TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102695 |
Resumo: | As tecnologias midiáticas e, em especial as TIC’s estão entrelaçadas na vida das pessoas, portanto, nem se cogita se deveriam estar ou não presentes nas práticas pedagógicas,porém surge a perguntacomo inseri-las no cotidiano escolar do aluno de modo a mantê-lo interessado e motivado no processo ensino/aprendizagem? O presente estudo tem por objetivo investigar se TIC’s, na tessitura com os recursos advindos das diversas oficinas desenvolvidas pelo Programa Mais Educação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Ferrari, podem ser desencadeadoras de atividades capazes de manter o interesse e a motivação dos alunos em aprender. Para isso, apresenta um planejamento idealizado, construído e executado de maneira colaborativa entre a coordenadora e monitores do Programa Mais Educação da Instituição. A culminância das ações projetadas acontece na apresentação da Festa à Fantasia da Escola, ocasião para dar visibilidade ao Programa frente à comunidade. Utiliza-se a pesquisa qualitativa nos diferentes espaços onde se desenvolvemas oficinas e tem como sujeitos de pesquisa os monitores que administram as oficinas e os alunos que participam.O estudo envolve as TIC’s no processo educacional e utiliza o computador, a Internet, seus recursos e aplicativos com a intenção de tornar mais interessantes, principalmente, as aulas de Letramento e Matemática, pouco frequentadas pelos alunos.Contudo, apesar do número reduzido de alunos que participaram da apresentação final, houve motivação por parte da comunidade, pais, professores, alunos e funcionários que cantaram a música juntamente com os alunos/protagonistas, significando que houve uma divulgação ainda que singular das ações, frente a um público reduzido. Dentre as considerações finais, se destaca que, embora, as atividades envolvendo as TIC’s tenham sido desencadeadoras de interesse e motivação, não atingiu os objetivos propostos, uma vez que não foi possível envolver, no planejamento, os alunos das oficinas de Matemática. A proposta não tem a pretensão de ser um modelo fechado, ao contrário, deve ser aberto, flexível e mutável e servir para refletir sobre as experiências ainda que não tenham mostrado resultados satisfatórios. Os profissionais da educação têm que inovar, atualizar, mudar, tentar de novo. |
id |
UFRGS-2_8dd85ad07a80289df096663a030b47c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102695 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Neuza Terezinha daFalkembach, Gilse Antoninha Morgental2014-09-10T02:11:34Z2012http://hdl.handle.net/10183/102695000919938As tecnologias midiáticas e, em especial as TIC’s estão entrelaçadas na vida das pessoas, portanto, nem se cogita se deveriam estar ou não presentes nas práticas pedagógicas,porém surge a perguntacomo inseri-las no cotidiano escolar do aluno de modo a mantê-lo interessado e motivado no processo ensino/aprendizagem? O presente estudo tem por objetivo investigar se TIC’s, na tessitura com os recursos advindos das diversas oficinas desenvolvidas pelo Programa Mais Educação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Ferrari, podem ser desencadeadoras de atividades capazes de manter o interesse e a motivação dos alunos em aprender. Para isso, apresenta um planejamento idealizado, construído e executado de maneira colaborativa entre a coordenadora e monitores do Programa Mais Educação da Instituição. A culminância das ações projetadas acontece na apresentação da Festa à Fantasia da Escola, ocasião para dar visibilidade ao Programa frente à comunidade. Utiliza-se a pesquisa qualitativa nos diferentes espaços onde se desenvolvemas oficinas e tem como sujeitos de pesquisa os monitores que administram as oficinas e os alunos que participam.O estudo envolve as TIC’s no processo educacional e utiliza o computador, a Internet, seus recursos e aplicativos com a intenção de tornar mais interessantes, principalmente, as aulas de Letramento e Matemática, pouco frequentadas pelos alunos.Contudo, apesar do número reduzido de alunos que participaram da apresentação final, houve motivação por parte da comunidade, pais, professores, alunos e funcionários que cantaram a música juntamente com os alunos/protagonistas, significando que houve uma divulgação ainda que singular das ações, frente a um público reduzido. Dentre as considerações finais, se destaca que, embora, as atividades envolvendo as TIC’s tenham sido desencadeadoras de interesse e motivação, não atingiu os objetivos propostos, uma vez que não foi possível envolver, no planejamento, os alunos das oficinas de Matemática. A proposta não tem a pretensão de ser um modelo fechado, ao contrário, deve ser aberto, flexível e mutável e servir para refletir sobre as experiências ainda que não tenham mostrado resultados satisfatórios. Os profissionais da educação têm que inovar, atualizar, mudar, tentar de novo.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MatemáticaEnsinoPrograma Mais EducaçãoMotivaçãoTIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919938.pdf000919938.pdfTexto completoapplication/pdf978099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102695/1/000919938.pdf6edf697684a7165054a9a858272bf7faMD51TEXT000919938.pdf.txt000919938.pdf.txtExtracted Texttext/plain88172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102695/2/000919938.pdf.txt803ff3f34fecfc9d8a53c62a3149ed11MD52THUMBNAIL000919938.pdf.jpg000919938.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102695/3/000919938.pdf.jpg96becf5c0b362ccd38e6f2dee323867bMD5310183/1026952018-10-25 09:02:56.119oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102695Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação |
title |
TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação |
spellingShingle |
TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação Rocha, Neuza Terezinha da Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Matemática Ensino Programa Mais Educação Motivação |
title_short |
TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação |
title_full |
TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação |
title_fullStr |
TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação |
title_full_unstemmed |
TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação |
title_sort |
TIC’s: tessituras, visibilidades e viabilidades na aprendizagem do aluno no programa mais educação |
author |
Rocha, Neuza Terezinha da |
author_facet |
Rocha, Neuza Terezinha da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Neuza Terezinha da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Falkembach, Gilse Antoninha Morgental |
contributor_str_mv |
Falkembach, Gilse Antoninha Morgental |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Matemática Ensino Programa Mais Educação Motivação |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Matemática Ensino Programa Mais Educação Motivação |
description |
As tecnologias midiáticas e, em especial as TIC’s estão entrelaçadas na vida das pessoas, portanto, nem se cogita se deveriam estar ou não presentes nas práticas pedagógicas,porém surge a perguntacomo inseri-las no cotidiano escolar do aluno de modo a mantê-lo interessado e motivado no processo ensino/aprendizagem? O presente estudo tem por objetivo investigar se TIC’s, na tessitura com os recursos advindos das diversas oficinas desenvolvidas pelo Programa Mais Educação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Ferrari, podem ser desencadeadoras de atividades capazes de manter o interesse e a motivação dos alunos em aprender. Para isso, apresenta um planejamento idealizado, construído e executado de maneira colaborativa entre a coordenadora e monitores do Programa Mais Educação da Instituição. A culminância das ações projetadas acontece na apresentação da Festa à Fantasia da Escola, ocasião para dar visibilidade ao Programa frente à comunidade. Utiliza-se a pesquisa qualitativa nos diferentes espaços onde se desenvolvemas oficinas e tem como sujeitos de pesquisa os monitores que administram as oficinas e os alunos que participam.O estudo envolve as TIC’s no processo educacional e utiliza o computador, a Internet, seus recursos e aplicativos com a intenção de tornar mais interessantes, principalmente, as aulas de Letramento e Matemática, pouco frequentadas pelos alunos.Contudo, apesar do número reduzido de alunos que participaram da apresentação final, houve motivação por parte da comunidade, pais, professores, alunos e funcionários que cantaram a música juntamente com os alunos/protagonistas, significando que houve uma divulgação ainda que singular das ações, frente a um público reduzido. Dentre as considerações finais, se destaca que, embora, as atividades envolvendo as TIC’s tenham sido desencadeadoras de interesse e motivação, não atingiu os objetivos propostos, uma vez que não foi possível envolver, no planejamento, os alunos das oficinas de Matemática. A proposta não tem a pretensão de ser um modelo fechado, ao contrário, deve ser aberto, flexível e mutável e servir para refletir sobre as experiências ainda que não tenham mostrado resultados satisfatórios. Os profissionais da educação têm que inovar, atualizar, mudar, tentar de novo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T02:11:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102695 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000919938 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102695 |
identifier_str_mv |
000919938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102695/1/000919938.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102695/2/000919938.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102695/3/000919938.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6edf697684a7165054a9a858272bf7fa 803ff3f34fecfc9d8a53c62a3149ed11 96becf5c0b362ccd38e6f2dee323867b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132739469312 |