A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102986 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de mostrar a contribuição das mídias para a qualificação da Educação de Jovens e Adultos, enfatizando os ideais do professor Paulo Freire e focando no ensino da geografia. Através de uma investigação sobre o uso de ambientes virtuais de aprendizagem, buscou-se enfatizar as possibilidades do uso pedagógico do blog, cujas características ligadas à colaboração, à participação e a interação dos estudantes permite que se explorem vários aspectos da formação dos estudantes da EJA. O trabalho sobre a utilização e exploração do blog está inserido numa percepção do ensino que busca a aprendizagem a partir das palavras e temas geradores, na direção de uma educação como ato de conhecimento e de transformação social, que permita exercícios de investigação e de pesquisa, auxiliados pelas novas tecnologias de comunicação e informação. Ao propor a criação e exploração de um blog com uma turma de EJA, o professor é desafiado a atuar como um mediador das redes de conversação e construção do conhecimento, acompanhando as interações dos alunos, intervindo adequadamente e incentivando-os a novas buscas. De forma reflexiva e crítica, o educador instiga, motiva, orienta os estudantes para uma incorporação tecnológica no cotidiano de suas aulas, especialmente com o uso dos blogs de uma forma dinâmica e criativa, centrado na interdisciplinaridade, na interatividade e na cooperação na disciplina de Geografia. |
id |
UFRGS-2_8e671f0359ea721c6542eb4f6f9ace47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102986 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Vanderlei CarvalhoFavaretto, Fernando2014-09-12T02:10:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/102986000922152Este trabalho tem o objetivo de mostrar a contribuição das mídias para a qualificação da Educação de Jovens e Adultos, enfatizando os ideais do professor Paulo Freire e focando no ensino da geografia. Através de uma investigação sobre o uso de ambientes virtuais de aprendizagem, buscou-se enfatizar as possibilidades do uso pedagógico do blog, cujas características ligadas à colaboração, à participação e a interação dos estudantes permite que se explorem vários aspectos da formação dos estudantes da EJA. O trabalho sobre a utilização e exploração do blog está inserido numa percepção do ensino que busca a aprendizagem a partir das palavras e temas geradores, na direção de uma educação como ato de conhecimento e de transformação social, que permita exercícios de investigação e de pesquisa, auxiliados pelas novas tecnologias de comunicação e informação. Ao propor a criação e exploração de um blog com uma turma de EJA, o professor é desafiado a atuar como um mediador das redes de conversação e construção do conhecimento, acompanhando as interações dos alunos, intervindo adequadamente e incentivando-os a novas buscas. De forma reflexiva e crítica, o educador instiga, motiva, orienta os estudantes para uma incorporação tecnológica no cotidiano de suas aulas, especialmente com o uso dos blogs de uma forma dinâmica e criativa, centrado na interdisciplinaridade, na interatividade e na cooperação na disciplina de Geografia.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)GeografiaBlogEnsinoEducação de jovens e adultosA contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoCacequi, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922152.pdf000922152.pdfTexto completoapplication/pdf567743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102986/1/000922152.pdf6c5f56c1b2ab1d59b4a8329cf5ae763dMD51TEXT000922152.pdf.txt000922152.pdf.txtExtracted Texttext/plain87880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102986/2/000922152.pdf.txt8e65ff2aeedb972c1e46dc01184363aeMD52THUMBNAIL000922152.pdf.jpg000922152.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102986/3/000922152.pdf.jpgead1e42e534407610b6da942c48f7b0bMD5310183/1029862018-10-25 09:02:55.283oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102986Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia |
title |
A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia |
spellingShingle |
A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia Alves, Vanderlei Carvalho Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Geografia Blog Ensino Educação de jovens e adultos |
title_short |
A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia |
title_full |
A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia |
title_fullStr |
A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia |
title_full_unstemmed |
A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia |
title_sort |
A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia |
author |
Alves, Vanderlei Carvalho |
author_facet |
Alves, Vanderlei Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Vanderlei Carvalho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Favaretto, Fernando |
contributor_str_mv |
Favaretto, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Geografia Blog Ensino Educação de jovens e adultos |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Geografia Blog Ensino Educação de jovens e adultos |
description |
Este trabalho tem o objetivo de mostrar a contribuição das mídias para a qualificação da Educação de Jovens e Adultos, enfatizando os ideais do professor Paulo Freire e focando no ensino da geografia. Através de uma investigação sobre o uso de ambientes virtuais de aprendizagem, buscou-se enfatizar as possibilidades do uso pedagógico do blog, cujas características ligadas à colaboração, à participação e a interação dos estudantes permite que se explorem vários aspectos da formação dos estudantes da EJA. O trabalho sobre a utilização e exploração do blog está inserido numa percepção do ensino que busca a aprendizagem a partir das palavras e temas geradores, na direção de uma educação como ato de conhecimento e de transformação social, que permita exercícios de investigação e de pesquisa, auxiliados pelas novas tecnologias de comunicação e informação. Ao propor a criação e exploração de um blog com uma turma de EJA, o professor é desafiado a atuar como um mediador das redes de conversação e construção do conhecimento, acompanhando as interações dos alunos, intervindo adequadamente e incentivando-os a novas buscas. De forma reflexiva e crítica, o educador instiga, motiva, orienta os estudantes para uma incorporação tecnológica no cotidiano de suas aulas, especialmente com o uso dos blogs de uma forma dinâmica e criativa, centrado na interdisciplinaridade, na interatividade e na cooperação na disciplina de Geografia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-12T02:10:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102986 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000922152 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102986 |
identifier_str_mv |
000922152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102986/1/000922152.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102986/2/000922152.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102986/3/000922152.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c5f56c1b2ab1d59b4a8329cf5ae763d 8e65ff2aeedb972c1e46dc01184363ae ead1e42e534407610b6da942c48f7b0b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132939747328 |