A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Vanderlei Carvalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102986
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de mostrar a contribuição das mídias para a qualificação da Educação de Jovens e Adultos, enfatizando os ideais do professor Paulo Freire e focando no ensino da geografia. Através de uma investigação sobre o uso de ambientes virtuais de aprendizagem, buscou-se enfatizar as possibilidades do uso pedagógico do blog, cujas características ligadas à colaboração, à participação e a interação dos estudantes permite que se explorem vários aspectos da formação dos estudantes da EJA. O trabalho sobre a utilização e exploração do blog está inserido numa percepção do ensino que busca a aprendizagem a partir das palavras e temas geradores, na direção de uma educação como ato de conhecimento e de transformação social, que permita exercícios de investigação e de pesquisa, auxiliados pelas novas tecnologias de comunicação e informação. Ao propor a criação e exploração de um blog com uma turma de EJA, o professor é desafiado a atuar como um mediador das redes de conversação e construção do conhecimento, acompanhando as interações dos alunos, intervindo adequadamente e incentivando-os a novas buscas. De forma reflexiva e crítica, o educador instiga, motiva, orienta os estudantes para uma incorporação tecnológica no cotidiano de suas aulas, especialmente com o uso dos blogs de uma forma dinâmica e criativa, centrado na interdisciplinaridade, na interatividade e na cooperação na disciplina de Geografia.
id UFRGS-2_8e671f0359ea721c6542eb4f6f9ace47
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102986
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Vanderlei CarvalhoFavaretto, Fernando2014-09-12T02:10:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/102986000922152Este trabalho tem o objetivo de mostrar a contribuição das mídias para a qualificação da Educação de Jovens e Adultos, enfatizando os ideais do professor Paulo Freire e focando no ensino da geografia. Através de uma investigação sobre o uso de ambientes virtuais de aprendizagem, buscou-se enfatizar as possibilidades do uso pedagógico do blog, cujas características ligadas à colaboração, à participação e a interação dos estudantes permite que se explorem vários aspectos da formação dos estudantes da EJA. O trabalho sobre a utilização e exploração do blog está inserido numa percepção do ensino que busca a aprendizagem a partir das palavras e temas geradores, na direção de uma educação como ato de conhecimento e de transformação social, que permita exercícios de investigação e de pesquisa, auxiliados pelas novas tecnologias de comunicação e informação. Ao propor a criação e exploração de um blog com uma turma de EJA, o professor é desafiado a atuar como um mediador das redes de conversação e construção do conhecimento, acompanhando as interações dos alunos, intervindo adequadamente e incentivando-os a novas buscas. De forma reflexiva e crítica, o educador instiga, motiva, orienta os estudantes para uma incorporação tecnológica no cotidiano de suas aulas, especialmente com o uso dos blogs de uma forma dinâmica e criativa, centrado na interdisciplinaridade, na interatividade e na cooperação na disciplina de Geografia.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)GeografiaBlogEnsinoEducação de jovens e adultosA contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoCacequi, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000922152.pdf000922152.pdfTexto completoapplication/pdf567743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102986/1/000922152.pdf6c5f56c1b2ab1d59b4a8329cf5ae763dMD51TEXT000922152.pdf.txt000922152.pdf.txtExtracted Texttext/plain87880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102986/2/000922152.pdf.txt8e65ff2aeedb972c1e46dc01184363aeMD52THUMBNAIL000922152.pdf.jpg000922152.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102986/3/000922152.pdf.jpgead1e42e534407610b6da942c48f7b0bMD5310183/1029862018-10-25 09:02:55.283oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102986Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia
title A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia
spellingShingle A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia
Alves, Vanderlei Carvalho
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Geografia
Blog
Ensino
Educação de jovens e adultos
title_short A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia
title_full A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia
title_fullStr A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia
title_full_unstemmed A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia
title_sort A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia
author Alves, Vanderlei Carvalho
author_facet Alves, Vanderlei Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Vanderlei Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Favaretto, Fernando
contributor_str_mv Favaretto, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Geografia
Blog
Ensino
Educação de jovens e adultos
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Geografia
Blog
Ensino
Educação de jovens e adultos
description Este trabalho tem o objetivo de mostrar a contribuição das mídias para a qualificação da Educação de Jovens e Adultos, enfatizando os ideais do professor Paulo Freire e focando no ensino da geografia. Através de uma investigação sobre o uso de ambientes virtuais de aprendizagem, buscou-se enfatizar as possibilidades do uso pedagógico do blog, cujas características ligadas à colaboração, à participação e a interação dos estudantes permite que se explorem vários aspectos da formação dos estudantes da EJA. O trabalho sobre a utilização e exploração do blog está inserido numa percepção do ensino que busca a aprendizagem a partir das palavras e temas geradores, na direção de uma educação como ato de conhecimento e de transformação social, que permita exercícios de investigação e de pesquisa, auxiliados pelas novas tecnologias de comunicação e informação. Ao propor a criação e exploração de um blog com uma turma de EJA, o professor é desafiado a atuar como um mediador das redes de conversação e construção do conhecimento, acompanhando as interações dos alunos, intervindo adequadamente e incentivando-os a novas buscas. De forma reflexiva e crítica, o educador instiga, motiva, orienta os estudantes para uma incorporação tecnológica no cotidiano de suas aulas, especialmente com o uso dos blogs de uma forma dinâmica e criativa, centrado na interdisciplinaridade, na interatividade e na cooperação na disciplina de Geografia.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-12T02:10:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102986
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000922152
url http://hdl.handle.net/10183/102986
identifier_str_mv 000922152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102986/1/000922152.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102986/2/000922152.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102986/3/000922152.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c5f56c1b2ab1d59b4a8329cf5ae763d
8e65ff2aeedb972c1e46dc01184363ae
ead1e42e534407610b6da942c48f7b0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471425581056