Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264380 |
Resumo: | O presente estudo se propõe a dialogar com as teorias do modelo pedagógico dualista e propedêutico; fazendo um levantamento histórico dos modelos de educação desde a Reforma Campos, em 1931, até a última alteração da LDB em 2017. Este trabalho tem o objetivo central de analisar as alterações da LDB pela lei nº 13.415/2017, acreditando que a mesma retoma a presença da dualidade do ensino e da educação profissional e tecnicista, com a educação voltada para o mercado. A partir da metodologia qualitativa, comprova-se a hipótese do estudo: que as mudanças na LDB em 2017 contribuirão para o aumento das desigualdades sociais. |
id |
UFRGS-2_8fb2e4794878f5ac96782fa49ec39ccd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264380 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Carol PereiraMorais, Jennifer Azambuja de2023-09-09T03:30:34Z2020http://hdl.handle.net/10183/264380001176730O presente estudo se propõe a dialogar com as teorias do modelo pedagógico dualista e propedêutico; fazendo um levantamento histórico dos modelos de educação desde a Reforma Campos, em 1931, até a última alteração da LDB em 2017. Este trabalho tem o objetivo central de analisar as alterações da LDB pela lei nº 13.415/2017, acreditando que a mesma retoma a presença da dualidade do ensino e da educação profissional e tecnicista, com a educação voltada para o mercado. A partir da metodologia qualitativa, comprova-se a hipótese do estudo: que as mudanças na LDB em 2017 contribuirão para o aumento das desigualdades sociais.Este trabajo se propone a estudiar el modelo educacional brasileño, estableciendo un diálogo con las teorías del modelo pedagógico dualista y propedéutico; haciendo una recopilación histórica de los modelos de la educación desde la Reforma Campos, en 1931, hasta la última alteración de la LDB en 2017. Este estudio tiene el objetivo central de analizar las alteraciones de la LDB por la ley Nº 13415/2017, creyendo que la misma retoma la presencia de la dualidad de la enseñanza y de la educación profesional y tecnicista, con una educación que se orienta al mercado de trabajo. A partir de la metodología cualitativa, se comprobó la hipótesis del estudio: los cambios en la LDB en 2017 contribuirán para el aumento de las desigualdades sociales.application/pdfporReforma do ensino : Ensino médio : BrasilEnsino médioModelo pedagógico de educaçãoReforma de la SecundariaEducación dualistaEducación propedéuticaSecundariaEnsino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2020Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176730.pdf.txt001176730.pdf.txtExtracted Texttext/plain98697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264380/2/001176730.pdf.txt2248c92fb6a1129a2475d3f05f7a7206MD52ORIGINAL001176730.pdfTexto completoapplication/pdf440830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264380/1/001176730.pdf80af405b3609f7bc4051f6399e22b191MD5110183/2643802023-09-10 03:32:19.294875oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264380Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-10T06:32:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil |
title |
Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil |
spellingShingle |
Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil Santos, Carol Pereira Reforma do ensino : Ensino médio : Brasil Ensino médio Modelo pedagógico de educação Reforma de la Secundaria Educación dualista Educación propedéutica Secundaria |
title_short |
Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil |
title_full |
Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil |
title_fullStr |
Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil |
title_full_unstemmed |
Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil |
title_sort |
Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil |
author |
Santos, Carol Pereira |
author_facet |
Santos, Carol Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carol Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morais, Jennifer Azambuja de |
contributor_str_mv |
Morais, Jennifer Azambuja de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reforma do ensino : Ensino médio : Brasil Ensino médio Modelo pedagógico de educação |
topic |
Reforma do ensino : Ensino médio : Brasil Ensino médio Modelo pedagógico de educação Reforma de la Secundaria Educación dualista Educación propedéutica Secundaria |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Reforma de la Secundaria Educación dualista Educación propedéutica Secundaria |
description |
O presente estudo se propõe a dialogar com as teorias do modelo pedagógico dualista e propedêutico; fazendo um levantamento histórico dos modelos de educação desde a Reforma Campos, em 1931, até a última alteração da LDB em 2017. Este trabalho tem o objetivo central de analisar as alterações da LDB pela lei nº 13.415/2017, acreditando que a mesma retoma a presença da dualidade do ensino e da educação profissional e tecnicista, com a educação voltada para o mercado. A partir da metodologia qualitativa, comprova-se a hipótese do estudo: que as mudanças na LDB em 2017 contribuirão para o aumento das desigualdades sociais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-09T03:30:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/264380 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001176730 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/264380 |
identifier_str_mv |
001176730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264380/2/001176730.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264380/1/001176730.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2248c92fb6a1129a2475d3f05f7a7206 80af405b3609f7bc4051f6399e22b191 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447348076085248 |