Um lugar chamado brinquedoteca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153095 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso se ocupa do estudo a respeito de uma creche que atende a crianças de 1 ano e meio a 5 anos de idade, chamada Brinquedoteca, no município de Porto Alegre. Sua realização buscou investigar as concepções dos conceitos de creche e brinquedoteca, considerando que o espaço em que foi realizada a prática docente é uma creche que carrega o nome de Brinquedoteca. Partindo da hipótese de que o espaço assim denominado é mais propício ao brincar do que creches tradicionais, busca investigar se, de fato, isso ocorre. Para dar sustentação aos estudos, reflexões e análises feitas apoia-se em teóricos como Piaget (1970), Horn (2004) e Cunha (1998), além da legislação vigente, como as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (1998), apontando os objetivos e os direitos da criança. De caráter teórico-reflexivo, conjuga características de estudo de caso e estudo etnográfico, tendo nos apontamentos decorrentes da experiência docente, como profissional, e Diário de Campo, como estagiária, o material de consulta. Como conclusão, destaca o quanto o nome Brinquedoteca representa a proposta pedagógica de criação da referida creche, e o quanto as ações docentes, através dos planejamentos, remetem ao lúdico, ao cuidado e ao educar das crianças, de forma intensa e intencional. |
id |
UFRGS-2_8faec49f66635b019a103b4dcd63b828 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153095 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vianna, Ísis RolimCollares, Darli2017-02-24T02:25:51Z2016http://hdl.handle.net/10183/153095001013864O presente Trabalho de Conclusão de Curso se ocupa do estudo a respeito de uma creche que atende a crianças de 1 ano e meio a 5 anos de idade, chamada Brinquedoteca, no município de Porto Alegre. Sua realização buscou investigar as concepções dos conceitos de creche e brinquedoteca, considerando que o espaço em que foi realizada a prática docente é uma creche que carrega o nome de Brinquedoteca. Partindo da hipótese de que o espaço assim denominado é mais propício ao brincar do que creches tradicionais, busca investigar se, de fato, isso ocorre. Para dar sustentação aos estudos, reflexões e análises feitas apoia-se em teóricos como Piaget (1970), Horn (2004) e Cunha (1998), além da legislação vigente, como as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (1998), apontando os objetivos e os direitos da criança. De caráter teórico-reflexivo, conjuga características de estudo de caso e estudo etnográfico, tendo nos apontamentos decorrentes da experiência docente, como profissional, e Diário de Campo, como estagiária, o material de consulta. Como conclusão, destaca o quanto o nome Brinquedoteca representa a proposta pedagógica de criação da referida creche, e o quanto as ações docentes, através dos planejamentos, remetem ao lúdico, ao cuidado e ao educar das crianças, de forma intensa e intencional.application/pdfporBrinquedotecaUm lugar chamado brinquedotecainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013864.pdf001013864.pdfTexto completoapplication/pdf1102533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153095/1/001013864.pdffb62e8bc81ccab7f9e2648d86bc75087MD51TEXT001013864.pdf.txt001013864.pdf.txtExtracted Texttext/plain47247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153095/2/001013864.pdf.txt0e617fd76ff32246858e26a249b3a002MD5210183/1530952017-02-25 02:30:44.647328oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153095Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-25T05:30:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um lugar chamado brinquedoteca |
title |
Um lugar chamado brinquedoteca |
spellingShingle |
Um lugar chamado brinquedoteca Vianna, Ísis Rolim Brinquedoteca |
title_short |
Um lugar chamado brinquedoteca |
title_full |
Um lugar chamado brinquedoteca |
title_fullStr |
Um lugar chamado brinquedoteca |
title_full_unstemmed |
Um lugar chamado brinquedoteca |
title_sort |
Um lugar chamado brinquedoteca |
author |
Vianna, Ísis Rolim |
author_facet |
Vianna, Ísis Rolim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Ísis Rolim |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collares, Darli |
contributor_str_mv |
Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brinquedoteca |
topic |
Brinquedoteca |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso se ocupa do estudo a respeito de uma creche que atende a crianças de 1 ano e meio a 5 anos de idade, chamada Brinquedoteca, no município de Porto Alegre. Sua realização buscou investigar as concepções dos conceitos de creche e brinquedoteca, considerando que o espaço em que foi realizada a prática docente é uma creche que carrega o nome de Brinquedoteca. Partindo da hipótese de que o espaço assim denominado é mais propício ao brincar do que creches tradicionais, busca investigar se, de fato, isso ocorre. Para dar sustentação aos estudos, reflexões e análises feitas apoia-se em teóricos como Piaget (1970), Horn (2004) e Cunha (1998), além da legislação vigente, como as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (1998), apontando os objetivos e os direitos da criança. De caráter teórico-reflexivo, conjuga características de estudo de caso e estudo etnográfico, tendo nos apontamentos decorrentes da experiência docente, como profissional, e Diário de Campo, como estagiária, o material de consulta. Como conclusão, destaca o quanto o nome Brinquedoteca representa a proposta pedagógica de criação da referida creche, e o quanto as ações docentes, através dos planejamentos, remetem ao lúdico, ao cuidado e ao educar das crianças, de forma intensa e intencional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-24T02:25:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/153095 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013864 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/153095 |
identifier_str_mv |
001013864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153095/1/001013864.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153095/2/001013864.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb62e8bc81ccab7f9e2648d86bc75087 0e617fd76ff32246858e26a249b3a002 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447190080847872 |