Um lugar chamado brinquedoteca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Ísis Rolim
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153095
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso se ocupa do estudo a respeito de uma creche que atende a crianças de 1 ano e meio a 5 anos de idade, chamada Brinquedoteca, no município de Porto Alegre. Sua realização buscou investigar as concepções dos conceitos de creche e brinquedoteca, considerando que o espaço em que foi realizada a prática docente é uma creche que carrega o nome de Brinquedoteca. Partindo da hipótese de que o espaço assim denominado é mais propício ao brincar do que creches tradicionais, busca investigar se, de fato, isso ocorre. Para dar sustentação aos estudos, reflexões e análises feitas apoia-se em teóricos como Piaget (1970), Horn (2004) e Cunha (1998), além da legislação vigente, como as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (1998), apontando os objetivos e os direitos da criança. De caráter teórico-reflexivo, conjuga características de estudo de caso e estudo etnográfico, tendo nos apontamentos decorrentes da experiência docente, como profissional, e Diário de Campo, como estagiária, o material de consulta. Como conclusão, destaca o quanto o nome Brinquedoteca representa a proposta pedagógica de criação da referida creche, e o quanto as ações docentes, através dos planejamentos, remetem ao lúdico, ao cuidado e ao educar das crianças, de forma intensa e intencional.
id UFRGS-2_8faec49f66635b019a103b4dcd63b828
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153095
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vianna, Ísis RolimCollares, Darli2017-02-24T02:25:51Z2016http://hdl.handle.net/10183/153095001013864O presente Trabalho de Conclusão de Curso se ocupa do estudo a respeito de uma creche que atende a crianças de 1 ano e meio a 5 anos de idade, chamada Brinquedoteca, no município de Porto Alegre. Sua realização buscou investigar as concepções dos conceitos de creche e brinquedoteca, considerando que o espaço em que foi realizada a prática docente é uma creche que carrega o nome de Brinquedoteca. Partindo da hipótese de que o espaço assim denominado é mais propício ao brincar do que creches tradicionais, busca investigar se, de fato, isso ocorre. Para dar sustentação aos estudos, reflexões e análises feitas apoia-se em teóricos como Piaget (1970), Horn (2004) e Cunha (1998), além da legislação vigente, como as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (1998), apontando os objetivos e os direitos da criança. De caráter teórico-reflexivo, conjuga características de estudo de caso e estudo etnográfico, tendo nos apontamentos decorrentes da experiência docente, como profissional, e Diário de Campo, como estagiária, o material de consulta. Como conclusão, destaca o quanto o nome Brinquedoteca representa a proposta pedagógica de criação da referida creche, e o quanto as ações docentes, através dos planejamentos, remetem ao lúdico, ao cuidado e ao educar das crianças, de forma intensa e intencional.application/pdfporBrinquedotecaUm lugar chamado brinquedotecainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013864.pdf001013864.pdfTexto completoapplication/pdf1102533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153095/1/001013864.pdffb62e8bc81ccab7f9e2648d86bc75087MD51TEXT001013864.pdf.txt001013864.pdf.txtExtracted Texttext/plain47247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153095/2/001013864.pdf.txt0e617fd76ff32246858e26a249b3a002MD5210183/1530952017-02-25 02:30:44.647328oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153095Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-25T05:30:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um lugar chamado brinquedoteca
title Um lugar chamado brinquedoteca
spellingShingle Um lugar chamado brinquedoteca
Vianna, Ísis Rolim
Brinquedoteca
title_short Um lugar chamado brinquedoteca
title_full Um lugar chamado brinquedoteca
title_fullStr Um lugar chamado brinquedoteca
title_full_unstemmed Um lugar chamado brinquedoteca
title_sort Um lugar chamado brinquedoteca
author Vianna, Ísis Rolim
author_facet Vianna, Ísis Rolim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Ísis Rolim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedoteca
topic Brinquedoteca
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso se ocupa do estudo a respeito de uma creche que atende a crianças de 1 ano e meio a 5 anos de idade, chamada Brinquedoteca, no município de Porto Alegre. Sua realização buscou investigar as concepções dos conceitos de creche e brinquedoteca, considerando que o espaço em que foi realizada a prática docente é uma creche que carrega o nome de Brinquedoteca. Partindo da hipótese de que o espaço assim denominado é mais propício ao brincar do que creches tradicionais, busca investigar se, de fato, isso ocorre. Para dar sustentação aos estudos, reflexões e análises feitas apoia-se em teóricos como Piaget (1970), Horn (2004) e Cunha (1998), além da legislação vigente, como as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (1998), apontando os objetivos e os direitos da criança. De caráter teórico-reflexivo, conjuga características de estudo de caso e estudo etnográfico, tendo nos apontamentos decorrentes da experiência docente, como profissional, e Diário de Campo, como estagiária, o material de consulta. Como conclusão, destaca o quanto o nome Brinquedoteca representa a proposta pedagógica de criação da referida creche, e o quanto as ações docentes, através dos planejamentos, remetem ao lúdico, ao cuidado e ao educar das crianças, de forma intensa e intencional.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-24T02:25:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/153095
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001013864
url http://hdl.handle.net/10183/153095
identifier_str_mv 001013864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153095/1/001013864.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153095/2/001013864.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fb62e8bc81ccab7f9e2648d86bc75087
0e617fd76ff32246858e26a249b3a002
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447190080847872