O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169006 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_a2c85d03a05ad9fa5a6a8281d32b6826 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169006 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de GeografiaEnsino de GeografiaTecnologias de Informação e ComunicaçãoBlogTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.Esta pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de propor, aplicar e analisar uma proposta metodológica para o ensino de Geografia com base na utilização da multimídia blog, produzido com o conceito de Espaço Geográfico. Para tanto, refinamos para este estudo três objetivos específicos: (1) propor uma atividade pedagógica envolvendo o uso do blog (2) analisar como se dá o envolvimento dos alunos com o uso da multimídia blog na aprendizagem geográfica (3) identificar as possíveis contribuições do blog para a construção da Educação Geográfica. No contexto da utilização das tecnologias na educação geográfica, o blog torna-se um ambiente de imersão e construção coletiva que viabiliza a comunicação, a colaboração e o aprendizado, promovendo o contato interpessoal e grupal, tratandose de um espaço de interação social. Portanto, nesse estudo, abordamos a metodologia de Estudo de caso, com base na participação de quarenta e sete alunos da Escola de Educação Básica Professor Júlio Scheidemantel, localizada no município de Timbó, Santa Catarina. Aplicamos a proposta do uso do recurso blog, nomeado de Geografês da qual foi criado pela professora para trabalhar e mobilizar os conteúdos atinentes de espaço geográfico envolvendo a temática Olimpíada. Os resultados colhidos na investigação evidenciaram, de forma geral, que a promoção de atividades diferenciadas no contexto educacional facilita e potencializa o aprendizado geográfico. E, ainda, quando se trata do uso das tecnologias no ensino e aprendizagem, os alunos se sentem mais atraídos e envolvidos com saber fazer e, assim, as aulas se tornam atrativas e interessantes para os alunos.Florianópolis, SCMartins Júnior, LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaVolani, Elizangela Agostini2016-10-06T01:15:04Z2016-10-06T01:15:04Z2016-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169006porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-06T01:15:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169006Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-06T01:15:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia |
title |
O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia |
spellingShingle |
O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia Volani, Elizangela Agostini Ensino de Geografia Tecnologias de Informação e Comunicação Blog |
title_short |
O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia |
title_full |
O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia |
title_fullStr |
O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia |
title_full_unstemmed |
O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia |
title_sort |
O uso do blog como locus de aprendizagem no Ensino de Geografia |
author |
Volani, Elizangela Agostini |
author_facet |
Volani, Elizangela Agostini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins Júnior, Luiz Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Volani, Elizangela Agostini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Tecnologias de Informação e Comunicação Blog |
topic |
Ensino de Geografia Tecnologias de Informação e Comunicação Blog |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-06T01:15:04Z 2016-10-06T01:15:04Z 2016-10-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169006 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
74 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652036419354624 |