Práticas de governamento em livros de formação de professores de educação infantil : sensibilidades, disposições e conscientizações em discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188584
Resumo: O artigo é decorrente de uma pesquisa cujo objetivo foi problematizar as práticas de governamento docente veiculadas pelo discurso da pedagogia histórico-crítica presente em livros de formação de professores de Educação Infantil. A materialidade investigativa da pesquisa foi composta por um conjunto de livros que defendem o ensino de conteúdos emergentes de áreas do conhecimento para bebês e crianças pequenas, além de apresentarem uma crítica ao que nomeiam processo de desescolarização e fetichização da infância. Metodologicamente, a partir das contribuições dos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, dentre outros autores vinculados a uma perspectiva pós-estruturalista, foi analisado como os livros que constituem o corpus investigativo, por meio da defesa de uma pedagogia histórico-crítica, regulam, organizam e divulgam modos considerados adequados de exercício da docência na Educação Infantil. Dessa forma, com base nas análises, foi descrita a arquitetura formativa dos livros, bem como problematizadas as táticas discursivas presentes nos textos, cujo intuito é a produção de formas de ser docente, através da universalização de um modelo de raciocínio pautado na escolarização precoce das crianças. Nesse sentido, o exercício analítico das práticas de governamento identificadas nos livros possibilitou discutir a naturalização dos enunciados constituintes do discurso da pedagogia histórico-crítica, evidenciando seus efeitos de verdade. Isso porque assumir a dimensão constitutiva da linguagem e enfrentar o desafio de questionar os efeitos de verdade dos discursos que operam no governamento da formação docente consistem em uma atitude ética na atualidade.
id UFRGS-2_8ddc944813b9a777130adcd50ba6642c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188584
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carvalho, Rodrigo Saballa de2019-02-07T02:32:58Z20191676-2592http://hdl.handle.net/10183/188584001085412O artigo é decorrente de uma pesquisa cujo objetivo foi problematizar as práticas de governamento docente veiculadas pelo discurso da pedagogia histórico-crítica presente em livros de formação de professores de Educação Infantil. A materialidade investigativa da pesquisa foi composta por um conjunto de livros que defendem o ensino de conteúdos emergentes de áreas do conhecimento para bebês e crianças pequenas, além de apresentarem uma crítica ao que nomeiam processo de desescolarização e fetichização da infância. Metodologicamente, a partir das contribuições dos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, dentre outros autores vinculados a uma perspectiva pós-estruturalista, foi analisado como os livros que constituem o corpus investigativo, por meio da defesa de uma pedagogia histórico-crítica, regulam, organizam e divulgam modos considerados adequados de exercício da docência na Educação Infantil. Dessa forma, com base nas análises, foi descrita a arquitetura formativa dos livros, bem como problematizadas as táticas discursivas presentes nos textos, cujo intuito é a produção de formas de ser docente, através da universalização de um modelo de raciocínio pautado na escolarização precoce das crianças. Nesse sentido, o exercício analítico das práticas de governamento identificadas nos livros possibilitou discutir a naturalização dos enunciados constituintes do discurso da pedagogia histórico-crítica, evidenciando seus efeitos de verdade. Isso porque assumir a dimensão constitutiva da linguagem e enfrentar o desafio de questionar os efeitos de verdade dos discursos que operam no governamento da formação docente consistem em uma atitude ética na atualidade.The article is the result of a research whose objective was to problematize the practices of governing teachers conveyed by the historical-critical pedagogy discourse present in teacher education books of Early Childhood Education. The research’s evidence was composed of a set of books that defend the teaching of emerging contents of knowledge areas for infants and young children, as well as present a critique of what they call the process of deschooling and fetishization of childhood. Methodologically, based on the contributions of the studies developed by Michel Foucault, among other authors linked to a post-structuralist perspective, we analyzed how the books that constitute the investigative corpus, through the defense of a historical-critical pedagogy, regulate, organize and spread modes considered suitable for teaching in Early Childhood Education. Thus, based on the analyses, the formative architecture of the books was described, and the discursive tactics present in the texts were problematized, whose purpose is the production of modes of being teachers, through the universalization of a model of reasoning based on the early schooling of children. In this sense, the analytical exercise of the governing practices identified in the books made it possible to discuss the naturalization of the assertions that constitute the historical-critical pedagogy discourse, evidencing its effects of truth. Accepting the constitutive dimension of language and facing the challenge of questioning the effects of truth of the discourses that operate in governing teacher education is an ethical stand nowadays.El artículo resulta de una investigación cuyo objetivo fue problematizar prácticas de gobernamiento docente difundidas por el discurso de la pedagogía histórica crítica presente en libros de formación de profesores de Educación Infantil. La materialidad investigativa fue compuesta por libros que defienden la enseñanza de contenidos de las áreas del conocimiento para bebés y niños pequeños, además de presentar una crítica al proceso de desescolarización y fetichización de la infancia. Metodológicamente, tras las contribuciones de los estudios de Michel Foucault, y otros autores vinculados a una perspectiva postestructuralista, se analizó cómo los libros que constituyen el corpus investigativo, por medio de la defensa de una pedagogía histórica crítica, regulan, organizan y divulgan modos considerados adecuados de ejercicio de la docencia en la Educación Infantil. Así, con base en los análisis, se describió la arquitectura formativa de los libros y problematizaron las tácticas discursivas presentes en los textos, cuya intención es producir formas de docencia, a través de la universalización de un modelo de raciocinio pautado en la escolarización precoz de los niños. En este sentido, el ejercicio analítico de las prácticas de gobernamiento identificadas en los libros posibilitó discutir la naturalización de enunciados constituyentes del discurso de la pedagogía histórica crítica, evidenciando sus efectos de verdad. Esto porque asumir la dimensión constitutiva del lenguaje y enfrentar el reto de cuestionar los efectos de verdad de los discursos que operan en el gobernamiento de la formación docente consiste en una actitud ética en la actualidad.application/pdfporETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 21, n.1 (jan./mar. 2019), p. 84-104Educação infantilFormação de professoresLivroEarly childhood educationBookTeacher educationDiscourseTeachingEducación infantilLibroFormación docenteDiscursoDocenciaPráticas de governamento em livros de formação de professores de educação infantil : sensibilidades, disposições e conscientizações em discursoGoverning practices in educational books for early childhood education teachers : sensitivity, dispositions and awareness in discoursePrácticas de gobernamiento en libros de formación de profesores de educación infantil : sensibilidades, disposiciones y concienciaciones en discursoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085412.pdf.txt001085412.pdf.txtExtracted Texttext/plain65129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188584/2/001085412.pdf.txtc67a43e4432ac545c7e175ed2befb6b9MD52ORIGINAL001085412.pdfTexto completoapplication/pdf863996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188584/1/001085412.pdfb74c006111d6d29a14d225fb2d4b1d74MD5110183/1885842021-05-07 05:15:30.155871oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188584Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:15:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de governamento em livros de formação de professores de educação infantil : sensibilidades, disposições e conscientizações em discurso
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Governing practices in educational books for early childhood education teachers : sensitivity, dispositions and awareness in discourse
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Prácticas de gobernamiento en libros de formación de profesores de educación infantil : sensibilidades, disposiciones y concienciaciones en discurso
title Práticas de governamento em livros de formação de professores de educação infantil : sensibilidades, disposições e conscientizações em discurso
spellingShingle Práticas de governamento em livros de formação de professores de educação infantil : sensibilidades, disposições e conscientizações em discurso
Carvalho, Rodrigo Saballa de
Educação infantil
Formação de professores
Livro
Early childhood education
Book
Teacher education
Discourse
Teaching
Educación infantil
Libro
Formación docente
Discurso
Docencia
title_short Práticas de governamento em livros de formação de professores de educação infantil : sensibilidades, disposições e conscientizações em discurso
title_full Práticas de governamento em livros de formação de professores de educação infantil : sensibilidades, disposições e conscientizações em discurso
title_fullStr Práticas de governamento em livros de formação de professores de educação infantil : sensibilidades, disposições e conscientizações em discurso
title_full_unstemmed Práticas de governamento em livros de formação de professores de educação infantil : sensibilidades, disposições e conscientizações em discurso
title_sort Práticas de governamento em livros de formação de professores de educação infantil : sensibilidades, disposições e conscientizações em discurso
author Carvalho, Rodrigo Saballa de
author_facet Carvalho, Rodrigo Saballa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Formação de professores
Livro
topic Educação infantil
Formação de professores
Livro
Early childhood education
Book
Teacher education
Discourse
Teaching
Educación infantil
Libro
Formación docente
Discurso
Docencia
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Book
Teacher education
Discourse
Teaching
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación infantil
Libro
Formación docente
Discurso
Docencia
description O artigo é decorrente de uma pesquisa cujo objetivo foi problematizar as práticas de governamento docente veiculadas pelo discurso da pedagogia histórico-crítica presente em livros de formação de professores de Educação Infantil. A materialidade investigativa da pesquisa foi composta por um conjunto de livros que defendem o ensino de conteúdos emergentes de áreas do conhecimento para bebês e crianças pequenas, além de apresentarem uma crítica ao que nomeiam processo de desescolarização e fetichização da infância. Metodologicamente, a partir das contribuições dos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, dentre outros autores vinculados a uma perspectiva pós-estruturalista, foi analisado como os livros que constituem o corpus investigativo, por meio da defesa de uma pedagogia histórico-crítica, regulam, organizam e divulgam modos considerados adequados de exercício da docência na Educação Infantil. Dessa forma, com base nas análises, foi descrita a arquitetura formativa dos livros, bem como problematizadas as táticas discursivas presentes nos textos, cujo intuito é a produção de formas de ser docente, através da universalização de um modelo de raciocínio pautado na escolarização precoce das crianças. Nesse sentido, o exercício analítico das práticas de governamento identificadas nos livros possibilitou discutir a naturalização dos enunciados constituintes do discurso da pedagogia histórico-crítica, evidenciando seus efeitos de verdade. Isso porque assumir a dimensão constitutiva da linguagem e enfrentar o desafio de questionar os efeitos de verdade dos discursos que operam no governamento da formação docente consistem em uma atitude ética na atualidade.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-07T02:32:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188584
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-2592
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001085412
identifier_str_mv 1676-2592
001085412
url http://hdl.handle.net/10183/188584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 21, n.1 (jan./mar. 2019), p. 84-104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188584/2/001085412.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188584/1/001085412.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c67a43e4432ac545c7e175ed2befb6b9
b74c006111d6d29a14d225fb2d4b1d74
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224962492596224