Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232316 |
Resumo: | Durante o ano de 2019 um lance polêmico entre dois times do futebol brasileiro dividiu opiniões. Neste lance um jogador, aparentemente em posição de impedimento, marcou um gol, que foi validado com uma nova tecnologia digital presente nos jogos de futebol: o VAR (Video Assistant Referee). No presente artigo abordamos este lance de gol, utilizando matemática para explicar o porquê de a decisão final do VAR ter sido correta. Em seguida, apresentamos uma possível abordagem da jogada polêmica de futebol em sala de aula, a partir de uma atividade exploratória em ambiente de geometria dinâmica para o desenvolvimento de conceitos de projeção ortogonal e habilidades de visualização espacial. A atividade foi aplicada com estudantes do Ensino Médio e os resultados apontam que a exploração do modelo construído com geometria dinâmica auxiliou os alunos no entendimento do lance de futebol em questão e na compreensão do conceito de projeção ortogonal. |
id |
UFRGS-2_904bff0c5b8cc19fdad6cec0045afbda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232316 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sibemberg, Lucas SivieroNotare, Márcia Rodrigues2021-11-29T04:28:44Z20212346-4712http://hdl.handle.net/10183/232316001133645Durante o ano de 2019 um lance polêmico entre dois times do futebol brasileiro dividiu opiniões. Neste lance um jogador, aparentemente em posição de impedimento, marcou um gol, que foi validado com uma nova tecnologia digital presente nos jogos de futebol: o VAR (Video Assistant Referee). No presente artigo abordamos este lance de gol, utilizando matemática para explicar o porquê de a decisão final do VAR ter sido correta. Em seguida, apresentamos uma possível abordagem da jogada polêmica de futebol em sala de aula, a partir de uma atividade exploratória em ambiente de geometria dinâmica para o desenvolvimento de conceitos de projeção ortogonal e habilidades de visualização espacial. A atividade foi aplicada com estudantes do Ensino Médio e os resultados apontam que a exploração do modelo construído com geometria dinâmica auxiliou os alunos no entendimento do lance de futebol em questão e na compreensão do conceito de projeção ortogonal.In 2019 a controversial bid between two Brazilian football teams divided opinions. In this move, a player, apparently in an offside position, scored a goal validated with a new digital technology present in football games: the VAR (Video Assistant Referee). In this paper, we approach this goal throw, using mathematics to explain why VAR's final decision was correct. Then, we present a possible approach to the controversial play of soccer in the classroom, from an exploratory activity in a dynamic geometry environment developing orthogonal projection concepts and spatial visualization ability. We work with high school students. Results show that this activity exploring the build model, through dynamic geometry, helped students to understand the soccer move in question, comprehending the concept of orthogonal projection, and developing spatial visualization ability.Durante 2019, un movimiento polémico entre dos equipos de fútbol brasileños dividió opiniones. En esta jugada, un jugador, aparentemente en posición de fuera de juego, marcó un gol, que fue validado con una nueva tecnología digital presente en los juegos de fútbol: el VAR (Video Assistant Re arbitro). En este artículo abordamos este lanzamiento de meta, utilizando las matemáticas para explicar por qué la decisión final del VAR fue correcta. A continuación, presentamos un posible acercamiento al polémico juego de fútbol en el aula, basado en una actividad exploratoria en un entorno de geometría dinámica para el desarrollo de conceptos de proyección ortogonal y habilidades de visualización espacial. La actividad se aplicó a estudiantes de secundaria y los resultados muestran que la exploración del modelo construido con geometría dinámica ayudó a los estudiantes a comprender el movimiento de fútbol en cuestión y a comprender el concepto de proyección ortogonal.application/pdfporGóndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. Bogotá. Vol. 16, n. 3 (2021), p. 553 - 566Visualização espacialGeoGebra : SoftwareTecnologia digitalSpatial visualizationDigital technologyVisualización espacialTecnología digitalFutebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmicoSoccer in the classroom : dynamic geometry and the interpretation of a polemic moveFútbol en el aula : geometría dinámica e interpretación de una jugada polémicaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133645.pdf.txt001133645.pdf.txtExtracted Texttext/plain49152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232316/2/001133645.pdf.txt16faae2e7b7e9b2a1a53b3e5b6bed15eMD52ORIGINAL001133645.pdfTexto completoapplication/pdf983455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232316/1/001133645.pdf4b5b67cbf06fb11fa40b0a16c54c2a37MD5110183/2323162021-12-06 05:38:17.727766oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232316Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:38:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Soccer in the classroom : dynamic geometry and the interpretation of a polemic move |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Fútbol en el aula : geometría dinámica e interpretación de una jugada polémica |
title |
Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico |
spellingShingle |
Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico Sibemberg, Lucas Siviero Visualização espacial GeoGebra : Software Tecnologia digital Spatial visualization Digital technology Visualización espacial Tecnología digital |
title_short |
Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico |
title_full |
Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico |
title_fullStr |
Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico |
title_full_unstemmed |
Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico |
title_sort |
Futebol em sala de aula : a geometria dinâmica e a interpretação de um lance polêmico |
author |
Sibemberg, Lucas Siviero |
author_facet |
Sibemberg, Lucas Siviero Notare, Márcia Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Notare, Márcia Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sibemberg, Lucas Siviero Notare, Márcia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visualização espacial GeoGebra : Software Tecnologia digital |
topic |
Visualização espacial GeoGebra : Software Tecnologia digital Spatial visualization Digital technology Visualización espacial Tecnología digital |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Spatial visualization Digital technology |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Visualización espacial Tecnología digital |
description |
Durante o ano de 2019 um lance polêmico entre dois times do futebol brasileiro dividiu opiniões. Neste lance um jogador, aparentemente em posição de impedimento, marcou um gol, que foi validado com uma nova tecnologia digital presente nos jogos de futebol: o VAR (Video Assistant Referee). No presente artigo abordamos este lance de gol, utilizando matemática para explicar o porquê de a decisão final do VAR ter sido correta. Em seguida, apresentamos uma possível abordagem da jogada polêmica de futebol em sala de aula, a partir de uma atividade exploratória em ambiente de geometria dinâmica para o desenvolvimento de conceitos de projeção ortogonal e habilidades de visualização espacial. A atividade foi aplicada com estudantes do Ensino Médio e os resultados apontam que a exploração do modelo construído com geometria dinâmica auxiliou os alunos no entendimento do lance de futebol em questão e na compreensão do conceito de projeção ortogonal. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-29T04:28:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232316 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2346-4712 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001133645 |
identifier_str_mv |
2346-4712 001133645 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. Bogotá. Vol. 16, n. 3 (2021), p. 553 - 566 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232316/2/001133645.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232316/1/001133645.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
16faae2e7b7e9b2a1a53b3e5b6bed15e 4b5b67cbf06fb11fa40b0a16c54c2a37 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447775703203840 |