Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carol Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264380
Resumo: O presente estudo se propõe a dialogar com as teorias do modelo pedagógico dualista e propedêutico; fazendo um levantamento histórico dos modelos de educação desde a Reforma Campos, em 1931, até a última alteração da LDB em 2017. Este trabalho tem o objetivo central de analisar as alterações da LDB pela lei nº 13.415/2017, acreditando que a mesma retoma a presença da dualidade do ensino e da educação profissional e tecnicista, com a educação voltada para o mercado. A partir da metodologia qualitativa, comprova-se a hipótese do estudo: que as mudanças na LDB em 2017 contribuirão para o aumento das desigualdades sociais.
id UFRGS-2_8fb2e4794878f5ac96782fa49ec39ccd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264380
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Carol PereiraMorais, Jennifer Azambuja de2023-09-09T03:30:34Z2020http://hdl.handle.net/10183/264380001176730O presente estudo se propõe a dialogar com as teorias do modelo pedagógico dualista e propedêutico; fazendo um levantamento histórico dos modelos de educação desde a Reforma Campos, em 1931, até a última alteração da LDB em 2017. Este trabalho tem o objetivo central de analisar as alterações da LDB pela lei nº 13.415/2017, acreditando que a mesma retoma a presença da dualidade do ensino e da educação profissional e tecnicista, com a educação voltada para o mercado. A partir da metodologia qualitativa, comprova-se a hipótese do estudo: que as mudanças na LDB em 2017 contribuirão para o aumento das desigualdades sociais.Este trabajo se propone a estudiar el modelo educacional brasileño, estableciendo un diálogo con las teorías del modelo pedagógico dualista y propedéutico; haciendo una recopilación histórica de los modelos de la educación desde la Reforma Campos, en 1931, hasta la última alteración de la LDB en 2017. Este estudio tiene el objetivo central de analizar las alteraciones de la LDB por la ley Nº 13415/2017, creyendo que la misma retoma la presencia de la dualidad de la enseñanza y de la educación profesional y tecnicista, con una educación que se orienta al mercado de trabajo. A partir de la metodología cualitativa, se comprobó la hipótesis del estudio: los cambios en la LDB en 2017 contribuirán para el aumento de las desigualdades sociales.application/pdfporReforma do ensino : Ensino médio : BrasilEnsino médioModelo pedagógico de educaçãoReforma de la SecundariaEducación dualistaEducación propedéuticaSecundariaEnsino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2020Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176730.pdf.txt001176730.pdf.txtExtracted Texttext/plain98697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264380/2/001176730.pdf.txt2248c92fb6a1129a2475d3f05f7a7206MD52ORIGINAL001176730.pdfTexto completoapplication/pdf440830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264380/1/001176730.pdf80af405b3609f7bc4051f6399e22b191MD5110183/2643802023-09-10 03:32:19.294875oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264380Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-10T06:32:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil
title Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil
spellingShingle Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil
Santos, Carol Pereira
Reforma do ensino : Ensino médio : Brasil
Ensino médio
Modelo pedagógico de educação
Reforma de la Secundaria
Educación dualista
Educación propedéutica
Secundaria
title_short Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil
title_full Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil
title_fullStr Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil
title_full_unstemmed Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil
title_sort Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil
author Santos, Carol Pereira
author_facet Santos, Carol Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carol Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morais, Jennifer Azambuja de
contributor_str_mv Morais, Jennifer Azambuja de
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma do ensino : Ensino médio : Brasil
Ensino médio
Modelo pedagógico de educação
topic Reforma do ensino : Ensino médio : Brasil
Ensino médio
Modelo pedagógico de educação
Reforma de la Secundaria
Educación dualista
Educación propedéutica
Secundaria
dc.subject.spa.fl_str_mv Reforma de la Secundaria
Educación dualista
Educación propedéutica
Secundaria
description O presente estudo se propõe a dialogar com as teorias do modelo pedagógico dualista e propedêutico; fazendo um levantamento histórico dos modelos de educação desde a Reforma Campos, em 1931, até a última alteração da LDB em 2017. Este trabalho tem o objetivo central de analisar as alterações da LDB pela lei nº 13.415/2017, acreditando que a mesma retoma a presença da dualidade do ensino e da educação profissional e tecnicista, com a educação voltada para o mercado. A partir da metodologia qualitativa, comprova-se a hipótese do estudo: que as mudanças na LDB em 2017 contribuirão para o aumento das desigualdades sociais.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-09T03:30:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/264380
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001176730
url http://hdl.handle.net/10183/264380
identifier_str_mv 001176730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264380/2/001176730.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264380/1/001176730.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2248c92fb6a1129a2475d3f05f7a7206
80af405b3609f7bc4051f6399e22b191
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447348076085248