Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187444 |
Resumo: | Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação física é componente curricular obrigatório da educação básica (BRASIL, Lei nº 9.394/96). Visando propiciar à classe docente auxílio profissional para a estruturação do currículo escolar, existem documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que apresentam propostas didáticas ao professor. Durante a leitura dos PCNs observa-se que estes apresentam os conteúdos de anatomia, fisiologia, biomecânica e bioquímica como elementos para se conhecer o corpo, desde estrutura muscular e óssea até processos metabólicos de produção de energia. O objetivo do presente estudo foi compreender os efeitos de um programa de ensino que tematiza conteúdos biológicos nas aulas de educação física no ensino médio, a partir da análise das experiências vividas em um estágio de docência no ensino médio. Os participantes deste estudo foram 26 estudantes do terceiro ano do ensino médio, sendo destes, 14 meninos e 12 meninas, com idade média de 17 anos. Contrapondo o senso comum que permeia o ambiente escolar, conteúdos de caráter científico normalmente são associados a disciplinas de biologia, física e química, mas poderiam ser didatizados como próprios também da educação física. Na realização deste trabalho, foi possível compreender que os estudantes demonstraram interesse pelos conteúdos aprendidos, faziam perguntas a respeito daquilo que ensinávamos. O efeito que as aulas tematizando conteúdos de caráter biológico provocaram pareceu ser pedagogicamente positivo, influenciando na motivação dos alunos com as atividades. Tal cenário demonstrou provocar aproximações com as realidades dos alunos. |
id |
UFRGS-2_8eae489948dbde16a182c6553686f019 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187444 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendonça, Rafael dos SantosWittizorecki, Elisandro Schultz2018-12-27T04:06:05Z2018http://hdl.handle.net/10183/187444001082812Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação física é componente curricular obrigatório da educação básica (BRASIL, Lei nº 9.394/96). Visando propiciar à classe docente auxílio profissional para a estruturação do currículo escolar, existem documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que apresentam propostas didáticas ao professor. Durante a leitura dos PCNs observa-se que estes apresentam os conteúdos de anatomia, fisiologia, biomecânica e bioquímica como elementos para se conhecer o corpo, desde estrutura muscular e óssea até processos metabólicos de produção de energia. O objetivo do presente estudo foi compreender os efeitos de um programa de ensino que tematiza conteúdos biológicos nas aulas de educação física no ensino médio, a partir da análise das experiências vividas em um estágio de docência no ensino médio. Os participantes deste estudo foram 26 estudantes do terceiro ano do ensino médio, sendo destes, 14 meninos e 12 meninas, com idade média de 17 anos. Contrapondo o senso comum que permeia o ambiente escolar, conteúdos de caráter científico normalmente são associados a disciplinas de biologia, física e química, mas poderiam ser didatizados como próprios também da educação física. Na realização deste trabalho, foi possível compreender que os estudantes demonstraram interesse pelos conteúdos aprendidos, faziam perguntas a respeito daquilo que ensinávamos. O efeito que as aulas tematizando conteúdos de caráter biológico provocaram pareceu ser pedagogicamente positivo, influenciando na motivação dos alunos com as atividades. Tal cenário demonstrou provocar aproximações com as realidades dos alunos.According to the Law of Guidelines and Bases of National Education, physical education is a compulsory curricular component of basic education (BRAZIL, Law No. 9.394 / 96). In order to provide the teaching profession with professional assistance for the structuring of the school curriculum, there are documents such as the National Curricular Common Base (NCCB) and the National Curricular Parameters (NCP), which present didactic proposals to the teacher. During the reading of the NCPs it is observed that these present the contents of anatomy, physiology, biomechanics and biochemistry as elements to know the body, from muscle and bone structure to metabolic processes of energy production. The objective of the present study was to understand the effects of a teaching program that thematizes biological contents in physical education classes in high school, based on the analysis of the experiences lived in a teaching stage in high school. The participants of this study were 26 students of the third year of high school, of whom 14 boys and 12 girls, with an average age of 17 years. Contrary to the common sense that permeates the school environment, contents of a scientific nature are usually associated with biology, physics and chemistry, but could also be didatized as physical education. In the accomplishment of this work, it was possible to understand that the students showed interest in the contents learned, they asked questions about what we taught. The effect that the classes thematicalizing biological contents provoked appeared to be pedagogically positive, influencing the students' motivation with the activities. This scenario has shown to bring approximations with the realities of the students.application/pdfporEducação física escolarFisiologiaBiomecânicaGinásticaLutasSchool physical educationBiological contentsConteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001082812.pdf.txt001082812.pdf.txtExtracted Texttext/plain91450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187444/2/001082812.pdf.txt28ff192f134103541c662e3042a6c153MD52ORIGINAL001082812.pdfTexto completoapplication/pdf399155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187444/1/001082812.pdfe316998bad48009638b3b25157b1cd5eMD5110183/1874442019-10-19 03:56:52.022723oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187444Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-19T06:56:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio |
title |
Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio |
spellingShingle |
Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio Mendonça, Rafael dos Santos Educação física escolar Fisiologia Biomecânica Ginástica Lutas School physical education Biological contents |
title_short |
Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio |
title_full |
Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio |
title_fullStr |
Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio |
title_sort |
Conteúdos de caráter biológico na educação física escolar : considerações acerca de uma experiência no estágio de docência de educação física no ensino médio |
author |
Mendonça, Rafael dos Santos |
author_facet |
Mendonça, Rafael dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Rafael dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
contributor_str_mv |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Fisiologia Biomecânica Ginástica Lutas |
topic |
Educação física escolar Fisiologia Biomecânica Ginástica Lutas School physical education Biological contents |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School physical education Biological contents |
description |
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação física é componente curricular obrigatório da educação básica (BRASIL, Lei nº 9.394/96). Visando propiciar à classe docente auxílio profissional para a estruturação do currículo escolar, existem documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que apresentam propostas didáticas ao professor. Durante a leitura dos PCNs observa-se que estes apresentam os conteúdos de anatomia, fisiologia, biomecânica e bioquímica como elementos para se conhecer o corpo, desde estrutura muscular e óssea até processos metabólicos de produção de energia. O objetivo do presente estudo foi compreender os efeitos de um programa de ensino que tematiza conteúdos biológicos nas aulas de educação física no ensino médio, a partir da análise das experiências vividas em um estágio de docência no ensino médio. Os participantes deste estudo foram 26 estudantes do terceiro ano do ensino médio, sendo destes, 14 meninos e 12 meninas, com idade média de 17 anos. Contrapondo o senso comum que permeia o ambiente escolar, conteúdos de caráter científico normalmente são associados a disciplinas de biologia, física e química, mas poderiam ser didatizados como próprios também da educação física. Na realização deste trabalho, foi possível compreender que os estudantes demonstraram interesse pelos conteúdos aprendidos, faziam perguntas a respeito daquilo que ensinávamos. O efeito que as aulas tematizando conteúdos de caráter biológico provocaram pareceu ser pedagogicamente positivo, influenciando na motivação dos alunos com as atividades. Tal cenário demonstrou provocar aproximações com as realidades dos alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-27T04:06:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187444 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001082812 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187444 |
identifier_str_mv |
001082812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187444/2/001082812.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187444/1/001082812.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
28ff192f134103541c662e3042a6c153 e316998bad48009638b3b25157b1cd5e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224565667397632 |