Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Vanessa Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Andréa Wahlbrink Padilha da, Paludo, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259265
Resumo: A partir dos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa Observatório da Educação do Campo/CAPES/INEP em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul, o artigoanalisa parte dos dados da pesquisa, a qual foi desenvolvida junto há duas escolas da rede pública municipal, localizadas na zona rural de Pelotas no período de 2011 a 2014. O trabalho possui como foco central de discussão os processos de alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo. A coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise dos diários de campo. Considera-se, ao final, como principal resultado da pesquisa, está a contribuição de(re)colocar os professores como protagonistas de seus fazeres pedagógicos, e com isso a ampliação de suas condições de análise do processo de aprendizagem dos estudantes.
id UFRGS-2_8e65be493f20f9fa06a8c892c575a305
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259265
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dias, Vanessa GonçalvesSilva, Andréa Wahlbrink Padilha daPaludo, Conceição2023-06-21T03:33:29Z20170102-2717http://hdl.handle.net/10183/259265001075325A partir dos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa Observatório da Educação do Campo/CAPES/INEP em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul, o artigoanalisa parte dos dados da pesquisa, a qual foi desenvolvida junto há duas escolas da rede pública municipal, localizadas na zona rural de Pelotas no período de 2011 a 2014. O trabalho possui como foco central de discussão os processos de alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo. A coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise dos diários de campo. Considera-se, ao final, como principal resultado da pesquisa, está a contribuição de(re)colocar os professores como protagonistas de seus fazeres pedagógicos, e com isso a ampliação de suas condições de análise do processo de aprendizagem dos estudantes.A partir de los resultados de una investigación-acción desarrollado bajo el Proyecto de Investigación Observatorio de la Educación Rural/CAPES/INEP en su núcleo en el estado de Rio Grande do Sul, el artículo analiza los datos de la encuesta, que fue desarrollado en conjunto hay dos escuelas de la red municipal, ubicadas en la zona rural de Pelotas en el período 2011-2014. El trabajo tiene como eje central la discusión de la alfabetización y alfabetismo la formación del profesorado en el / en el campo de la educación. La recolección de datos incluyó entrevistas semiestructuradas, observación participante, el análisis de los diarios de campo. Es, al final, ya que el principal resultado de la investigación es la contribución de la (re) puso maestros como protagonistas de su quehacer pedagógico, y así ampliar su análisis de las condiciones de proceso de aprendizaje de los estudiantes.application/pdfporMomento : revista do Intituto de Educação. Rio Grande, RS. Vol. 26, n. 1 (jan./jun. 2017), p. 96-117AlfabetizaçãoEducação do campoFormação de professoresLetramentoAcción de InvestigaciónAlfabetizaciónFormación Del professoradoOs desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campoLos desafíos estratégicos de la alfabetización y letración en la formación de profesores de la educación del campo info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001075325.pdf.txt001075325.pdf.txtExtracted Texttext/plain56103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259265/2/001075325.pdf.txtf654d97aa973a93d81e0826cd9920b14MD52ORIGINAL001075325.pdfTexto completoapplication/pdf447188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259265/1/001075325.pdfac113ac290598d80417f2d2cb610054bMD5110183/2592652023-06-22 03:31:57.088906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259265Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-22T06:31:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Los desafíos estratégicos de la alfabetización y letración en la formación de profesores de la educación del campo
title Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo
spellingShingle Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo
Dias, Vanessa Gonçalves
Alfabetização
Educação do campo
Formação de professores
Letramento
Acción de Investigación
Alfabetización
Formación Del professorado
title_short Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo
title_full Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo
title_fullStr Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo
title_full_unstemmed Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo
title_sort Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo
author Dias, Vanessa Gonçalves
author_facet Dias, Vanessa Gonçalves
Silva, Andréa Wahlbrink Padilha da
Paludo, Conceição
author_role author
author2 Silva, Andréa Wahlbrink Padilha da
Paludo, Conceição
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Vanessa Gonçalves
Silva, Andréa Wahlbrink Padilha da
Paludo, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Educação do campo
Formação de professores
Letramento
topic Alfabetização
Educação do campo
Formação de professores
Letramento
Acción de Investigación
Alfabetización
Formación Del professorado
dc.subject.spa.fl_str_mv Acción de Investigación
Alfabetización
Formación Del professorado
description A partir dos resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa Observatório da Educação do Campo/CAPES/INEP em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul, o artigoanalisa parte dos dados da pesquisa, a qual foi desenvolvida junto há duas escolas da rede pública municipal, localizadas na zona rural de Pelotas no período de 2011 a 2014. O trabalho possui como foco central de discussão os processos de alfabetização e letramento na formação de professores da/na educação do campo. A coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise dos diários de campo. Considera-se, ao final, como principal resultado da pesquisa, está a contribuição de(re)colocar os professores como protagonistas de seus fazeres pedagógicos, e com isso a ampliação de suas condições de análise do processo de aprendizagem dos estudantes.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-21T03:33:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259265
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-2717
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001075325
identifier_str_mv 0102-2717
001075325
url http://hdl.handle.net/10183/259265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Momento : revista do Intituto de Educação. Rio Grande, RS. Vol. 26, n. 1 (jan./jun. 2017), p. 96-117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259265/2/001075325.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259265/1/001075325.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f654d97aa973a93d81e0826cd9920b14
ac113ac290598d80417f2d2cb610054b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225089433206784