Covid-19 : desafios dos docentes na linha de frente da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludovico, Francieli Motter
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Molon, Jaqueline, Franco, Sérgio Roberto Kieling, Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218426
Resumo: A pandemia causada pela Covid-19 exigiu mudan-ças na organização da sociedade, que precisaram acontecer rapidamente e sem planejamento. Essas novas configurações também influenciaram a educação e levaram as instituições a se reorganizarem, avaliando a possibilidade de ofertar o que está sendo chamado de “Ensino Remoto Emergencial”. Esse processo levou os professores, atores na linha de frente da educação, a encontrar muitos e novos desafios. Assim, o presente estudo busca narrar e compreender alguns desafios que estão postos à educação formal frente a este cenário, por meio do relato de nove professores, dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Com metodologia qualitativa e modalidade investigativa de análise narrativa, a partir dos processos de codificação e categorização. Três categorias foram elencadas: estratégias de enfrentamento e ferramentas, apoio aos profes-sores e apoio aos pais. Os resultados evidenciam diversos desafios, que vão desde dificuldades de acesso e falta de recursos à necessidade de promo-ver equidade para o desenvolvimento de práticas que incluam todos os estudantes.
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spelling Ludovico, Francieli MotterMolon, JaquelineFranco, Sérgio Roberto KielingBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2021-03-05T03:58:38Z20202316-3828http://hdl.handle.net/10183/218426001122164A pandemia causada pela Covid-19 exigiu mudan-ças na organização da sociedade, que precisaram acontecer rapidamente e sem planejamento. Essas novas configurações também influenciaram a educação e levaram as instituições a se reorganizarem, avaliando a possibilidade de ofertar o que está sendo chamado de “Ensino Remoto Emergencial”. Esse processo levou os professores, atores na linha de frente da educação, a encontrar muitos e novos desafios. Assim, o presente estudo busca narrar e compreender alguns desafios que estão postos à educação formal frente a este cenário, por meio do relato de nove professores, dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Com metodologia qualitativa e modalidade investigativa de análise narrativa, a partir dos processos de codificação e categorização. Três categorias foram elencadas: estratégias de enfrentamento e ferramentas, apoio aos profes-sores e apoio aos pais. Os resultados evidenciam diversos desafios, que vão desde dificuldades de acesso e falta de recursos à necessidade de promo-ver equidade para o desenvolvimento de práticas que incluam todos os estudantes.The Covid-19 pandemic required changes in the organization of society, which needed to happen quickly and without planning. These new configurations also influenced education and led institu-tions to reorganize themselves, evaluating the possibility of offering what has being called “Emergen-cy Remote Teaching”. This process led teachers, actors on the front lines of education, to face many new challenges. Thus, the present study seeks to narrate and understand some challenges that are posed to formal education in this scenario, through the report of nine (09) teachers, from the states of Paraná and Rio Grande do Sul. With qualitative methodology and investigative modality of narrative analysis, based on codification and categorization processes. Three (03) categories were listed: strat-egies and tools, support for teachers and support for parents. The results show several challenges, ranging from difficulties in access and lack of resources to the need to promote equity for the devel-opment of practices that include all students.La pandemia de Covid-19 exigió cambios en la organización de la sociedad, que necesitaron ocurrir rápidamente y sin planificación. Esas nuevas configuraciones también influenciaron a la educación y llevaron a las instituciones a reorganizarse, evaluando la posibilidad de ofrecer lo que se llama “en-señanza remota de emergencia”. Ese proceso ha llevado a los profesores, actores en la línea de frente de la educación, a encontrar muchos desafíos nuevos. De esta manera, el presente estudio busca narrar y comprender algunos desafíos que se encuentran en la educación formal frente a este pano-rama, por medio del relato de nueve (09) profesores, de los estados de Paraná y Rio Grande do Sul. Con metodología cualitativa y modalidad investigativa de análisis narrativa, a partir de los procesos de codificación y categorización. Se enumeraron tres (03) categorías: estrategias de enfrentamiento y herramientas; apoyo a los profesores y apoyo a los padres. Los resultados muestran varios desafíos, desde dificultades de acceso y falta de recursos hasta la necesidad de promover la equidad para el desarrollo de prácticas que incluyan a todos los estudiantes.application/pdfporInterfaces científicas : educação. Aracaju, SE. Vol. 10, n. 1 (2020), p. [58-74]Prática docenteTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)COVID-19 (Doença)PandemiasEnsino Remoto Emergencial (ERE)Linguagem e línguasTeaching practiceEmergency remote teachingPandemicPráctica docenteEnseñanza remota de emergenciaCovid-19 : desafios dos docentes na linha de frente da educaçãoCovid-19 : teachers' challenges in the education front lineCovid-19 : desafíos de los maestros en la primera línea de la educacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122164.pdf.txt001122164.pdf.txtExtracted Texttext/plain50039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218426/2/001122164.pdf.txt741e834f6f2f1698ec058d4bc876b6b4MD52ORIGINAL001122164.pdfTexto completoapplication/pdf306726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218426/1/001122164.pdf1f542dbfc96c3271afdb08bc4e006599MD5110183/2184262023-08-24 03:34:44.569354oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218426Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:34:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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