Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259265 |
Resumo: | A partir dos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa Observatório da Educação do Campo/CAPES/INEP em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul, o artigoanalisa parte dos dados da pesquisa, a qual foi desenvolvida junto há duas escolas da rede pública municipal, localizadas na zona rural de Pelotas no período de 2011 a 2014. O trabalho possui como foco central de discussão os processos de alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo. A coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise dos diários de campo. Considera-se, ao final, como principal resultado da pesquisa, está a contribuição de(re)colocar os professores como protagonistas de seus fazeres pedagógicos, e com isso a ampliação de suas condições de análise do processo de aprendizagem dos estudantes. |
id |
UFRGS-2_8e65be493f20f9fa06a8c892c575a305 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259265 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Vanessa GonçalvesSilva, Andréa Wahlbrink Padilha daPaludo, Conceição2023-06-21T03:33:29Z20170102-2717http://hdl.handle.net/10183/259265001075325A partir dos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa Observatório da Educação do Campo/CAPES/INEP em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul, o artigoanalisa parte dos dados da pesquisa, a qual foi desenvolvida junto há duas escolas da rede pública municipal, localizadas na zona rural de Pelotas no período de 2011 a 2014. O trabalho possui como foco central de discussão os processos de alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo. A coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise dos diários de campo. Considera-se, ao final, como principal resultado da pesquisa, está a contribuição de(re)colocar os professores como protagonistas de seus fazeres pedagógicos, e com isso a ampliação de suas condições de análise do processo de aprendizagem dos estudantes.A partir de los resultados de una investigación-acción desarrollado bajo el Proyecto de Investigación Observatorio de la Educación Rural/CAPES/INEP en su núcleo en el estado de Rio Grande do Sul, el artículo analiza los datos de la encuesta, que fue desarrollado en conjunto hay dos escuelas de la red municipal, ubicadas en la zona rural de Pelotas en el período 2011-2014. El trabajo tiene como eje central la discusión de la alfabetización y alfabetismo la formación del profesorado en el / en el campo de la educación. La recolección de datos incluyó entrevistas semiestructuradas, observación participante, el análisis de los diarios de campo. Es, al final, ya que el principal resultado de la investigación es la contribución de la (re) puso maestros como protagonistas de su quehacer pedagógico, y así ampliar su análisis de las condiciones de proceso de aprendizaje de los estudiantes.application/pdfporMomento : revista do Intituto de Educação. Rio Grande, RS. Vol. 26, n. 1 (jan./jun. 2017), p. 96-117AlfabetizaçãoEducação do campoFormação de professoresLetramentoAcción de InvestigaciónAlfabetizaciónFormación Del professoradoOs desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campoLos desafíos estratégicos de la alfabetización y letración en la formación de profesores de la educación del campo info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001075325.pdf.txt001075325.pdf.txtExtracted Texttext/plain56103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259265/2/001075325.pdf.txtf654d97aa973a93d81e0826cd9920b14MD52ORIGINAL001075325.pdfTexto completoapplication/pdf447188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259265/1/001075325.pdfac113ac290598d80417f2d2cb610054bMD5110183/2592652023-06-22 03:31:57.088906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259265Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-22T06:31:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Los desafíos estratégicos de la alfabetización y letración en la formación de profesores de la educación del campo |
title |
Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo |
spellingShingle |
Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo Dias, Vanessa Gonçalves Alfabetização Educação do campo Formação de professores Letramento Acción de Investigación Alfabetización Formación Del professorado |
title_short |
Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo |
title_full |
Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo |
title_fullStr |
Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo |
title_full_unstemmed |
Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo |
title_sort |
Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo |
author |
Dias, Vanessa Gonçalves |
author_facet |
Dias, Vanessa Gonçalves Silva, Andréa Wahlbrink Padilha da Paludo, Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Andréa Wahlbrink Padilha da Paludo, Conceição |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Vanessa Gonçalves Silva, Andréa Wahlbrink Padilha da Paludo, Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Educação do campo Formação de professores Letramento |
topic |
Alfabetização Educação do campo Formação de professores Letramento Acción de Investigación Alfabetización Formación Del professorado |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Acción de Investigación Alfabetización Formación Del professorado |
description |
A partir dos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa Observatório da Educação do Campo/CAPES/INEP em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul, o artigoanalisa parte dos dados da pesquisa, a qual foi desenvolvida junto há duas escolas da rede pública municipal, localizadas na zona rural de Pelotas no período de 2011 a 2014. O trabalho possui como foco central de discussão os processos de alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo. A coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise dos diários de campo. Considera-se, ao final, como principal resultado da pesquisa, está a contribuição de(re)colocar os professores como protagonistas de seus fazeres pedagógicos, e com isso a ampliação de suas condições de análise do processo de aprendizagem dos estudantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-21T03:33:29Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259265 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-2717 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001075325 |
identifier_str_mv |
0102-2717 001075325 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Momento : revista do Intituto de Educação. Rio Grande, RS. Vol. 26, n. 1 (jan./jun. 2017), p. 96-117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259265/2/001075325.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259265/1/001075325.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f654d97aa973a93d81e0826cd9920b14 ac113ac290598d80417f2d2cb610054b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225089433206784 |