O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Volani, Elizangela Agostini
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169006
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_a2c85d03a05ad9fa5a6a8281d32b6826
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169006
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de GeografiaEnsino de GeografiaTecnologias de Informação e ComunicaçãoBlogTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Esta pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de propor, aplicar e analisar uma proposta metodológica para o ensino de Geografia com base na utilização da multimídia blog, produzido com o conceito de Espaço Geográfico. Para tanto, refinamos para este estudo três objetivos específicos: (1) propor uma atividade pedagógica envolvendo o uso do blog (2) analisar como se dá o envolvimento dos alunos com o uso da multimídia blog na aprendizagem geográfica (3) identificar as possíveis contribuições do blog para a construção da Educação Geográfica. No contexto da utilização das tecnologias na educação geográfica, o blog torna-se um ambiente de imersão e construção coletiva que viabiliza a comunicação, a colaboração e o aprendizado, promovendo o contato interpessoal e grupal, tratandose de um espaço de interação social. Portanto, nesse estudo, abordamos a metodologia de Estudo de caso, com base na participação de quarenta e sete alunos da Escola de Educação Básica Professor Júlio Scheidemantel, localizada no município de Timbó, Santa Catarina. Aplicamos a proposta do uso do recurso blog, nomeado de Geografês da qual foi criado pela professora para trabalhar e mobilizar os conteúdos atinentes de espaço geográfico envolvendo a temática Olimpíada. Os resultados colhidos na investigação evidenciaram, de forma geral, que a promoção de atividades diferenciadas no contexto educacional facilita e potencializa o aprendizado geográfico. E, ainda, quando se trata do uso das tecnologias no ensino e aprendizagem, os alunos se sentem mais atraídos e envolvidos com saber fazer e, assim, as aulas se tornam atrativas e interessantes para os alunos.Florianópolis, SCMartins Júnior, LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaVolani, Elizangela Agostini2016-10-06T01:15:04Z2016-10-06T01:15:04Z2016-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169006porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-06T01:15:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169006Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-06T01:15:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia
title O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia
spellingShingle O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia
Volani, Elizangela Agostini
Ensino de Geografia
Tecnologias de Informação e Comunicação
Blog
title_short O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia
title_full O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia
title_fullStr O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia
title_full_unstemmed O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia
title_sort O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia
author Volani, Elizangela Agostini
author_facet Volani, Elizangela Agostini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins Júnior, Luiz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Volani, Elizangela Agostini
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Tecnologias de Informação e Comunicação
Blog
topic Ensino de Geografia
Tecnologias de Informação e Comunicação
Blog
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-06T01:15:04Z
2016-10-06T01:15:04Z
2016-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169006
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652036419354624