:11:34Z2012http://hdl.handle.net/10183/102695000919938As tecnologias midiáticas e, em especial as TIC’s estão entrelaçadas na vida das pessoas, portanto, nem se cogita se deveriam estar ou não presentes nas práticas pedagógicas,porém surge a perguntacomo inseri-las no cotidiano escolar do aluno de modo a mantê-lo interessado e motivado no processo ensino/aprendizagem? O presente estudo tem por objetivo investigar se TIC’s, na tessitura com os recursos advindos das diversas oficinas desenvolvidas pelo Programa Mais Educação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Ferrari, podem ser desencadeadoras de atividades capazes de manter o interesse e a motivação dos alunos em aprender. Para isso, apresenta um planejamento idealizado, construído e executado de maneira colaborativa entre a coordenadora e monitores do Programa Mais Educação da Instituição. A culminância das ações projetadas acontece na apresentação da Festa à Fantasia da Escola, ocasião para dar visibilidade ao Programa frente à comunidade. Utiliza-se a pesquisa qualitativa nos diferentes espaços onde se desenvolvemas oficinas e tem como sujeitos de pesquisa os monitores que administram as oficinas e os alunos que participam.O estudo envolve as TIC’s no processo educacional e utiliza o computador, a Internet, seus recursos e aplicativos com a intenção de tornar mais interessantes, principalmente, as aulas de Letramento e Matemática, pouco frequentadas pelos alunos.Contudo, apesar do número reduzido de alunos que participaram da apresentação final, houve motivação por parte da comunidade, pais, professores, alunos e funcionários que cantaram a música juntamente com os alunos/protagonistas, significando que houve uma divulgação ainda que singular das ações, frente a um público reduzido. Dentre as considerações finais, se destaca que, embora, as atividades envolvendo as TIC’s tenham sido desencadeadoras de interesse e motivação, não atingiu os objetivos propostos, uma vez que não foi possível envolver, no planejamento, os alunos das oficinas de Matemática. A proposta não tem a pretensão de ser um modelo fechado, ao contrário, deve ser aberto, flexível e mutável e servir para refletir sobre as experiências ainda que não tenham mostrado resultados satisfatórios. Os profissionais da educação têm que inovar, atualizar, mudar, tentar de novo.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MatemáticaEnsinoPrograma Mais EducaçãoMotivaçãoTIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919938.pdf000919938.pdfTexto completoapplication/pdf978099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102695/1/000919938.pdf6edf697684a7165054a9a858272bf7faMD51TEXT000919938.pdf.txt000919938.pdf.txtExtracted Texttext/plain88172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102695/2/000919938.pdf.txt803ff3f34fecfc9d8a53c62a3149ed11MD52THUMBNAIL000919938.pdf.jpg000919938.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102695/3/000919938.pdf.jpg96becf5c0b362ccd38e6f2dee323867bMD5310183/1026952018-10-25 09:02:56.119oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102695Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação
title TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação
spellingShingle TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação
Rocha, Neuza Terezinha da
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Matemática
Ensino
Programa Mais Educação
Motivação
title_short TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação
title_full TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação
title_fullStr TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação
title_full_unstemmed TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação
title_sort TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação
author Rocha, Neuza Terezinha da
author_facet Rocha, Neuza Terezinha da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Neuza Terezinha da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
contributor_str_mv Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Matemática
Ensino
Programa Mais Educação
Motivação
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Matemática
Ensino
Programa Mais Educação
Motivação
description As tecnologias midiáticas e, em especial as TIC’s estão entrelaçadas na vida das pessoas, portanto, nem se cogita se deveriam estar ou não presentes nas práticas pedagógicas,porém surge a perguntacomo inseri-las no cotidiano escolar do aluno de modo a mantê-lo interessado e motivado no processo ensino/aprendizagem? O presente estudo tem por objetivo investigar se TIC’s, na tessitura com os recursos advindos das diversas oficinas desenvolvidas pelo Programa Mais Educação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Ferrari, podem ser desencadeadoras de atividades capazes de manter o interesse e a motivação dos alunos em aprender. Para isso, apresenta um planejamento idealizado, construído e executado de maneira colaborativa entre a coordenadora e monitores do Programa Mais Educação da Instituição. A culminância das ações projetadas acontece na apresentação da Festa à Fantasia da Escola, ocasião para dar visibilidade ao Programa frente à comunidade. Utiliza-se a pesquisa qualitativa nos diferentes espaços onde se desenvolvemas oficinas e tem como sujeitos de pesquisa os monitores que administram as oficinas e os alunos que participam.O estudo envolve as TIC’s no processo educacional e utiliza o computador, a Internet, seus recursos e aplicativos com a intenção de tornar mais interessantes, principalmente, as aulas de Letramento e Matemática, pouco frequentadas pelos alunos.Contudo, apesar do número reduzido de alunos que participaram da apresentação final, houve motivação por parte da comunidade, pais, professores, alunos e funcionários que cantaram a música juntamente com os alunos/protagonistas, significando que houve uma divulgação ainda que singular das ações, frente a um público reduzido. Dentre as considerações finais, se destaca que, embora, as atividades envolvendo as TIC’s tenham sido desencadeadoras de interesse e motivação, não atingiu os objetivos propostos, uma vez que não foi possível envolver, no planejamento, os alunos das oficinas de Matemática. A proposta não tem a pretensão de ser um modelo fechado, ao contrário, deve ser aberto, flexível e mutável e servir para refletir sobre as experiências ainda que não tenham mostrado resultados satisfatórios. Os profissionais da educação têm que inovar, atualizar, mudar, tentar de novo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102695
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919938
url http://hdl.handle.net/10183/102695
identifier_str_mv 000919938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102695/1/000919938.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102695/2/000919938.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102695/3/000919938.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6edf697684a7165054a9a858272bf7fa
803ff3f34fecfc9d8a53c62a3149ed11
96becf5c0b362ccd38e6f2dee323867b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447132739469312