Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Rafael dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187444
Resumo: Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação física é componente curricular obrigatório da educação básica (BRASIL, Lei nº 9.394/96). Visando propiciar à classe docente auxílio profissional para a estruturação do currículo escolar, existem documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que apresentam propostas didáticas ao professor. Durante a leitura dos PCNs observa-se que estes apresentam os conteúdos de anatomia, fisiologia, biomecânica e bioquímica como elementos para se conhecer o corpo, desde estrutura muscular e óssea até processos metabólicos de produção de energia. O objetivo do presente estudo foi compreender os efeitos de um programa de ensino que tematiza conteúdos biológicos nas aulas de educação física no ensino médio, a partir da análise das experiências vividas em um estágio de docência no ensino médio. Os participantes deste estudo foram 26 estudantes do terceiro ano do ensino médio, sendo destes, 14 meninos e 12 meninas, com idade média de 17 anos. Contrapondo o senso comum que permeia o ambiente escolar, conteúdos de caráter científico normalmente são associados a disciplinas de biologia, física e química, mas poderiam ser didatizados como próprios também da educação física. Na realização deste trabalho, foi possível compreender que os estudantes demonstraram interesse pelos conteúdos aprendidos, faziam perguntas a respeito daquilo que ensinávamos. O efeito que as aulas tematizando conteúdos de caráter biológico provocaram pareceu ser pedagogicamente positivo, influenciando na motivação dos alunos com as atividades. Tal cenário demonstrou provocar aproximações com as realidades dos alunos.
id UFRGS-2_8eae489948dbde16a182c6553686f019
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187444
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mendonça, Rafael dos SantosWittizorecki, Elisandro Schultz2018-12-27T04:06:05Z2018http://hdl.handle.net/10183/187444001082812Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação física é componente curricular obrigatório da educação básica (BRASIL, Lei nº 9.394/96). Visando propiciar à classe docente auxílio profissional para a estruturação do currículo escolar, existem documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que apresentam propostas didáticas ao professor. Durante a leitura dos PCNs observa-se que estes apresentam os conteúdos de anatomia, fisiologia, biomecânica e bioquímica como elementos para se conhecer o corpo, desde estrutura muscular e óssea até processos metabólicos de produção de energia. O objetivo do presente estudo foi compreender os efeitos de um programa de ensino que tematiza conteúdos biológicos nas aulas de educação física no ensino médio, a partir da análise das experiências vividas em um estágio de docência no ensino médio. Os participantes deste estudo foram 26 estudantes do terceiro ano do ensino médio, sendo destes, 14 meninos e 12 meninas, com idade média de 17 anos. Contrapondo o senso comum que permeia o ambiente escolar, conteúdos de caráter científico normalmente são associados a disciplinas de biologia, física e química, mas poderiam ser didatizados como próprios também da educação física. Na realização deste trabalho, foi possível compreender que os estudantes demonstraram interesse pelos conteúdos aprendidos, faziam perguntas a respeito daquilo que ensinávamos. O efeito que as aulas tematizando conteúdos de caráter biológico provocaram pareceu ser pedagogicamente positivo, influenciando na motivação dos alunos com as atividades. Tal cenário demonstrou provocar aproximações com as realidades dos alunos.According to the Law of Guidelines and Bases of National Education, physical education is a compulsory curricular component of basic education (BRAZIL, Law No. 9.394 / 96). In order to provide the teaching profession with professional assistance for the structuring of the school curriculum, there are documents such as the National Curricular Common Base (NCCB) and the National Curricular Parameters (NCP), which present didactic proposals to the teacher. During the reading of the NCPs it is observed that these present the contents of anatomy, physiology, biomechanics and biochemistry as elements to know the body, from muscle and bone structure to metabolic processes of energy production. The objective of the present study was to understand the effects of a teaching program that thematizes biological contents in physical education classes in high school, based on the analysis of the experiences lived in a teaching stage in high school. The participants of this study were 26 students of the third year of high school, of whom 14 boys and 12 girls, with an average age of 17 years. Contrary to the common sense that permeates the school environment, contents of a scientific nature are usually associated with biology, physics and chemistry, but could also be didatized as physical education. In the accomplishment of this work, it was possible to understand that the students showed interest in the contents learned, they asked questions about what we taught. The effect that the classes thematicalizing biological contents provoked appeared to be pedagogically positive, influencing the students' motivation with the activities. This scenario has shown to bring approximations with the realities of the students.application/pdfporEducação física escolarFisiologiaBiomecânicaGinásticaLutasSchool physical educationBiological contentsConteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082812.pdf.txt001082812.pdf.txtExtracted Texttext/plain91450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187444/2/001082812.pdf.txt28ff192f134103541c662e3042a6c153MD52ORIGINAL001082812.pdfTexto completoapplication/pdf399155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187444/1/001082812.pdfe316998bad48009638b3b25157b1cd5eMD5110183/1874442019-10-19 03:56:52.022723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187444Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-19T06:56:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio
title Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio
spellingShingle Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio
Mendonça, Rafael dos Santos
Educação física escolar
Fisiologia
Biomecânica
Ginástica
Lutas
School physical education
Biological contents
title_short Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio
title_full Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio
title_fullStr Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio
title_full_unstemmed Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio
title_sort Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio
author Mendonça, Rafael dos Santos
author_facet Mendonça, Rafael dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Rafael dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
contributor_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Fisiologia
Biomecânica
Ginástica
Lutas
topic Educação física escolar
Fisiologia
Biomecânica
Ginástica
Lutas
School physical education
Biological contents
dc.subject.eng.fl_str_mv School physical education
Biological contents
description Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação física é componente curricular obrigatório da educação básica (BRASIL, Lei nº 9.394/96). Visando propiciar à classe docente auxílio profissional para a estruturação do currículo escolar, existem documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que apresentam propostas didáticas ao professor. Durante a leitura dos PCNs observa-se que estes apresentam os conteúdos de anatomia, fisiologia, biomecânica e bioquímica como elementos para se conhecer o corpo, desde estrutura muscular e óssea até processos metabólicos de produção de energia. O objetivo do presente estudo foi compreender os efeitos de um programa de ensino que tematiza conteúdos biológicos nas aulas de educação física no ensino médio, a partir da análise das experiências vividas em um estágio de docência no ensino médio. Os participantes deste estudo foram 26 estudantes do terceiro ano do ensino médio, sendo destes, 14 meninos e 12 meninas, com idade média de 17 anos. Contrapondo o senso comum que permeia o ambiente escolar, conteúdos de caráter científico normalmente são associados a disciplinas de biologia, física e química, mas poderiam ser didatizados como próprios também da educação física. Na realização deste trabalho, foi possível compreender que os estudantes demonstraram interesse pelos conteúdos aprendidos, faziam perguntas a respeito daquilo que ensinávamos. O efeito que as aulas tematizando conteúdos de caráter biológico provocaram pareceu ser pedagogicamente positivo, influenciando na motivação dos alunos com as atividades. Tal cenário demonstrou provocar aproximações com as realidades dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-27T04:06:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187444
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001082812
url http://hdl.handle.net/10183/187444
identifier_str_mv 001082812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187444/2/001082812.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187444/1/001082812.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 28ff192f134103541c662e3042a6c153
e316998bad48009638b3b25157b1cd5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224565667397632